[Música] Vamos começar agora com a parte a né como se portar no início de carreira e assim vocês jovens né ou até a maioria do Trabalhador eles ainda tem aquela preocupação Qual que é o comportamento na entrevista de emprego antes mesmo de de conseguir né o trabalho ai que com que roupa que eu vou o que que eu devo Responder o que que eu né Como que é o meu comportamento ali é perto da pessoa do RH né é de frente ali com entrevistador é muito importante né sempre muito importante vocês terem essa preocupação mesmo
mas essa preocupação ela não pode passar desapercebida depois que vocês já conquista o emprego né eu vejo muita gente tipo assim nossa comprou aquele pessoal assim eu vou comprar roupa para entrevista né eu tenho a roupa ali de ir para entrevista mas aí consegue um emprego vai de qualquer jeito e não é bem assim né a gente vai pautar depois ali os comportamentos e no depadas e a gente vai ver que vestimenta é um fator né que tem que ser antenar então gente esses cuidados essas tensões elas não pode perder depois que vocês conquistam emprego
né adquirir experiência para construir uma imagem que vocês querem passar né vai ser sempre fundamental para vocês manter uma boa relação com todo mundo que é né a cordialidade né ser cordial não sei Aquela pessoa mal humorada que chega e todo mundo já pesa né aquela coisa que pesa um ambiente porque gente o trabalho em equipe é ele é fundamental desenvolver de uma empresa e se você não tem um bom relacionamento é isso vai interferir né isso com certeza vai interferir e interferir na sua imagem né Não só na sua imagem tá gente porque porque
que eu falo não só na sua imagem é um clima desagradável dentro do ambiente de trabalho ele passa a ser um pouco improdutivo né um clima ali que as pessoas não se suportam né ou ficam Incomodada com algum tipo de comportamento de um outro colega acaba que não flui da forma que deveria fluir para se desenvolver atividade gente porque porque quando você vai para o emprego quando você tá indo para o seu trabalho você tá indo lá com o objetivo né é uma contraprestação de serviço então todos ali eles têm um objetivo comum que é
o agregar ali para empresa né fazer a empresa desenvolver crescer né dá lucro para empresa então todos ali estão envolvidos no mesmo objetivo gente sobre primeiro emprego e a timidez né eu vocês jovens né É sempre assim nossa como é que eu faço né eu cheguei lá e aí agora né gente é fundamental vocês terem uma uma certa desenvoltura né eu sei que é difícil E tem alguns trenzinhos eu até coloquei acho que no final da aula para vocês praticarem né porque é fundamental a gente precisa dialogar com as pessoas e a gente precisa perguntar
quando a gente não sabe e é normal quando você chega na empresa com tudo novo você fica ali descolado você não sabe aonde é que você vai ficar né onde vai ser sua mesa se você vai ter uma mesa O que que você vai desenvolver de atividade gente o ideal no primeiro dia se o gestor né se a pessoa responsável ali ela não te conduzir você chegar né no gerente Às vezes a loja não tem um RH ou no RH da empresa se apresentar falar que vocês estão no primeiro dia de trabalho e e perguntar
tirar só nas dúvidas né qual que vai ser minhas atribuições Onde eu posso ficar em que que eu possa ajudar vocês tem que perguntar né é a hora de perguntar aliás gente é a gente nunca pode ter dúvida né E para fazer correr o risco de fazer alguma coisa errada né ou de ser inadequado né de fazer algo ali de forma inadequada por omissão ou seja Fiquei com vergonha não quis ir ali perguntar Vocês vão ter que saber né gente que também faz parte do comportamento precisa de uma informação Você tá vendo que a pessoa
tá no telefone não vai chegar e já perguntar e falar seu chefe ele mantém a porta fechada bater né esperar a pessoa falar entre se não tiver plaquinha de entre sem bater né Vocês tem que bater e esperar a pessoa chamar então gente isso é assim é a pessoa tem um pouco de noção né às vezes Vocês ficam um pouco afobados e não não tem essa percepção não não vê né a pessoa tá ali no telefone gente a pessoa tá no telefone aguarda dá uma voltinha espera a pessoa terminar porque é horrível quando você tá
Às vezes resolvendo um problema e a pessoa tá ali fazendo mímica e você não consegue ouvir nem a pessoa que tá no telefone e nem quem precisa falar com você que tá ali fazendo a mímica Então se perde Então a gente tem que ter esse bom senso Tá mas a timidez vocês têm que deixar de lado nesse primeiro momento tem que trabalhar essa timidez até para vocês conseguirem se agregar né com os colegas e como que você faz isso gente você não solícitos né você terminou seu trabalho o que que eu posso te ajudar terminei
aqui tem mais alguma coisa possa fazer né ah não é só porque me passou me passou para eu fazer uma lista eu terminei a lista falta quatro horas para ir embora aí eu fico ali sentado esperando né e não é assim né você vai ali em busca de sempre agregar tá bom isso faz com que vocês é também é participe né interage com a equipe então é muito importante que ele não cometa erros que vai causar aquela má impressão que é de início isso que eu falei por exemplo chegar sendo invasivo não bater na porta
não fazer nada por vergonha de perguntar o que que precisa ser feito né isso tudo vai causar uma uma impressão né Vocês tem que ser ali útil para empresa gente a não observância da ética profissional é um comportamento inadequado no ambiente de trabalho e explica porque as pessoas que às vezes são competentes ali nas suas Áreas elas são mandadas embora eu vou dar um exemplo vamos supor uma pessoa ali com vários títulos acadêmicos né várias pós-graduação é um currículo extenso ali naquela área mas ela não consegue trabalhar em equipe ela é uma pessoa ali que
não agrega difícil de lidar sem educação ela não vai manter nesse ambiente de trabalho então hoje gente o esses comportamentos ali eles ditam muito porque hoje é muito mais fácil eu pegar uma pessoa que não tenha que tem o básico que precisa para uma função né ou Um certificado um diploma mas que tem o básico e você mas assim né você vai capacitando e vai dando oportunidade dele crescer acadêmicamente né Você vai moldando do que uma pessoa ali com uma personalidade que que já é complicado de lidar né que você não não consegue mudar é
por isso que a falta dessa observância ética né ela enseja sim uma dispensa né do trabalho não como justa causa né mas uma dispensa O Aprendiz gente assim como estagiário trainee o que que é treine gente O Aprendiz jovem aprendiz é o programa que você já conhecem né O estagiário Geralmente quem tá em algum curso técnico ou que já tá fazendo uma faculdade então eles eles vão fazer um estágio ali para aprender mais agregar mais né seu conhecimento e o trem e geralmente são jovens que Terminaram a faculdade e eles entram numa empresa ali para
treinamento com oportunidade de ascensão na carreira então gente O Aprendiz né Assim como esse estagiária esse trem aí eles devem manter a mesma postura de respeito e obediência né nas normas da empresa como qualquer outro colaborador porque gente por que que eu tô enfatizando isso porque o aprendiz ele tem aquela ideia de que aí aqui é curso e na empresa é empresa e é diferente não não é diferente o comportamento ele tem que ser o mesmo sempre de respeito né as normas como uma Norma de qualquer trabalhador né seguir a postura como de qualquer trabalhador
Porque vocês estão contratados E vocês estão ligados ali a essas normas então vocês têm que cumprir essas normas tá E é claro tá gente por mais que por exemplo igual no estágio quando não é remunerado né você tá ali fazendo um estágio sem bolsa né porque você quer voluntário e você passa aí um dia falta três você fala assim ah mas eu não vou não vou importar com isso não porque não tem vínculo gente é a imagem que vocês querem passar uma pessoa descompromissada não eu falo por experiência própria quando eu comecei meu estágio eu
eu era mais certinha até do que o pessoal que já era contratado e isso me possibilitou eu sei efetivada na empresa então gente o seu comportamento ele vai digitar o seu futuro profissional né se você põe ali seriedade naquilo que você vai estar fazendo você vai ser visto como seriedade agora se você faz aquilo ali mais ou menos você vai passar a impressão de descomprometimento e é óbvio que nenhuma empresa quer alguém diz comprometido com trabalho tá gente existe aqui diversos detalhes né Que deve ser observados e seguido para que se comece bem essa trajetória
profissional regras básicas de educação gente sempre pedir licença né cumprimentar bom dia boa tarde independente até se a pessoa passar ali assim baixa fala boa tarde esse desarma né e demonstra educação que vocês têm gente estender a mão existe uma regra de etiqueta que você só estende a mão se o seu interlocutor fizer antes por exemplo você chega Nessa tá chegando no lugar seu interlocutor estender e você vai e o comprimento tá mas aí vocês tem que ver mas é óbvio que sempre cumprimentar gente cumprimento de horários e normas eu já tinha falado ali na
parte anterior se vocês estão numa empresa vocês têm que seguir a norma da empresa Aliás quando vocês assinam o contrato vocês estão ali De certa forma concordando em cumprir aquelas normas e o comprimento de horário gente faltar na primeira semana nem pensar eu não sei que seja assim dentre aquelas faltas justificáveis né permitidos por lei e tentar evitar né justamente por aquela impressão de descomprometimento aquela pessoa não é uma pessoa comprometida É claro né gente são casos e casos né se vocês tiverem ali uma justificativa plausível né tudo ali é avaliado agora faltar sem justa
causa né e num dia não vou no outro horário gente foi feito para cumprir até porque Vocês recebem para isso né a gente no contrato de trabalho ali a gente recebe para fazer aquele horário e a gente tem os horários de intervalo né para fazer o que precisa ser feito pessoal né tipo um pessoal relacionamento gente o novo colaborador é que eu falei no começo né vai se sentir deslocado mas ele precisa superar essa timidez para relacionar com as pessoas para as pessoas terem confiança nele para as pessoas sentir ali à vontade de pedir alguma
coisa para ele me ajuda aqui né isso daí aumenta a sua probabilidade ali de experiência de adquirir experiência essas atitudes de parceria elas vão contribuir ali para formar um bom time de trabalho é aquilo que eu falei se uma equipe trabalha bem a empresa flui né se você consegue ali pessoas que te ajudam você ajudar as pessoas que é um trabalho de equipe é ótimo né tudo ali flui gente tem que ter muito cuidado muito mesmo é por excesso de informalidade por que que eu falo isso às vezes né com decorrer do tempo você passa
a ficar amiga do seu chefe você possa ficar amigo do seu colega mais próximo e a gente tem que manter o profissionalismo e respeito né não é porque eu fui numa festa da empresa E brinquei ali contei piadas para os maiores de 18 anos tomou uma cerveja junto que eu eu tenho ali aquela liberdade de dentro na empresa tratar como se eu tivesse na festa né É como gente com algum nome pejorativo uma brincadeirinha sem graça às vezes um apelido que é um apelido assim né que não cabe ali no ambiente corporativo você fazer para
o seu colega né ou Principalmente para o seu chefe então assim manter o respeito até porque gente lei de ação e reação se eu não mantém o respeito eu não vou poder cobrar um respeito se eu faço uma brincadeira sem graça eu tô exposta ali para receber também uma brincadeira sem graça e não poder achar ruim mas não é o ambiente né a gente tem que saber separar iniciativa o ideal gente é sempre sai em busca de novas tarefas lembra que eu falei ai o me passar aqui para eu fazer um relatório fiz consegui fazer
em 30 minutos aí eu tenho três horas e meia até meu horário encerrar aí eu vou ficar três horas e meia sem fazer nada ali Ocioso parado olhando para o tempo ou mexendo no celular que é péssimo também né Gente vocês não estão sendo pago ninguém é pago né para fazer coisas pessoais você paga ali para ajudar a empresa né então gente terminou seja solista Pergunta para um colega se ele tá precisando de ajuda né ver alguma coisa procura alguma área que vocês gostam dentro ali da empresa para vocês desenvolverem habilidade de vocês né mas
sempre esteja ali em busca de novas né oportunidades e tarefas dentro da empresa né é gente é óbvio que tem empresa vocês vão falar assim ah mas eu faço isso meu chefe não passa não me passa né quase nada aí gente é questão de vocês conversarem com eles né conversarem com eles é perguntar por exemplo Ah é terminei o que eu fizer eles falam que não querem que faça mais nada vocês combinar ali se pode fazer algo né ou estudar enfim mas isso Gente vocês não podem fazer por conta própria isso daí é tudo conversado
né com a chefia Tá bom quem não possui experiência sempre tem algo para agregar pela sua própria vivência né então assim a gente aprende muito também com aqueles que estão entrando porque a melhor forma de aprender é ensinar né a gente aprende muito mais quando a gente ensina né e isso é fato então todos todos dentro de uma equipe eles estão ali ensinando e aprende sempre gente vestimentas que eu cheguei a comentar com vocês Tá algumas empresas elas vão adotar uniforme não são todas Tá mas a maioria hoje ela já adotam um padrão ali de
uniforme o ideal gente é que se não tiver uniforme já na entrevista mesmo você já já observam se você se eles derem um OK se vocês ainda tiverem dúvidas sobre a vestimenta pergunta olha tem algo específico né com que eu posso gente óbvio que bermuda saia essas coisas nunca né sandália até para segurança mesmo né escorregadinho geralmente optar por um sapato fechado por roupas mais sobras sem muito estampa sem rasgado Essas calças que usa rasgador essas tourando né é barriga de fora pelas mulheres né ou até para os meninos Né tava na moda e começar
uma moda europeia aí de cropped para homem também ver que a moda chega aqui né mas assim gente é de forma alguma tá até por exemplo em relação a piercing alargador é interessante que vocês conversam com gestor de vocês e ver se durante o trabalho né Vocês podem ou não é claro que tem organizações ou tem empresas que elas permitem trabalhar com o ambiente mais deslocado Mas mesmo um ambiente mais deslocado Gente vocês têm que seguir pelo menos um padrão de vestido né não tem barriga de fora geralmente uma calça um tênis um sapato fechado
né blusas sem né Principalmente time de futebol ou abadá né De forma alguma tá gente lembre-se que independente do estilo da empresa Igual eu falei né ou até mesmo a função roupas de passeio muito coloridas e maquiagens fortes não são adequados no ambiente corporativo gente aqui eu vou dar brecha para mais dois fatores é que eles estão falando da maquiagem muito forte gente pensa oito horas da manhã aquela mulher tá igual Patati Patatá né duas chinelada aqui sombra azul e é claro que chama atenção não sei que você trabalhe em alguma empresa de maquiagem né
que aí justifique é exagerado né a gente tem que chamar atenção pelo nosso desempenho no trabalho não né Pelo que a gente tá ali né outra coisa a gente perfumes muito forte perfumes muito fortes tudo bem você pode achar seu perfume super cheiroso mas você não sabe seu amigo tem uma alergia tem uma rinite ou não gosta porque gostos né são muito perfume é muito pessoal ali então se você trabalha direto com pessoas tomar cuidado com perfume né ou a falta dele também tá gente falta de desodorante né desenvolvimento de carreira gente o mais importante
é fazer atividades do seu gosto e não somente as oferecidas pela empresa o que que eu falo aqui lembra que eu te falei você vai ficar parado ali para você procurar algo que você goste um setor ali que você queira até para solicitar ajuda para você aprender mais daqui então gente o pessoal o pessoal da empresa é passou atividade você terminou atividade você não precisa se prender só né procura desenvolver sua carreira O que que você gosta mais né de fazer conversar com esse gestor tentar ali pegar mais atividade com relacionado ali com que vocês
gostem de fazer né trocar essa essa bagagem essa experiência gente Caso vocês não atuem na área de interesse intensifica sua rede de relacionamento dentro do organismo o que quem intensificar a rede relacionamento vamos supor que você teve uma oportunidade de ser contratado você queria aprendiz assistente administrativo você foi contratado como o Xerife apesar de gente que assim né O Aprendiz de administrativo ele pode fazer algo né do meu Xerife mas o meu Xerife não pode fazer algumas coisas em relação ao assistente administrativo Mas vamos supor que você queria se sente administrativo e foi para só
para almoxarifado aumentar rede relacionamento é isso eu acabei meu serviço eu vou conversar com pessoas de outros setores ali né para agregar para vocês saberem o que vocês querem né para vocês começar vocês estão começando a carreira vocês estão ali tentando se encontrar saber o que vocês gostam de fazer e é muito importante fazer o que gosta né A gente só trabalha bem a gente só fica satisfeito numa empresa quando a gente faz o que gosta e essas primeiras oportunidades elas vão servir para vocês ali terem um morte né então intensificar e hoje eu tô
contratada aqui mas eu tô conversando com ele com ele com outro ali às vezes eu posso ser efetivado na empresa num setor que eu goste né ou aquilo ali vai me dar a certeza do que eu quero fazer né de qual rumo que eu vou seguir né em relação a ao profissional porque a gente fica muito perdida mesmo né para decidir e eu acho muito novo né um jovem né que o aprendiz a partir de 14 até 16 anos já sabeu o que que quer para a vida né até com 18 anos eu acho ainda
às vezes muito te exige muito assim de eu tenho que fazer uma faculdade de qual o que que eu quero ser às vezes a gente não tá preparado para essas escolhas Então quando você já tem uma experiência passada você tem muito mais chances de chegar na idade né de escolher um curso técnico escolher uma profissão né de ensino superior ou não né algum tipo de prestação de serviço mas vocês vão ter já uma noção do que vocês querem para a vida de vocês gente evitar fofoca aí isso daí eu não preciso nem falar né É
péssimo né gente esses grupinho essas esses nomes disse esse clima ruim de até de competição né porque a fofoca ela já era com qual intuito né Qual que é o intuito de uma fofoca né não é agregar para empresa né provavelmente ali falar mal de alguma coisa ou falar de algo ali que não se cabe naquele momento tá gente é sempre será reprovado falar mal de colega de trabalho tá sempre né nem se fala ainda se for falar de chefe ou falar da própria empresa né a gente tem que estar satisfeito sempre e Ninguém é
obrigado a nada então gente isso é uma falta de ética eu não gostar de fulano eu achava que Fulano é esse é aquilo Guarda para vocês né se é algum comportamento ali que incomoda muito vocês tem que ver esses canais existem empresas redes canais de denúncia existe caixinha de sugestão e reclamação o próprio RH né que é o que é o departamento que lidar com as pessoas né se algo ali é afete diretamente o seu trabalho você não vai ficar fazendo fofoquinha você vai tentar resolver o problema tá gente evita sempre Rodas em que estejam
falando mal de outras pessoas de empresa de chefe não faça comentários maldosos Não critique nenhum superior ou colega de trabalho pelas costas todas essas atitudes são má vistas no ambiente corporativo gente lembra que eu falei né se você tem um problema tente resolver o problema não falar nas costas e falar para todo mundo e a pessoa que é o problema ali se é a última a saber aquele problema vai se tornar maior tá lembrando tá gente que uma pessoa se você tá num grupinho de fofoca e uma pessoa lá fazendo fofoca de outras pessoas essa
pessoa vai falar Tipo assim em algum momento sempre Então a gente tem que manter sempre uma postura adequada sabe não dá ouvidos não encejar comentários não enfatizar às vezes no ambiente de trabalho vai haver competição então assim é até complicado para vocês julgarem ali o que que é certo o que que o fato é que Independente de ter lado certo lado errado a fofoca ela nunca é legal e ela sempre gera conflitos tá manter o respeito gente manter o respeito entre todos os colaboradores é fundamental para boa harmonia na empresa mantendo o clima agradável que
foi o que eu já falei é lá atrás né As coisas elas se desenvolvem mais quando a gente tem uma parceria com nossos colegas né quando a gente consegue se relacionar bem É eu vou dar um exemplo para vocês né todos eles já passaram para escola Quem Nunca na vida já quis matar aula semana porque brigou com alguém tipo assim né nossa não quero ir para escola ai vou ter que ver Fulano vocês até adoece né da febre não querem ir repudia de todo jeito gente a mesma coisa pensa um clima ruim dentro de uma
empresa a mesma coisa ali na escolar eu não vou querer ir eu vou ficar desmotivado para ir trabalhar né então isso tudo é gera uma desarmonia evitar celular redes sociais isso a gente nem deveria falar mas eu acho que é o que vocês mais fazem né você sempre estão ali com o celular hoje é celular é uma ferramenta que a gente não posso falar que todo mundo usa de certa forma todo mundo utiliza muitos em relação até o próprio trabalho né são grupos ali vários grupos dentro da própria empresa mas a gente tem que saber
usar tá gente o celular em prol tá nunca nunca é para resolver questões pessoais A não ser que você esteja uma urgência e vocês comunique com chefe antes eu vou citar um exemplo eu vou terminar aqui eu vou citar um exemplo sobre isso então gente o celular para uso pessoal ele deve ser evitado principalmente para passar tempos em redes sociais chatos de bate-papo além de Indelicada é totalmente inadequado para o desempenho das funções eu vou dar dois exemplos para vocês gente vamos supor que vocês estão ali num setor de vendas né E vocês não estão
usando celular e aí ninguém entra na loja né movimento parado vocês pega o celular gente celular quando a gente pega e começa a ver aquilo ali não acaba sabe você não para E aí chega alguém você fica até estressado né É você precisa atender você tá ali para atender mas chega alguém para atender você tá ali vidrado no celular você atende até de forma ríspida por quê Porque você tá ali concentrado não quer que ninguém te interrom isso é automático E é claro que passa uma empresa uma má impressão né Sem contar para chefia né
nossa a pessoa tá ali ansiosa em vez de procurar fazer alguma coisa não tá mexendo no celular e gente Às vezes o chefe não fala eles passam olha observa e aquilo ali fica computado fica Guardado na hora de mandar alguém embora eu vou mandar aquele ali não faz nada vocês entendem é dessa forma ele não vai chegar e falar assim olha igual no pré primário não faz isso né eles não vão falar Eles passam E observa às vezes por exemplo se for o chefe do chefe ele não vai falar com ele vai falar para o
sub gerente vai falar assim ó lá ó seu empregado tá lá sem fazer nada então isso é muito ruim né Isso é muito ruim e o que que eu falei que eu ia dar outro exemplo Gente tudo que eu falo a gente tem que ser conversado a gente nunca tem que ter medo de conversar para as coisas certas eu vou dar um exemplo vamos supor que você tá com familiar ali muito doente você tá com uma avó ou com o pai ou com uma mãe que tá passando por uma cirurgia é uma irmã algo ele
muito urgente vocês chegam e vocês vão chegar para o gerente e vai falar assim para o gerente ó eu tô com problema familiar aconteceu isso eu vou ficar mais hoje olhando o celular porque eu tô esperando resposta tô esperando pessoal do hospital me dar um retorno eu tô esperando mas assim gente explique justifique Porque se o chefe do Chefe passar e ver e falar assim nossa maravilhoso tá mexendo no celular o o seu gerente direto mesmo o que que ele vai falar ele vai chegar e vai falar assim ó Por que que você tá mexendo
aí porque ele já levou uma bronca ele vai vir para cima de vocês assim com tudo por que que você tá mexendo no total e aí você vai explicar Ele vai ficar meio assim mas né Agora se ele tem conhecimento antes ele vai já vai passar para o chefe dele não aconteceu isso ele tá esperando esses gente então tudo é conversado e é óbvio né gente não são desculpas é coisas que acontecem esporadicamente né são coisas que vão acontecer e exploraticamente né a necessidade de usar o celular né gente outra coisa Sempre manter tá no
silencioso teve uma vez que eu eu trabalhava em um outro lugar e foi uma menina para fazer uma entrevista e eu estava passando e eu tava indo inclusive na sala de RH eu tava indo na sala do RH a moça que trabalhava comigo ia fazer entrevista dessa menina de repente o celular dessa menina Começou a tocar gente um funk daqueles daqueles funk assim que eu não vou nem falar nem citar o teor do funk porque era bem pesado e eu já fiquei assustada eu cheguei lá na sala eu falei assim minha colega né que ia
fazer entrevista eu falei assim olha não sei se vai dar certo essa entrevista não ela falou assim porque eu falei assim não Depois você me conta e aí ela foi me falar assim nossa realmente né no perfil era um pouquinho inadequado e tal gente infelizmente Mesmo que às vezes o perfil dela fosse adequado lá dentro né para concepção da pessoa do RH eu já tive uma má impressão só pelo toque de celular ali no ambiente que ela tava querendo um emprego é errado não gente fora ali da empresa vocês fazem o que vocês quiserem mas
ali vocês têm que ter um comportamento mas adequado né então cuidado viu gente com toquezinho de celular até cuidado também vou aproveitando o ensejo com os e-mails que você passa geralmente vocês vão fazer um e-mail eu vou dar eu vou contar um negócio aqui para vocês Vocês vão fazer um e-mail coloca nome sobrenome né eu já fiz gente me mandar e-mail tipo assim é gostosinha 2021 Nossa gente por favor não cometam esse esse erro é totalmente inadequado não sei se tá no currículo manter a postura né não sentar de qualquer jeito ficar ali né achando
que tá no sofázão da Casa né do sogrão ou da sogrona de forma alguma tá nem na casa da sogra manter sempre uma postura correta né gente não cruzar braço mas geralmente quando você tá falando que as pessoas por exemplo já viu aquelas pessoas chegam falassem e começa a bater assim o pé de forma alguma também tá gente sempre com receptividade se vocês tiver um horário você fala nossa vamos terminar Daqui meia hora eu tô com compromisso agora mas nunca demonstrar ali repudia né tipo não quero te ouvir né Não eu quero te ouvir mas
agora eu não tenho como né Eu posso te procurar daqui meia hora principalmente gente ao conversar com alguém mantendo-se assim uma postura sempre correta erete E adequada né Sempre de forma nunca né desanimado você chega lá sentada não tem uma cadeira aqui mas 60 não ambiente de trabalho vocês estão lá assim sabe parecendo que vocês estão dormindo ou que vocês não querem saber de nada né não gente sempre né pronto é ter bom senso mesmo que a empresa se mantenha em clima descontraído objetivo de trabalho Neste contexto sempre deve importar agir com bom senso gente
por mais que o chefe é legal né que seu gerente é legal que seu colega de trabalho seja legal sempre manter aquela forte realidade aquele bom senso lembra que eu falei piadinhas fora da hora ficar ali discutindo por conta de futebol quem ganhou quem perdeu porque o outro é palmeirense outra corinthiano sempre gente lembrar né evitar estender o horário intervalo por exemplo eu tenho uma hora para o meu intervalo ou Eu tenho 15 minutos né jovem geralmente o aprendiz ele não tem intervalo porque faz quatro horas mas os jovens de 6 horas eles têm os
15 minutos nunca estender né ou nunca fazer intervalo se não for permitido porque às vezes o jovem de quatro horas A empresa dá um tempinho ali para ele fazer um lanche dá uma respirada né não é obrigatório não mas às vezes dá gente se eles falarem 10 minutinhos 10 minutinhos vocês tem que estar lá De preferência um minuto antes né a disposição ali para continuar o trabalho então isso gente sempre é bom senso né evitar falar palavrão né ou muita informalidade né Tem gente às vezes quer demonstrar ali uma certa afinidade com o chefe né
aquela coisa ali até competitivar eu sou amigo do Chefe né não é legal tá gente não é legal inclusive é para quem trabalha com parentes pai tio é sempre é sempre assim mais correto você chamar pelo nome seu pai chama João você vai chamar ele de João você não vai papai né ou por exemplo pegar uma coisa para o pessoal Ah seu seu tio ali é te deu um feedback que você não gostou muito né ele te falou alguma coisa que você fez ali que não foi tão satisfatório tão legal e você não gostou muito
e aí você leva como se você tivesse numa festa familiar e não é assim vocês estão dentro da empresa então é esse bom senso Você sempre tem que ter tem que saber diferenciar o profissional com o pessoal tá bom gente esse saber receber o feedback né que é muito importante ouvir e não levar para o pessoal independente gente do feedback se uma pessoa chega para você mesmo que seja de forma ríspida né você não tem que levar para o pessoal você tem que usar daquilo ali a melhorar bom porque que ele falou isso tem fundamento
não tem fundamento Eu não vou bater de frente eu não vou brigar ou xingar ou tentar justificar Principalmente uma coisa que eu acho muito feio você ficar pondo a culpa no outro ou tentar arrumar um culpado ali que não seja você aliás reconhecer um erro É grandiosíssimo né errou olha realmente passou desapercebido mas eu vou refazer reconhecer um erro é nossa é perfeito é perfeito melhor do que falar assim ah mas Fulano me passou assim ciclano me passou dessa forma gente não não é legal se a pessoa passou mesmo né aceita aquela crítica né com
dignidade tenta melhorar e você não vai passar para o colega que a gente fez errado que você passou uma coisa que às vezes era para você ter feito então você vai chegar depois quando alguém fala assim nossa Fulano me falou que não tinha ficado legal mas não vou passar mais então gente é ter responsabilidade né é seja tão entrando no mundo adulto então saber ouvir é muito importante e eu vejo uma dificuldade Nisso porque hoje os jovens não tô generalizando tá gente mas hoje os jovens eles têm até uma certa liberdade dentro de casa aí
chega no ambiente de trabalho e falou assim nossa mas nem meu pai fala assim comigo nem minha mãe quem é Fulano é Gente vocês não estão em casa ali é ambiente de trabalho eles vão te cobrar para você fazer o que você tá sendo pago para fazer da melhor forma se a pessoa é mais grossa ou menos grossa se ela é grossa é um problema dela então você já não vai levar para o pessoal se é uma pessoa que te passa uma coisa algum feedback de forma delicada o que que é feedback gente é um
retorno eu fiz algo e a pessoa fala isso ficou bom isso não ficou bom né Geralmente as pessoas não gostam do feedback negativo Mas é isso que faz a gente crescer né a gente melhorar a gente parar para pensar o que que possa ser melhorado né O que que o que que eu tô falhando né e isso vai dar oportunidade de eu crescer isso é oportunidade de crescimento aliás ninguém nasce sabendo né E a gente vai aprendendo errando gente ficar que eu falei nesse rebatendo justificando não é legal tá o feedback foi feito para você
escutar então eu vou escutar o que ele vai falar depois eu falo não vou fazer mais vou tentar melhorar Obrigada pela oportunidade então né use o bom senso do que eu falei do anterior seja bem humorado gente não é o palhaço nem preguiça mas você tá bem humorado né É claro que tem dias gente que não vão ser fáceis vocês vão estar com problema só que vocês não podem deixar aqui isso é se Estenda para o ambiente de trabalho por exemplo eu tô com problema seu colega não tem nada a ver com isso para você
dar uma resposta para ele respira ou senão você chega para ele e fala assim ah não todo dia legal você me desculpa Prefiro não conversar muito hoje mas assim seja transparente né e não mal educado visto como mal educado gente colocar essas dicas em práticas né de uma maneira a preservar essas imagem profissional de vocês né é muito importante Lembrando que tem uma pesquisa feita que 80% dos motivos de desligamentos provocados por deficiência de postura Profissional ou seja 80% de das pessoas que são desligadas das empresas é por uma falha nesse tipo de comportamento e
não porque a pessoa não tem qualificação profissional para aquilo até porque porque se ela entrou para aquele cargo é que o currículo dela tava apto ali em relação a ao conhecimento técnico né e o que bom disso foi o comportamento dela por que que eu falo por que que na pesquisa do 80%, Claro tá gente existe desligamento não só por isso né Às vezes a empresa tá passando por momento ruim Precisa cortar gastos enfim né existe n fatores mas 80% dos desligamentos eles estão muito mais correlacionados a falta até dessas posturas né no ambiente de
trabalho do que o próprio conhecimento ali da sua área de atuação