Pessoal, agora a gente vai dar continuidade à nossa aula indo pra parte prática. Essa parte prática, ela é dividida em estações, onde cada estação a gente vai utilizar um aparelho, um tecido da fisioterapia, tá? Em cada estação vocês vão precisar praticar por 20 minutos e vai ter um intervalo de 15 minutos entre uma estação e outra para vocês discutirem os exercícios que foram realizados em cada estação.
Essa atividade prática de número um, nós vamos trabalhar sobre a coordenação motora e o equilíbrio em diferentes situações práticas. Na estação número um, a gente vai ver sobre o equilíbrio dinâmico e estático, utilizando o disco de equilíbrio. Nesse primeiro exercício, o aluno, ele deve ficar sobre o disco de equilíbrio.
Ele vai realizar movimentos alternados de flexão e extensão do membro superior com os olhos fechados. Pode realizar. leva os ombros para cima, os ombros lá para trás, para cima e para trás, com o objetivo de manter o equilíbrio dela durante a execução.
Na segunda estação, os exercícios que a gente vai praticar é com foco na coordenação motora grossa e fina e também no equilíbrio lateral. Então o objetivo vai ser trabalhar a coordenação motora grossa e fina e também o equilíbrio lateral com a prancha de equilíbrio lateral e também com a meia bola, o bozul. Nesse primeiro exercício, o aluno ele vai ter que se equilibrar com na prancha, realizando movimento de flexão, extensão de tronco e também astações.
Pode realizar isso. Isso. Muito bem.
A paciente vai descer da prancha agora. Isso. E aqui no bozu a gente vai realizar agachamento com o passo lateral, ou seja, ela sobre o brozu com uma perna só de apoio unipodal e vai descarregar o peso, deslocar o peso do corpo para a perna que está em contato com o piso, realizando o agachamento.
Pode fazer isso e agache. Muito bem. Transfere o peso para o bozul, coloca o pé no chão e realiza o agachamento.
Aqui a gente vai utilizar nas situações clínicas de lesões ortopédicas ou em pacientes que precisam recuperar o equilíbrio. Na terceira estação, nós vamos trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio funcional com o uso do bozu e a bola suíça. Esse trabalho ele vai ser em dupla, ou seja, você e o colega vão estar coordenando esses dois movimentos.
O aluno vai realizar o agachamento, vou passar a bola para ela, ela vai me devolver a bola e realizar novamente o agachamento. Muito bem. As situações clínicas em que a gente vai utilizar esse tipo de exercício é para pós-operatório de membros inferiores ou também para idosos que não conseguem manter o equilíbrio durante as atividades cotidianas.
Agora, na estação quatro, o objetivo vai ser trabalhar o equilíbrio dinâmico e também a própriacepção. Dessa forma, a gente vai utilizar o balancing e o kit funcional, a escada funcional e os cones. Nesse primeiro momento, o aluno vai subir sobre o balancing e tentar manter o seu equilíbrio, diminuindo a base de sustentação.
Ou seja, ela vai passar de bipodal para apoio unipodal. Pode tentar ficar com um pó. Isso.
Muito bem. Passando para o chão, ela vai realizar uma troca de passos sobre a escada funcional, com o pé por dentro da escada e o outro correndo por fora da escada. Isso.
Após realização da escada funcional, ela vai fazer um desvio em zigue-zague através dos cones. Muito bem. Objetivo aqui é a gente trabalhar com as adaptações para pacientes que têm uma disfunção neurológica, como por exemplo no Parkson, ou que tem eh alguma dificuldade em relação à sensibilidade periférica, como, por exemplo, em casos de diabétes com os graves.
Na estação cinco, a gente vai trabalhar a reabilitação do equilíbrio em solos instáveis. Então, a gente vai utilizar aqui a cama elástica ou jump e também o uso do step. Nesse primeiro exercício, o aluno ele vai realizar uma série de saltos com agachamentos.
Pode realizar o agachamento e agachar. Salta e agacha. Ótimo.
Feito o exercício na cama elástica, ele vai passar para o step e realizar uma sequência de subida e descida, tentando manter o equilíbrio e a postura do corpo. Isso. Você pode pedir para ela aumentar a velocidade ou se o paciente tiver dificuldade em diminuir a velocidade.
Ótimo. Esse tipo de atividade a gente faz principalmente em situações clínicas. de reabilitação ortopédica.
Agora, a segunda atividade prática, a gente vai trabalhar sobre a reabilitação com ênfase em coordenação motora, equilíbrio e própriação. Essa atividade ela vai ter uma duração de 2 horas, aonde cada fase da reabilitação, a inicial, a intermediária e avançada, vocês vão precisar ficar 25 minutos em cada uma dessas fases, sendo 5 minutos para uma explicação inicial e 20 paraa prática em si. Aqui nós vamos utilizar o o disco de equilíbrio e a bola bozul.
Nesse primeiro exercício, o aluno vai ficar em cima do disco de equilíbrio, com as mãos estendidas na lateral do corpo e realizar a flexão e extensão do membro inferior unilateral. Isso do outro. Ótimo.
Após o primeiro exercício, ainda sobre o disco de equilíbrio, a paciente vai realizar rotação do tronco para a lateral direita e esquerda de forma alternada. Pode descer. Agora a gente vai utilizar o bozu, onde ela vai realizar um agachamento simples, apenas agachar e voltar pra extensão do corpo.
Isso, e volta mais uma vez e volta pra extensão. Pode descer. As situações clínicas onde a gente vai utilizar eh são para casos de idosos que têm risco de queda.
As contraindicações para esse tipo de exercício, aonde a gente levanta levanta as bandeiras vermelhas, são para casos de lesões articulares recentes ou que estão em fase aguda da inflamação. A segunda fase da reabilitação é a reabilitação intermediária, aonde a gente vai utilizar solos mais instáveis com foco em prcepção e equilíbrio dinâmico. Nesse primeiro exercício, a gente vai estar utilizando a tábua de propção retangular, aonde a paciente ela vai realizar um agachamento com deslocamento lateral.
Desloca lateralmente, realiza o agachamento. Desloca lateralmente, realiza o agachamento, tentando manter o máximo do equilíbrio e da postura corporal. Após esse exercício, a gente vai realizar na prancha lateral de equilíbrio.
Aqui a paciente, ela vai tentar ficar sobre um pé só, isso, deslocando como se ela tivesse simulando subir em uma escada. Ótimo. O ideal é que o aluno tente fazer com que a prancha não tenha contato com o solo.
Após esse exercício, a paciente vai realizar movimentos de zigue-zague sobre os cones, tentando aumentar a velocidade. Ótimo. A contraindicação são para aqueles pacientes que não conseguem manter muita instabilidade em solos instáveis ou que também estejam com lesões articulares e ligamentares recentes.
A terceira fase da reabilitação é a reabilitação avançada, aonde o foco vai ser na funcionalidade e na coordenação motora dinâmica. Aqui o objetivo vai ser trazer a funcionalidade pro paciente já nas fases finais da reabilitação. No primeiro exercício, a gente vai realizar com o balancing, aonde ela vai dar saltos unipodal e depois retornar ao chão, mantendo o equilíbrio.
E volta isso. Um pouquinho mais de velocidade. Isso.
Ótimo. Pode realizar com outro membro. Muito bem.
Ótimo. É importante que você sempre faça dos dois lados para ter uma comparação. O segundo exercício vai ser sobre a meia bola ou o bozu, aonde a paciente vai subir sobre o bozu e realizar movimentos de rotação com o quadril, mantendo a postura corporal e o equilíbrio.
Realiza do outro lado também. E vamos repetir mais uma vez. Sempre bilateral.
O terceiro exercício a gente vai fazer sobre o step e utilizando também o auxílio da bola suíça. A paciente vai subir e descer em sequência do step, realizando o agachamento, segurando a bola. Ótimo.
Sempre mantendo a estabilidade e o controle postural. O quarto exercício, nós vamos trabalhar uma série de saltos no step. Primeiro fazendo a troca de passos unipodal e depois realizando o agachamento com foco na hora de receber o impacto desse salto.
Ótimo. Pode agachar e salta. Agacha e salta.
Perfeito. A indicação para esses exercícios na prática clínica é para voltar o paciente para as últimas fases da reabilitação, como por exemplo em atletas que vão voltar paraa prática esportiva. As contraindicações é se o paciente tiver um histórico de fraturas ósseas recentes.
Pessoal, é importante que durante as estações e também na segunda atividade em relação às fases da reabilitação, que vocês estejam anotando passo a passo, os exercícios que foram realizados, os instrumentos também das contraindicações e das situações clínicas em que a gente pode estar realizando esses exercícios para que vocês possam escrever isso em relatório. Então, o objetivo dessa aula foi para que você conseguisse então praticar eh com o seu paciente como seriam essas fases da reabilitação, visto que cada paciente vai ter a sua individualidade. Muito obrigado por me acompanharem até aqui e até a próxima.