[Música] Olha bem preste atenção que isso vai cair na sua avaliação vou cantar lá seja como V para você nunca esquecer o conteúdo veja bem preste atenção para entender o porqu e a Razão de usar esta canção fala pessoal E aí tudo bem Espero que sim então vamos lá e começando essa revisão dos conteúdos importantes eh que vão ser necessários para valiação e também pra gente construir no futuro outros conteúdos mais aprofundados tá bom então vamos lá começamos com a estrutura social da idade média como vocês vão ver vai aparecer aqui ao meu redor em
algum lugar ao meu redor vai aparecer a estrutura social a estrutura social em forme de pirâmide né a gente sabe que se chama eh forma piramidal ou seja Ela traz a ideia de que eh os benefícios dessa sociedade estavam concentrados concentrados no topo certo então no geral sempre bom lembrar eh é durante a idade média de maneira genérica a gente diz o quê esta sociedade em formato distribuída né em formato de pirâmide ela vai ter três eh estamentos né pode aparecer estamento pode aparecer e segmento pode aparecer grupo pode aparecer de umaas de diversas formas
mas nós sabemos que independente do ter termo genérico utilizado e nos referimos a partes grupos e distribuídos dentro dessa sociedade então no geral a gente coloca de maneira genérica clero nobreza e aquilo que a gente vai chamar de terceiro estado tá então e o que vem a ser clero né a camada de clérigos as pessoas que estão colocadas nessa nesse estamento nesse nessa parte chamada de clero eh São pessoas ligadas à igreja católica tá vai haver como nós já comentamos isso já apareceu no nos livros na apostila etc vai haver uma divisão dentro da camada
do clero alto clero e baixo clero O que é o alto clero o alto clero vai ser eh funcionários da alta camada da alta Cúpula da igreja então no geral você vai est falando de Bispo de arcebispo eh de cargos mais relevantes tá eh e o baixo clero seria aquele Padre de paróquia de lugares distantes dos centros importantes de poder durante a idade média então eh eu me lembro de ter comentado com vocês que se vocês assistissem uma versão do filme Robin Hood talvez tem várias versões como essa eu assisti fica muito marcado que o
bispo da região só tava interessado eh no dinheiro e isso faz com que ele entre em conflito com que se desenvolva todo um problema em relação ao padre que vai e convive eh com o grupo do Robin Hood que seria no nosso na nossa divisão social iria se fazer parte já vamos estudar sobre isso do terceiro segmento do terceiro estrato terceiro estamento tá bom clero funcionários da igreja como Bispo arcebispo Cardeal tá alta Cúpula da igreja e baixo clero era os abades é claro que depende do tamanho da Abadia mas assim de de maneira geral
eram os padres eh que viviam em em locais mais afastados mais remotos e que portanto tinham pouca relevância dentro do sistema eh dentro do sistema político daquele momento tá embaixo deles no geral a gente coloca nobreza tá o que qual é o estamento da nobreza no caso da nobreza a nobreza tá vinculada a títulos que eram concedidos pelo Rei para os nobres tá então eh existia o título nobiliárquico geralmente esse título eh era hereditário podia ser tirado mas não era comum que o era quase uma punição né então era necessário ter feito alguma coisa errada
para você perder esse título ele era hereditário e passava de pai eh para primogênito aqui Você tem algo que já nos encaminha paraa questão por exemplo do resto da família desse Nobre querer conseguir território querer mandar em alguma coisa por isso eles se engajaram por exemplo na colonização ou na conquista de novas terras ou eram mandados para para guerra como auxiliares para poder encontrar poder subir na carreira e conseguir tal vez alguma algum título alguma concessão de terras para que ele administrasse como os nobres na Europa tá como os primogênitos então de acordo com o
seu título também vai haver uma variação entre alta e baixa nobreza como eh você já tá mais próximo ao exercício do Estado administração pública nesse caso também vai ter uma diferença provavelmente mais marcante ainda do que e no no no na camada de clero eh pelo local onde você exercia esse poder então quanto mais próximo do centro político quanto maior o a sua concessão de terra mais poder você tinha mais servos você tinha e assim por diante tá você mandava num território maior certo então alta nobreza eh Barão Duque etc que tinha grandes possessões de
terra e grande quantidade de cervos e eh você sendo da Baixa nobreza você tinha o título tá eh mas eh você tinha podia ter propriedades pequenas com pequeno número de servos isso esta dinâmica de viver sempre no limite eh quase na pobreza eh com as regras da da nobreza operando contra esses pequenos pequenos e médios eh nobres eles acabavam aproximando essa pequena e baixa nobreza da fresia que estava acendendo e em muitos casos tinha dinheiro tinha prestígio né eh conseguiu de alguma forma relevância social e portanto estavam muito próximos esses dois segmentos digamos essas duas
camadas estavam muito próximas eh devido a diversos interesses tá então de novo na camada dos Nobres nós vamos ter alta e baixa nobreza tá muito bem e no terceiro estado o terceiro estado era formado por todos os indivíduos que não tinham eh privilégios tá então eu lendo eu lendo um texto em espanhol recentemente eh para para pegar informações mais específicas ele tá ele se remetia sempre que ia falar dos eh do terceiro estado da dos Camponeses eh dos dos servos no geral inclusive apareceu eh numa projeção que eu fiz o servo da Gleba ou seja
era aquele que trabalhava na terra propriamente D Dita e tinha um servo doméstico aquele que trabalhava eh na casa do nobre fazia eh eh por exemplo a a cozinheira eh a a faxineira eh coisas eh eh equivalentes aos nossos dias que trabalhava não diretamente na terra mas no na casa do senhor provendo o que ele precisasse certo então estes servos eh todos ele sempree que ele ia falar ele falava os não privilegiados Os Sem direitos tá que direitos eram esse sem direitos a eh a ter privilégios que que são os privil privilégios é um grupo
eh de direitos que atende apenas a ao interesse de algum grupo certo então quais eram os privilégios do clero e da nobreza nessas sociedades medievais primeiro a isenção de impostos que recaíam todos no terceiro estado tá é tem impostos e tributos mas num primeiro momento pra gente não começar pelo mais difícil vamos pensar em impostos de maneira genérica já me perguntaram e a pergunta é muito boa já me perguntaram o seguinte Ah mas espera eh eh só tinha isso então era só não pagar imposto não você tinha por exemplo e a justiça e os juízes
o que para nós seria hoje a reunião de pessoas que julgavam os crimes né o júri por exemplo era formado apenas por pessoas que pertenciam ao seu estamento e portanto gerava obviamente uma deformação né na na aplicação da Justiça então el Você vai quando você estuda isso Você estuda o corporativismo a a ideia de que ele se protegiam entre eles então o mesmo crime era punido de maneira diferente se você era das camadas privilegiadas ou não e assim por diante por lembrando sempre porque nós estamos tratando de uma sociedade que são as sociedades medievais baseadas
na desigualdade de nascimento Então se hoje em dia eu já disse isso se hoje em dia a gente construiu para nós é normal que todos sejam iguais perante a lei que seja algo que o o Weber chamava de impessoal na época e e foi disso que se desenvolveu essa noção posterior de igualdade era desigual foi a luta para dizer que a desigualdade não era a melhor maneira de gerenciar essa Essa sociedade que eh fez com que nós mudássemos para o para para a questão paraa situação do eh da Igualdade jurídica pelo menos né Tá certo
então nós aqui já cobrimos bastante coisa eh terceiro eh terceiro extrato terceiro segmento eh terceiro estado burgueses servos banqueiros vilões eh servos domésticos eh pessoas que que eram obrigadas a pagar imposto por não pertencer às camadas privilegiadas Tá certo muito bem então depois disso a gente já pode começar a se voltar para pensar na burguesia né e tentar entender um pouco melhor aquela aproximação de interesses entre a pequena e baixa nobreza com a burguesia bem sucedida então como eu já falei assim fazendo uma simplificação bem grande pra gente entender o a a linha de desenvolvimento
do do avanço da burguesia a burguesia começa trabalhando com um excedente de produção vale dizer a comida o que sobrava a batatas de um cenouras do outro cebola de um terceiro ele pegava essas sobras com e eh comprava essas sobras adquiria essas sobras em lugares que tinha muito dessas sobras Que várias pessoas tinham dessas sobras então eles davam um pouco valor para isso ele pegava desses locais e levava para locais em que eh e não tinha sobra então nesses locais esses produtos eram muito valorizados E aí eles conseguiram com essa atividade eh aumentar a a
a a quantidade de produtos que eles negociavam e ir acumulando riquezas e melhorando a vida aumentando o bem-estar deles portanto isso fez com que eles começassem a lidar com quantidades cada vez maiores Tentando ir para lugares cada vez mais distante onde a relação eh de produção fazia com que esse produto fosse muito valorizado porque tinha pouco desse produto lá tá o problema como nós já citamos Quando você pensa em produtos eh eh em comida nessa época ela estragava muito rápido porque os meios de conservação eram muito limitados eram muito atrasados então a grande digamos assim
a grande explosão de de eh comércio eh o ou a atividade e a mercadoria que permitiu que a burguesia realmente desse um salto foi os tecidos então começa produzindo em pequena escala eh levando pros vários mercados que você tem nas cidades que estavam renascendo e Nessas cidades começa a haver um consumo desses produtos eh de tecido como eu já disse em diversos lugares é indústria isso a gente vai chamar lá na frente de Indústria Têxtil qualquer coisa que receba o termo Têxtil refere-se a tecidos tá então essa digamos esse embrião de burguesia esse comerciante que
está em plena atividade conseguindo eh produzir em pequena escala o tecido e tem um grande consumo sobre ele ele vai querer aumentar cada vez mais o negócio com os eh com os tecidos e vai poder eh avançar ir para lugares que antigamente com os recursos que ele tinha trabalhando apenas com comida a comida estragava com os tecidos que que tem uma longa vida de duração ele conseguia ir mais longe e guardar por mais tempo sem que o produto estragasse tá então isso vai digamos dar um impulso eh muito importante pra burguesia até que ela percebe
que ela precisa aumentar a matéria prima ele ele precisa ter mais mais matéria prima à disposição para produzir aquela aqueles tecidos para isso naquele estágio era absolutamente necessário você ter uma criação de ovelhas de carneiros porque eles te forneciam através da tosquia do corte do pelo te forneciam a a o fio necessário para que você digo quando eu digo fio estou me referindo ao pelo do da ovelha do carneiro que iria passar por um próximo Esso de prensa e fiação que ia se tornar o fio que depois ia gerar o tecido este fio este novelo
que nascia era fruto já da criação de ovelhas da tosquia e eh da da de um processo de beneficiamento dessa desse pelo já cortado que vai gerar o fio de lã né então eu até cheguei a falar da daquela daquela roda que aparece naquelas histórias eh infantis aquela roda era uma forma de você prensar e puxando os pelos de modo que eles ficassem tramados e isso gerasse Aquele fio contínuo que se usa nas máquinas para produzir Tecido tá então eh ess esse interesse no aumento de criação de carneiros e ovelhas vai fazer com que o
os burgueses se aproximem daqueles pequenos e médios nobres proprietários certo proprietários de terra de pequena escala que estavam precisando eh que estavam com terras paradas devido às crises do século X fome guerra eh eh peste negra vários tipos de peste levam aumento da mortalidade dos trabalhadores dos servos isso faz com que o o o pequeno médio feudo ou pequeno e médio proprietário pequeno e médio Nobre sinta muito né seja muito prejudicado por essa perda porque ele tava vivendo sempre no limite no que ele conseguia ou seja era o limite dele poder se manter Qual é
o resultado disso O resultado é que eh essa junção de interesse essa Associação de interesse entre o pequeno e médio Nobre e o burguês vai fazer com que o burguês comece a alugar arrendar pedaços de terra desses nobres para criação de ovelhas aí vem o chamado processo de cercamento por quê quando vários burgueses começam a alugar essas terras os rebanhos se misturavam isso dava muito problema eh entre os criadores portanto em determinado momento se aprovou a lei de cercamento que permitia que você você fechasse a área você cercasse a área de eh onde os animais
iam estar qual o resultado disso O resultado é que ao cercar a área você impedia pessoas que você não queria que vivessem naquele naquela região que eram chamados posseiros eram aqueles que viviam em lugares eh muito próximos do eh que perdidos no meio dos territórios eram territórios grandes né por isso que precisava de muita gente para produzir como a técnica deles era rudimentar a produção era sempre pequena então no meio desses terrenos desses territórios tinham vezes que se estabeleciam famílias de pessoas que eh eram vilões por exemplo ou eram livres e acabavam se instalando naquele
pedaço de terra né eu brinquei numa numa sala dizendo que aquela aquela Bruxa do João e Maria que vivia no meio da florela Na verdade era uma pessoa que estava deslocada do feudo né E seja como for quando você cerca você expulsa essas pessoas Então essa digamos é a primeira leva de pessoas que acabam sendo expulsas pelo processo de cercamento de cercar teras para criar Carneiros e ovelhas que que vai acontecer com o passar do tempo alguns nobres eh começam Ace que é vantajoso para eles alugar arrendar esse pedaço de terra e daí eles começam
a expulsar camponeses e servos para arrendar um pedaço maior de terra isto esta dinâmica vai corroendo a base de funcionamento do sistema feudal que vai perdendo ênfase vai perdendo força enquanto a burguesia Vai acumulando cada vez mais força e gerando um sistema eh que caminha dia a dia para o capitalismo certo então nós vamos ter essa relação que está diretamente ligada por exemplo ao êxodo rural e a o crescimento ou inchamento das cidades por esses essas pessoas que vinham do campo e tentavam arrumar emprego e sobreviver na cidade nem sempre conseguiam gerando portanto um gente
muito grande de pessoas pobres boa parte sem emprego eh que ficava tentando ganhar a vida de alguma forma nas cidades tá eh É sempre bom lembrar que estamos falando da Inglaterra portanto necessariamente Vamos acabar esbarrando nas dinastias naquelas famílias reais que ocuparam o poder no geral a as famílias reais ocupavam poder se baseando numa teoria na teoria do direito de vino dos Reis do bossu Qual é essa ideia Deus escolheu esta família para governar e você estar contra esta família ou qualquer regra ou lei que ela baixar vai fazer com que você fique contra Deus
então estar contra um eleito por Deus é estar contra o próprio Deus o que obviamente para o a mentalidade da idade média era muito ruim certo então é é as dinastias as famílias reais que vão estar no poder e neste momento por volta do século 17 é a dinastia Tudor e depois a dinastia Stuart como eu gosto de dizer a dinastia Tudor ela tende a ter maior estabilidade então é como se fosse uma linha linha contínua tá enquanto o a Stuart é o como eu brinco com os alunos parece uma um eletrocardiograma ou um encefalograma
com AVC porque fica lá pulando e cada rei tem um um sobressalto de maneira genérica a gente sempre gosta de lembrar o seguinte não é por mero acaso que isso aconteceu isso aconteceu basicamente por quê Porque havia na Europa um momento de período de crescimento do Comércio e isso foi muito bem aproveitado pela burguesia inglesa Então os burgueses Ingleses encontraram na consolidação do Poder do Rei do Poder Absolutista do Rei na Inglaterra um um Digamos um um defensor dos seus interesses então eh a dinastia tudors Como pegou um momento de crescimento da economia em que
os interesses ainda estavam muito próximos como eu acabei de falar não existia uma guerra uma oposição muito grande entre nobreza e e terceiro estado entre pequeno e médio Nobre e burguês bem-sucedido então houve um gerenciamento mais tranquilo para o exercício do poder político então a dinastia Tudor ela foi marcada por mais mais tranquilidade na administração pública se a gente considerar que o Henrique vi Fez parte desse período você vai ver que a houve momentos violentos houve eventos violentos ele mata ele ele mata uma mulher eles casa não sei quantas vezes ele rompe com a igreja
católica para criar a igreja anglicana submetida à vontade dele eh mas por que que isso não desanda como vai desandar em em parte por que que isso não desanda como vai desandar depois nos stuarts porque você tem um cenário em que você não tem nenhuma guerra de de grande dimensão você ou seja nenhum distúrbio de grande dimensão você tem um crescimento da economia e as pessoas estão felizes portanto mesmo com o o viés Absolutista do governo isso não gerou grandes problemas até o fim da dinastia dos tudors certo quando Elizabete né quando elizabe i eh
sofreu eh um um revés durante o seu reinado eh Muitos dizem que ela foi o momento de maior esplendor da dinastia dos tudors ficou conhecida como rainha virgem Exatamente porque eu cheguei a comentar isso com vocês mostrei cenas de filmes imagens de filmes que recentemente alguns mais recentes eh chegam até a mostrar que ela teve a pele eh profundamente marcada pela varíola eu até e Tentei encontrar imagens não muito chocantes de como fica a pele de uma pessoa que é acometida pela doença e o tratamento não é feito nem rápido Nem da maneira correta isso
claro deixa marcas então segundo relatos ela ficou com a com o rosto muito marcado alguns chegam a usar termos próximos a deformado e para lidar com esse aspecto que ela fica ao fim da doença e também como fruto de do acometimento da varíola Que ela sofreu ela fica infértil ela perde a condição de ter filhos Eis o motivo de para o público eh isso ser colocado como se ela fosse uma rainha virgem uma espécie de eh presença Divina eh especial eh quando na verdade depois de tudo Fazemos o balanço e vemos que na verdade ela
ela teve na na verdade consequências de uma doença que era muito grave que basicamente Não tinha eh tratamento adequado naquele momento certo então terminam os tudors começam os stuarts eh com ja io né Eh que eh era Rei da Escócia né e o que que vai acontecer você vai ter uma série de problemas porque já nos stuarts a economia já não estava crescendo da mesma forma os interesses da burguesia e especialmente da alta nobreza começam a conflitar eh em maior enfase o rei ele teria que administrar os os reis dessa dinastia deveriam ter que administrar
esses conflitos entre alta nobreza e burguesia eh tentando capitalizar a situação tentando sair mais forte desse conflito e muitos Reis nessa dinastia não conseguiram tá então você vai ter marcadamente por exemplo a questão da briga do Jaime eh contra o Parlamento que busca tentar limitar esse avanço esse interesse em assumir por completo o poder político na Inglaterra então ele entra em choque com o Parlamento eh pela criação de novos impostos porque todos esses Reis da dinastia Stuart querem aumentar suas rendas para se fortalecer poder eh poder investir em exércitos em ar mas gastar da maneira
como eles querem e assim por diante então eh ele desagrada ele o o Jaime primeiro acaba desagradando a burguesia e a elite política inglesa porque ele tenta tomar as rédias da situação em alguns casos em alguns momentos ele extingo ele fecha o Parlamento Isso vai ser comum não está contado em detalhes eh aliás eu acho que até o médio não se conta em detalhes porque isso é muito é é muito desgastante e na na verdade não tem uma uma diferença conceitual e e de resultado muito grande você provavelmente só vai estudar acerca desses conflitos que
do Rei do Parlamento em momentos Agudos se for fazer uma especialização dentro de um curso universitário que trate desses Reis que entram em confronto com o Parlamento E aí você vai ver que na verdade não são poucas as vezes que o Parlamento é fechado Até que a gente chegue ao bi of rights que nós vamos falar daqui a pouco tá então os O problema é que o James querendo aumentar a a o poder econômico dele querendo ter mais eh condições de contratar e gastar ele vai entrar em conflito com a burguesia porque na verdade quem
tinha condições efetivas de pagar esses impostos era quem trabalhava ainda mais nas atividades mais rentáveis como os burgueses e também entra em conflito com o Parlamento certo porque o Parlamento Não aceita não não gosta que os impostos sejam baixados pelo Rei eh tendo em vista que toda a argumentação era de que só pode baixar o imposto representante daqueles que vão pagar Então os impostos eh dentro do do da visão de mundo que estava sendo construída devia ser eh eh [Música] de função do Parlamento Então nesse sentido ele estava roubando atacando O parlamento e portanto o
Parlamento tem uma convivência difícil com ele que eh assim como o filho dele o Carlos I vai precisar desse apoio desses nobres desse Parlamento dessas pessoas que compõem o Parlamento desses representantes inúmeras vezes e é aí que o Parlamento quando chega nesses momentos graves em que ele é convocado ele tenta obrigar esse Reis a a regularem o funcionamento do Parlamento se por um lado isso não vai ser bem sucedido nem no jaim i nem no Carlos i ou se você quiser em todos da dinastia Stuart antes da Maria i e do Guilherme de Oran pelo
menos essas tentativas essas articulações vão fazendo com que eles aprendam a ponto de lá na frente decretar o b of rights né a declaração dos direitos tá bom eh então aqui vamos passar portanto para o Carlos I né o sucessor Carlos io que também quer desmobiliza o Parlamento e também quer Eh ter maior renda maior quantidade de dinheiro mais coisas à disposição né ele dentro desse afã dentro dessa vontade de querer aumentar a renda ele tem uma ideia que talvez na cabeça dele parecesse brilhante mas é o é aí que a que a coisa vira
aí que ocorre o plot Twist a viradeira como se chama em Portugal e a gente pode chamar de a virada na história né Eh quando ele pega o chip money que era um imposto cobrado apenas das cidades litorâneas para proteção contra uma invasão estrangeira pelo mar eh ele amplia buscando aumentar a arrecadação do governo ele amplia para todo o território Então na verdade Fora as cidades litorania que já pagavam chip money todos os demais territórios vão ficar profundamente magoados vamos chamar assim para não eh dar outro nome ficam profundamente magoados com o Carlos I né
Eh a cobrança de novos impostos a ampliação de impostos existentes a majoração ou seja o aumento da quantidade de imposto que era cobrado do valor do Imposto cobrado tudo isso faz com que ele crie uma série de problemas internos ao país eh a ao seu governo né então isso vai refletir numa num governo muito difícil pro Carlos I quando explode uma guerra civil pelo aumento da cobrança dos impostos por essa essa essa necessidade de aumentos de impostos explode uma guerra civil ele necessariamente para conseguir um um exército forte para enfrentar essa tentativa de invasão recorre
tem que recorrer ao Parlamento porque digamos O parlamento era o Inter os representantes desse interesse coletivo e ele precisava desse apoio para se manter no poder Qual é o resultado disso O resultado é que nós sabemos o Parlamento forma um exército que é o é o exército modelo só que eles sabiam que se eles passassem a liderança do exército modelo paraa mão do Carlos eh assim que terminasse a guerra o Carlos usaria o exército contra eles então eles escolhem o Oliver Cromwell como chefe desse exército modelo e o rei consegue organizar com a sua guarda
real com apoio da de alguns nobres de alto de alta importância Eh que que vão enxergar num governo absolutista o que era na visão deles correto começa a haver o confronto que vai gerar a república puritana lá na frente que a gente já bem sabe com a a prisão né uma guerra civil de grandes proporções o exército modela feroz eh arrebenta com todos os outros exércitos as outras resistências e ao terminar por eh diversas vezes eh avança é atacado pelo exército do Rei e acaba vencendo esse exército prendendo o rei ele é julgado por traição
contra o povo é condenado e vai e é decaptado aqui eu acho que já tocamos num assunto importante que é importante da gente esclarecer el um pouco mais quando nós falamos do Henrique vi que ele se separou dos católicos e criou a igreja anglicana então nós estamos falando de grupos religiosos que também acabam se envolvendo com os grupos políticos tá então os grupos religiosos que nós vamos ter majoritariamente de peso aqui a gente podia dizer são católicos Ah você tá falando de peso então você tá falando tem muita gente não ele tinha um caráter importante
mas não necessariamente tinha muita gente podia ter gente de um Escalão alto podia ter nobres e de fato tinha nobres de de Alto Escalão com uma grande quantidade de terras e servos é a alta nobreza alguns deles tinham simpatia pelo catolicismo tá então você vai ter católicos a partir do Henrique vi anglicanos você vai ter puritanos por isso que a gente no geral fala católicos e protestantes por você tem diversos diversas divisões dentro que vão a aparecer eventualmente na Inglaterra então apenas lembrando católicos anglicanos e puritanos digamos são os mais presentes nesse momento histórico Mas
nós vamos ter presbiterianos anabatistas e uma série de outras de outras denominações dentro do grupo de Protestantes para nós os principais são católicos anglicanos e puritanos que vão marcar esse começo tá bom eh então aqui nós já falamos do do conjunto de interesses eh para não nos estendermos além do que nós já fomos só vamos lembrar que a república puritana com Oliver Cromwell assume o poder ele fica no governo faz transformações importantes que agradam a burguesia e depois ele digamos eh ele ele morre ele deixa o poder porque ele morre e o poder passa pro
seu filho O Ricardo Cromwell que é um péssimo administrador não consegue gerenciar acaba a república puritania e volta monarquia Carlos I depois o irmão dele Jaime i e é no Jaime I que ocorre digamos todas as tensões com a tentativa com a a a o camento do governo Inglês cada vez mais próximo do catolicismo que gera uma revolta vamos dizer em boa parte dos Ingleses que acabam oferecendo a coroa para Maria i e pro seu marido Guilherme de Oran que desembarca e conquistam a coroa aprovando passando assinando o chamado Bill of rights declaração dos direitos
Tá bom então até a próxima tudo de bom para vocês até mais tchau tchau