E aí tudo certo seja bem-vindo a mais um vídeo Desse Canal Eu me chamo Bruno Costa e no vídeo de hoje eu quero falar com você sobre algo que a princípio ele pode parecer um pouco inspiracional mas eu creio que isso pode lhe ajudar no desenvolvimento dos seus planejamentos Assim como também tem me ajudado a podemos dizer assim a suportar o processo de melhoria que a nossa vida existe eh semana passada e aconteceu assim um feito que para mim até o presente momento é um feito histórico um histórico para mim né Deixa eu explicar a
uma ano e um ano e um mês não um ano e 2 meses eu iniciei a na prática do jits eu sempre fui um um cara assim podemos dizer que gostei de praticar alguma atividade eh antes de ter mudanças de cidade mudei de cidade duas duas vezes isso duas vezes não tô nem lembrando Quantas vezes eu já mudei de cidade não mas foi duas vezes e na antiga cidade que eu morava eu praticava isso foi a um bom tempinho atrás Isso foi no período ainda do do ensino médio e lá eu praticava futsal e vôlei
vôlei de quadra como também vôlei de areia e antes de mudar para essa cidade na outra cidade na minha cidade natal eu jogava futebol de campo e depois que eu fiz a outra mudança de cidade para atual que agora eu resido e e eu mudei para cá foi Em 2014 eu parei um pouco assim de ter uma assiduidade na na prática tanto de de futsal como de de futebol de campo e como também de vôle jogava esporadicamente e que às vezes não não tinha tanta Constância nas atividades jogava uma vez ou outra às vezes pela
dinâmica da que a vida vai tomando às vezes por até por esquecimento de esque esquecimento é é bom às vezes por desleixo meu de não praticar uma atividade eh física ali constantemente e no no ano passado eu fui fazer a experiência de de ver como era que funcionava o o jito foi assim podemos dizer sem nenhuma pretensão eh sábado agora eu tava até conversando com um amigo meu e a gente faz umas começamos a fazer umas caminhadas durante os sábados ele tava me perguntando Bruno Mas por que você escolheu o Gil gson porque não escolheu
assim outra arte marcial um Box um um karatê uma capoeira aí eu até tinha falado para ele eu só fui para ver como funcionava E sem assim nenhuma grande pretensão eu fui lá para ver como era que funcionava E acabei gostando e hoje já estou com um um ano e dois meses e coloquei como uma das metas que eu quero atingir que é a a faixa preta pois bem e nesse meu um um ano e dois meses de de prática do J jitsu na semana passada como eu tava comentando no no início desse vídeo aconteceu
um um feito histórico para mim até o o momento né E isso irá melhorar meio eu com o decorrer do tempo que foi o seguinte eu consegui eh fazer três rolas consecutivos há um um ano atrás isso podemos dizer era inimaginável eu mal fazia um rola já saia exausto ali cansado já quase sem fôlego mesmo e parece parece não é assim que que funciona a medida que a gente vai melhorando em alguma coisa Ah medida que a gente melhora melhor a a gente melhora essa frase eu ouv ela no no livro do do David Allen
a arte de fazer acontecer eu concluí e ler esse livro na semana passada e no final dele ele falava isso que quanto mais você melhora melhor você melhora e é muito disso hoje eh eu ainda sou não não estou no quadro do dos bons nem dos regulares na prática do do jist Não não sou nem bom nem regular Ainda sou podemos dizer assim incompetente porque tem que ser veradeiro não tenho a Total competência para dizer que sei dar das coisas como eh deveria saber completamente tanto porque eu ainda agora que sou faixa branca com 3
G Mas o que eu consigo perceber é que desse um ano para cá existiram melhores e a cada dia a a cada treino quanto mais eu vou melhorando melhor eu vou melhorando claro que essa melhora a a princípio ela pode ser assim milimétrica dizer mas de milímetro em milímetro a gente chega no metro depois chega n um quilômetro E assim a gente vai vai andando mas o o eu quero trazer com isso aqui para esse vídeo de hoje é que você tem que ter o entendimento a percepção de que o um planejamento quando a gente
inicia no ato de de planejar assim sempre o o primeiro vai ser ruim o segundo vai ser melhor que o primeiro mas ainda vai ser mais ruim que o terceiro ou seja as coisas vão melhorando com o tempo e não não cabe a gente ter assim uma ansiedade de e querer eh que as coisas saiam excelentes da primeira vez que a gente vai fazer por exemplo essa nesse final de semana aqui em casa tava com um um vasamento e eu resolvi e consertar com tentar consertar a parte desse vazamento n eu peguei as ferramentas aqui
comparei a algumas peças e resolvi em partes o vazamento Como assim resolvi em partes porque a parte que eu até engraçado aqui quando tava eh fazendo lá o o serviço quando eu concluí parecia que estava tudo ok por parecia que estava tudo aqui porque o o vazamento cessou mas só que uma das tubulações que foram isoladas e a gente não tinha conhecimento disso ela dava para PR caixa da da descarga e pro chuveiro e então a caixa de descarga do chuveiro acabou fando sem a água e mas houve uma primeira ação podemos dizer assim que
trouxe um um resultado satisfatório que foi a a eliminação do vazamento Mas claro que por ser uma primeira atividade assim realizada ele não surgiu o o efeito que poderia ter surgido se fosse uma pessoa que já tivesse bem mais experiência nisso no no ato de executar ali o serviço mas o que que eu quero dizer com toda essa conversa aqui espero que eu possa estar sendo Claro é no sentido de que quanto mais você melhora melhor as coisas melhoram e não cabe eh nos deixar levar pelo uma ansiedade ou um imediatismo de que as coisas
possam ser resolvidas no no primeiro momento e quando eu falo isso aqui a primeira pessoa que escuta isso sou eu são o os meus ouvidos isso aqui cabre para mim também e é um um processo que eu também estou buscando melhorar de entender isso de que as coisas melhoram quanto mais você melhora confesso que no teve um determinado período da minha vida que eu queria as coisas meio num imediatismo às vezes Tinha uma ansiedade querer que tudo ficasse eh fosse perfeito num num primeiro momento e muitas das vezes eu acabava parando numa inércia podemos dizer
assim de por querer que tudo fosse perfeito num primeiro momento acabava nunca desenvolvendo a ativid e as coisas elas só vão melhorando A partir do momento que a gente começa a agir verdadeiramente Hoje eu tava até assistindo uma das aulas do do Elton Luiz é o cara que eu gosto de acompanhar e ele falava algo muito interessante era a questão da da potência e do at por exemplo a gente não pode eh só imaginar que é a gente tem um potencial potencial para algo e por achar que a gente tem esse potencial para algo eh
acreditar erroneamente que nós conseguimos fazer determinada coisa bem por exemplo se você ficar só no âmbito do do potencial Ah acho que eu tenho pot aquo Eu acho que tenho potencial isso mas se você não entrar verdadeiramente para fazer aquilo você nunca terá a real percepção de que aquele seu potencial realmente condiz com a realidade porque a potência não é o Ato é ação então nós devemos agir para ver se realmente as coisas funcionam do jeito que a gente pensa E o planejamento ele serve como eu já falei em um outro vídeo aqui vou deixar
até o o Card dele aqui no final desse que você pode clicar para para assisti e entender um pouco mais sobre isso de que o planejamento ele serve para amplificar ou melhorar a ação o planejamento ele é um meio que leva e leva a alcançar um mas muitas das vezes acontece de que a gente fica meio que parado numa Barreira do planejamento eu até ten um playbook onde eu falo com isso de como romper com a barreira do planejamento se você quiser conhecer mais sobre isso o link se encontra aqui na descrição desse vídeo e
por muito das vezes a gente ficar nessa Barreira do planejamento a gente não sai do da potência para o at e para que os resultados possam ser alcançados a gente tem que sair da potência para o at a gente deve fazer com que nosso planejamento melhore As Nossas ações Esse é o grande intuito de um planejamento quando a gente cria um planejamento de um projeto para que as ações possam ser execut adas e os resultados possam ser atingidos a gente nunca executa um projeto a gente executa as ações que existem dentro daquele projeto a sequência
de ações que existem dentro daqueles projetos eu posso estar divagando um pouco aqui nesse vídeo hoje mas espero que isso possa ficar compreensível para você que a grande mensagem aqui é de que as as coisas melhoram a partir do momento que você melhora ou melhor quanto mais você melhora melhor você melhora então fazse necessário que você se coloque num estado de ação para que as coisas possam Ir melhorando Ao decorrer do tempo é como a questão do do juros composto Quando você vai investindo ali a cada tempo que vai dis tendo um investimento o o
valor Ali vai aumentando Então a nossa melhoria ela funciona assim como um um juros compostos faz necessário que você Invista na sua melhoria que você Invista naquilo para que as coisas possam Ir melhorando e num tempo você possa e alcançar esse resultado e dentro agora voltando aqui para paraa questão do jits o o tempo que eu tenho buscado a melhorar dentro da prática do jiton é em virtude de alcançar o meu objetivo de longo prazo que é daqui entre 10 a 15 anos me tornar um um faixa preta Esse é o período eu tenho em
mente dentro desse projeto de daqui a 10 a entre 10 a 15 anos me tornar com faixa preta Espero que ocorra tudo bem Até lá então se você estiver aqui durante esse processo eu vou poder lhe dizer em sabe daqui a 10 a 15 dizer consegui me tornei um faixa preta no no jit mas a a grande mensagem central de hoje aqui eu quero trazer fazendo essa analogia com o processo do do jito com o processo do planejamento é de que a melhoria ela vem com o tempo e então não precisa você eh se deixar
levar por uma ansiedade ou se deixar ou pensar que as coisas não vão acontecer o jeito que você planejou muitas vezes elas não vão acontecer mesmo porque os imprevistos exem e o tô lendo o livrinho aqui esse aqui o da Prudência e tem um trecho aqui que eu achei muito interessante e era talvez era essa a percepção que eu estava tentando encontrar sobre a questão dos imprevistos e não estava ainda tendo a visualização plena do que seriam os imprevistos e aqui no livro da Prudência eh São Tomás de Aquino vai falar que os imprevistos são
a oportunidade da providência divina agir em nossa vida então quando a gente cria essa percepção de que os imprevistos são a oportunidade ou é a oportunidade da providência de Vina Gira em nossa vida a gente meio que se desprende dessa barreira ou desse medo de de lidar com os imprevistos talvez você não não seja católico como eu mas eu como católico eh essa visão de que os imprevistos são uma a oportunidade do da providência divina agir em nossa vida faz total sentido para mim e ainda na questão desse livro eu acho que em um outro
vídeo aqui eu dei uma informação errada sobre a questão da Prudência se eu não me engano eu tinha falado que a prudência é uma das virtudes teologais eu errei completamente peço perdão por isso peço desculpa por isso a prudência ela é uma das as quatro virtudes cardeais juntamente com a temperança a fortaleza e a justiça e a prudência podemos dizer assim eh a maior entre essas quadro e o o o que seria a prudência aqui já entra um pouquinho na no no livro se você quiser depois eu posso fazer um vídeo a respeito desse livro
então se você tiver interesse deixa aqui no nos comentários que depois eu gravo um vídeo sobre esse livro A prudência ela pode ser entendida como o seguinte a partir do momento que você tem uma percepção ou um entendimento das do passado e do presente você pode eh meio que identificar o que acontecerá no futuro não é não é algo de de adivinho mas é o seguinte por exemplo imagine a questão do do do estudo de estudar Você sabe que no passado ou no presente temse provas de que quem estuda aprende então se no passado você
estudou provavelmente no futuro você terá aprendido se no no presente você está estudando então provavelmente no futuro você terá aprendido Então você terá a prudência Por exemplo quando alguém me pedir algum direcionamento você terá a prudência de entender o que se essa pessoa estudou no passado ou está estudando no presente é muito mais provável que no futuro ela tenha aprendido algo então a prudência pode ser eh simp Flori falando assim pode ser entendida dessa maneira mas o vídeo de hoje não é sobre esse livro é sobre a questão de que quanto mais você melhora melhor
você melhora então não se deixe meio que limitar pelas incertezas ou pela Barreira do do do planejamento só se coloque em Ação saia da potência para o ato que eu creio que as coisas irão melhorar se esse vídeo fez sentido para você deixa aqui nos comentários e confere o outro vídeo que eu falei que pode lhe ajudar a entender um pouco mais sobre essa questão do do pensamento e da ação como isso eh influencia dentro do nosso planejamento um grande abraço e até o próximo vídeo