olá meu nome é lucas e ao longo da discussão que se inicia agora nós falaremos sobre alguns aspectos básicos de neuroquímica especificamente nós falaremos sobre neurotransmissores neurotransmissores são sinalizadores químicos que são importantes para a comunicação entre neurônios eles estão presentes nas sinapses vamos relembrar um pouco os componentes das sinapses a gente tem um terminal presse na arte com a gente tem o terminal pós sináptica ea gente tem a fenda sináptica nessa imagem a gente tem na parte de cima o que seria o terminal pré sináptico é parte do neurônio pré sináptico é o termo mesmo
embaixo terminal pós sináptico no início do demônio posse náutico os neurotransmissores costumam ser armazenado no terminal pré sináptico e costumam agir na senda sináptica que o espaço entre os dois terminais o neurotransmissor ele não costuma entrar no neurônio no terminal pós sináptica ele haja apenas na venda então a maior parte dos neurotransmissores é produzida e fica armazenada no terminal pré sináptico e vai ser liberada para agir na fenda sináptica então vários neurotransmissores então a opção de presente do nosso corpo hoje já são conhecidos dezenas de neurotransmissores mas alguns deles são mais importantes ou mais conhecidos
a gente pode falar do grupo amato a gente pode falar do gabão a gente pode falar da nanda nita como os três mais importantes os outros às vezes até são mais pop são mais conhecidos mais populares como essa tio colina a dopamina a dupla noradrenalina e adrenalina e também à ciro toniná a lógica que vai reger a nossa discussão é que neurotransmissores diferentes eles têm papéis diferentes eles têm funções diferentes a gente começa a nossa discussão com o glutamato essa aqui é a estrutura química dele ele é o mais importante neurotransmissor excitatório no nosso sistema
nervoso central ele apresenta receptores excitatórios por isso que a ação dele é excitatório ele é responsável por provocar o pepsi ou é o principal responsável o pepsi que é o potencial excitatório pós sináptica é aquela ação que vai acontecer nas sinapses com o propósito de ligar os neurônios nessa gente tiver um número de pepsi suficiente eu vou ter um potencial de ação luta mata apesar de ser tão importante ele é o cara que no dia-a-dia liga os neurônios um excesso de glutamato ele é potencialmente perigoso porque afinal o excesso de glutamato está associado a esse
toxicidade uma ativação excessiva dos neurônios que pode levar à morte em situações do dia a dia isso dificilmente acontece mas em situações de dano e sistema nervoso ou de repente um acidente vascular cerebral pode ter uma e citotoxicidade uma excitação tóxica o a contraparte do glutamato já que o glutamato é excitatório a contraparte lado oposto é o neurotransmissor gaba que quimicamente tem essa essa aparência ele é o ácido gama aminobutírico destaque aliás letras iniciais quântica que gabo é uma sigla por isso que o hábito que a gente escreva gaba sempre em maiúsculo né a sigla
em inglês então o ácido fica lá no finzinho da palavra então gama aminobutírico ácido o gaba o ácido gama aminobutírico ele é um neurotransmissor inibitório ele tem essa ação inibitória porque ele tem receptores inibitórios e nos neurônios ele causa o pin ups que o potencial inibitório posse na tyco é aquele fenômeno que acontece nas sinapses que tende a desligar os neurônios como agente mencionou antes ele opera em oposição ao glutamato o glutamato liga os neurônios enquanto que o gaba desliga os neurônios quem vem para tentar fazer um equilíbrio dessas duas ações é a nanda amido
ananda mídia é bem maior do que o usual para os neurotransmissores ela é toda diferente tona é um neurotransmissor que não vai garantir o equilíbrio entre o glutamato e gaba impedindo o excessos para impedir um excesso de glutamato vai impedir o excesso de gaba na maior parte das situações do dia a dia às vezes esse sistema não funciona muito bem os seus receptores modo bem simplificado eles não são nem licitatórios nem inibitórios eles funcionam de um modo diferente e eles são tão diferentes que esses receptores eles costumam ser pré sinápticos a maior parte dos receptores
ficam no terminal pós sináptica mas dada a mina fica no terminal pré sináptico então esse neurotransmissor ele é liberado a partir do terminal pós sináptico para agir no pré para regular a liberação de glutamato e gaba esses receptores da nanda amido são os receptores on the age o thc o tetrahidrocanabinol que é o princípio ativo da cannabis é esse é um dos motivos pelos quais a a análise é uma droga bastante segura porque o mecanismo de ação dela impede excesso dos outros neurotransmissores então é difícil tem uma resposta excessiva de sistema nervoso central a cannabis
então esse trio e glutamato gaba e ananda amido são os mais importantes neurotransmissores os outros como eu costumo dizer são os outros eles são importantes mas eles são menos em termos de efeitos marcantes a gente tem a sétima colina que tem essa cara aqui é bastante importante no sistema nervoso periférico em que ela vai fazer contração muscular ea falta de acerto e coli no sistema nervoso central que é uma coisa pouco comum de acontecer mas quando acontece da associada à doença de alzheimer um outro neurotransmissor a dopamina custo manter essa cara se apresentado com essa
cara é parte do sistema de busca de recompensa que é o que faz com que a gente tenha motivação o que faz com que a gente tenha desejo por fazer coisas só que esse neurotransmissor associado a uma série de desbalanceamento desequilíbrios nenhum excesso em córtex pré-frontal o excesso de dopamina está associado ao delírio os delírios e alucinações que são característicos da esquizofrenia enquanto que a falta de dopamina em pré frontal associado ao telê h porque no pré frontal ela também é importante para manter o foco da atenção só que essa dopamina faltar uma outra estrutura
que são os núcleos da base o resultado disso é a manifestação de doença de parkinson as alterações de movimento características do pa do parkinson a gente tem também a noradrenalina e adrenalina elas são uma dupla a gente apresenta como uma dupla porque elas são muito parecidas quimicamente e tem os mesmos receptores então elas têm ações que são muito parecidas elas também são conhecidas como a nora epinefrina e a epinefrina ea noradrenalina é a mesma coisa que não a epinefrina adrenalina é a mesma coisa que a equipe indefinida só que ontem no latim na hora da
adrenalina e adrenalina e outro está em grego na hora em pneus frios a epinefrina esses neurotransmissores envolvidos num aumento de atividade corporal e maneira mais simples de representar isso é o coração do coração fica bastante acelerado ea gente está pronto para fazer atividade física ea falta de sinal do transmissor em sistema nervoso vai estar associado a algumas das manifestações de depressão a gente vai explorar mais adiante a aula ea gente tem a serotonina né com com essa aparência estrutural que está associado tanto a calma tranquilidade e felicidade como também é encenar de agressividade tristeza ela
vai ter esses efeitos diferentes porque está agindo em receptores diferentes nem porquê receptores diferentes podem levar sonhos diferentes de modo simples não é exatamente esse o nome que a gente usa mas os receptores do tipo 1 estão associados à calma tranquilidade e felicidade que são emoções ou estados de humor vistos como bacana e enquanto que o receptor do tipo 2 está associado à ansiedade agressividade tristeza que em muitos casos não são coisas desejáveis o equilíbrio entre esses negro e se entre os receptores vai afetar qual é o papel predominante da serotonina de modo simples a
falta de serotonina leva a um aumento na quantidade do receptor do tipo 2 isso vai fazer com que o duas características do receptor do tipo 2 ansiedade agressividade ea tristeza se tornem mais marcantes então esse excesso de receptor do tipo 2 costuma resultar em depressão em algumas outras pessoas em ansiedade a nossa síntese então é que neurotransmissores diferentes eles costumam ter efeitos diferentes efeitos bastante variados