E aí E aí Olá pessoal trouxe um pedaço aqui da LDB que a lei de diretrizes e bases da educação né no que se refere ao ensino superior para a gente poder ver o que é que a lei fala sobre Quais são as atribuições de um professor do ensino superior 1º estimular a criação cultural eo desenvolvimento do Espírito científico e do pensamento reflexivo segundo formar diplomados nas diferentes áreas do conhecimento aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua então primeiro a gente
tem que estar enquanto docente enquanto profissional do ensino superior saber que o nosso aluno ele tem que estar apto tanto para pesquisa científica quanto para o mercado de trabalho e incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e desse modo desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive promover a divulgação de conhecimentos culturais científicos e técnicos que constituem Patrimônio da Humanidade e comunicar o Saber através do ensino de publicações ou de outras formas de comunicação Esse é um
outro problema que a gente enfrenta né quando a gente fala de docência do ensino superior Muitas vezes os profissionais da docência do ensino superior se portam como superiores às demais pessoas é o que a gente chama de academicismo na que na verdade não traz benefício nenhum para a sociedade quando a gente olha o próprio conceito de Universidade ele diz que o conhecimento produzido ali ele tem que ser revertido em benefício da própria população Então você se portar como aquele que a detém o conhecimento que é inatingível ele não traz benefício nenhum nem para você nem
para comunidade que você está inserido o objetivo né é difundir o conhecimento o objetivo é fazer com que seus alunos sejam replicadores né dessas desses conhecimentos que são produzidos adquiridos dentro da Universidade né então nosso objetivo é formar uma sociedade que seja cada vez melhor que possa implementar todas as inovações todas as técnicas todo aprendizado que é criada dentro da universidade G1 a suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração estimular o conhecimento dos
problemas do mundo presente em particular Os nacionais e regionais prestar serviços especializados a comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade é muito importante que a gente tem conhecimento a teoria e é dentro da academia que esse conhecimento se dá mas essa teoria tem que Talhada a realidade de nada serve eu ter conhecimento teórico se esse conhecimento teórico e não tem aplicação dentro da realidade onde eu tô inserido o objetivo do conhecimento é melhorar a sociedade né Eu só posso melhorar a sociedade seu a conhecer então um dos objetivos da educação superior também deve
ser estimular o estudante a conhecer a realidade Oi querido a conhecer os problemas pelos quais a sociedade passa para que ele nem com a sua formação posso ajudar a construir uma sociedade mais justa mais igualitária melhor promover a extensão aberta à participação da população visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição atuar em favor da universalização e do aprimoramento da Educação Básica mediante a formação EA capacitação de profissionais a realização de Pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aprimorem os dois
níveis escolares é também papel do professor no ensino superior trazer a comunidade para dentro da faculdade para dentro da universidade é papel do professor também né fazer essa mediação entre a comunidade EA instituição né porque o conhecimento que tá pronto sendo produzida ali precisa ser de acesso é né e é conhecendo a comunidade local que você pode dar uma aplicação prática do conhecimento que é produzido ali né só conhecendo é só aproximando dessa realidade é só aproximando a Teoria com a prática que você vai possibilitar com que seus alunos possam desenvolver né ações que realmente
vão ser benéficas pela sociedade né senão se não houver essa interação fica a teoria de um lado EA prática do outro né e todo o conhecimento que é produzido Olimpo vai servir para que é É nesse contexto didático-pedagógico averiguar a quantidade de alunos os novos desafios impostos pela sociedade as condições físicas da instituição os recursos disponíveis as possíveis estratégias de inovação as expectativas do aluno o nível intelectual as condições socioeconômicas retrato social sócio-cultural do aluno a cultura institucional a filosofia da universidade e o da instituição de ensino superior enfim as condições objetivas e subjetivas em
que o processo de ensino irá acontecer então tempo todo você precisa estar fazendo essa análise de onde eu estou Quais são as pessoas com quem eu estou me relacionando quem são as pessoas para quem eu estou preparando a minha aula né todo esse contexto cultural econômico social precisa ser levado em consideração quando você está fazendo um planejamento