[Música] a bmc é encarada como um instrumento de melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos portanto da educação não é na implementação da ncc é importante destacar o que as últimas pesquisas vêm dizendo a respeito dessa melhoria da qualidade o fator que impacta positivamente é exatamente o que me escolar acho que é disso que a gente vai conversar um pouco não é nessas pesquisas realizadas em 2014 elas apontaram o seguinte escolas que possuem escolar positivo portanto que impactam positivamente na aprendizagem dos alunos é óbvio elas têm qualidade no processo de ensino e aprendizagem não é
são escolas que conseguiram de certa maneira implantar um processo de ensino e aprendizagem com qualidade com foco no aluno especialmente com um ambiente de estímulo e de apoio ao aluno no sentido de que ele acredite que possa aprender no sentido que ele se sinta estimulado a aprender e de que ele seja apoiado também nesse processo ele não é um processo que acontece gratuitamente um processo com o qual a equipe escolar se responsabiliza um outro aspecto dessas escolas exatamente são os bons relacionamentos interpessoais não apenas entre os professores mais entre a equipe de gestão entre os
professores no sentido de que a escola e essas pessoas tenham um senso de pertencimento à instituição na qual trabalho e veja a construção da proposta pedagógica da escola e o importante instrumento para que as pessoas afim nem o seu senso de pertencimento elas reconheçam que elas são da escola consiste sem a camisa daquela escola e profissionalmente ela se dedicassem à aprendizagem dos alunos um outro aspecto das escolas positivo mas que tem muito a ver com esse exatamente elas oferecem elas constroem espaços de participação e de resolução de a lógica dos conflitos isso é absolutamente importante
não apenas dentro da escola mas também na sociedade como um todo nas famílias então veja bem criar espaços de participação em que as pessoas possam conversar em que as pessoas possam colocar aos seus as suas opiniões para que as pessoas e não estamos falando o óbvio das questões profissionais nós estamos falando também de um espaço de convivência entre pessoas e que se deve se processar nessa nesse mote da resolução de a lógica dos conflitos e de conflito não é algo para você colocar debaixo do tapete que ele nos ph ali na esquina conflito alguma coisa
que tem que ser conversada resolvida com a conversa interessada e franca entre as pessoas e nós óbvio não estamos falando aqui do de uma conversa de button falando uma conversa de escola e óbvio que isto tem que ser profissionalizado mais esse espaço esses espaços certamente fazem diferença e portanto veja bem se eu junto esses aspectos todos nas escolas que conseguem bom uma boa aprendizagem dos alunos se instala um ambiente de cuidado e ambiente de confiança e não de cuidado apenas com relação aos alunos mais de cuidado entre os professores entre a equipe cuidado com a
escola e óbvio como a escola não é uma ilha não é com os alunos aí eles provém de famílias diferentes estão inseridos numa determinada comunidade é fundamental que a escola se aproxime dos pais e da comunidade que ela mantenha uma relação com os pais a comunidade e para isso é fundamental uma boa comunicação muitas vezes a escola nessa tentativa de se aproximar dos pais se aproximar da comunidade ela não consegue se fazer entender o porque às vezes a gente tem o hábito de de sempre falar em pedagogia seis né que nem sempre a família à
escola porque muitas vezes a gente utiliza de um jargão se não é o pedagogo ges é o jargão da minha disciplina da sua disciplina então cuidado com a comunicação a comunicação não é algo para separar as pessoas é para aproximar as pessoas para que os pais entendam exatamente qual é a proposta pedagógica da escola o que vai ser garantido na aprendizagem dos seus filhos a pesquisa indica ainda que as escolas que possuem escolar positivo é consegue encosto tem um senso de justiça não é tem um senso de justiça isso faz com que elas construam coletivamente
as regras que são necessárias ao funcionamento da escola e as sanções também são justas veja bem construir regras é coletivamente fazer acordos com os alunos inclusive é uma boa regra também para conseguir melhorar a disciplina é quando as pessoas elas próprias fazem acordos e chegou a determinadas regras elas tendem a respeitar estas regras enfim em síntese segundo esta pesquisa nós chegamos a uma conclusão inevitável não é é absolutamente importante para o bom funcionamento da escola para implementação da base a gestão pedagógica que fique atenta a esses aspectos e certamente uma gestão dos coordenadores dos diretores
que fique atenta para que criar condições favoráveis a que estas questões para que este clima possa se estabelecer em cada escola [Música]