Olá pessoal e sejam muito bem-vindas a mais um podcast da comunidade do agora com uma convidada hiper especial talvez não teria como não ter essa convidada porque é simplesmente a nutricionista mentora idealizadora criadora fundadora tudo da du e da comunidade do An daa Costa Olá lá que bom tá aqui realizando esse projeto que a gente vem falando H um tempo né então tô muito feliz que bom Que deu certo e Que bom que tu é Nossa entrevista ador hoje acho que é uma honra tá ser entrevistada por ti que legal ah é uma honra entrevistar
eu sempre falo que é um perigo colocar o microfone na minha frente então vamos ver e a ideia aqui pessoal é como a gente tá chegando no final de 2024 final de ano sempre vem aquela ideia de tá aí o ano que vem né então a gente já queria fazer uma conversa de nutre para nutre Sobre como é que a gente pode se programar se planejar se organizar pro ano seguinte no caso agora a gente tá em 2024 né para pensa em 2025 mas se tu tiver assistindo esse esse podcast de 2025 para 2026 Talvez
tenham coisas que também possam ser válidas porque no fim das contas quando nunca é um momento errado da gente parar e planejar e replanejar e se adaptar pro nosso crescimento de carreira né sim com certeza e eu acho que esses momentos Assim lá né de encerramentos de ciclo são muito importantes assim né e o final de ano para todo mundo é um encerramento de ciclo a gente faz vários balanços assim então acho que é um ótimo momento pra gente ter essa reflexão aí que tu tá trazendo eu gosto de pensar Como que foi o meu
ano anterior né O que que eu gostei de fazer o que que foi prazeroso né Para eu tentar replicar pro próximo ano porque a gente já tá um tempinho no mercado né então já tô H bem mais do que 10 anos no mercado então 15 anos então é algo que todos os anos eu preciso parar para pensar porque tem muitas oportunidades muitas coisas legais pra gente fazer só que a gente não consegue abraçar tudo então a gente tem que ir realmente filtrando que faz sentido Então esse é o meu balanço assim é pensar o que
que eu gostei né que aconteceu para replicar pro próximo ano e claro principal Na minha opinião que sou muito exigente é corrigir erros Assim é um mês é um período que eu fico um pouco mais estressada porque eu começo a pensar em tudo que não foi tão legal no ano né Para eu querer fazer diferente e melhorar pro próximo ano eu acho que essa é uma dica importante para quem também assim exigente como eu com certeza eu adoro essa ideia de de balanço na conversa com a Tanara que é outro podcast outro episódio que você
também pode assistir que ajuda muito nesse final de ano início de ano a gente Usou essa palavra retrospectiva inclusive já começo te perguntando como é que tu chegas agora assim nesse final de 2024 como é que tá o teu balanço desse ano como é que tu tá te sentindo profissionalmente foi um balanço muito positivo falando na Du como um todo assim a gente teve um ano de bastante crescimento foi bem legal em relação à equipe também a gente conseguiu fechar muito bem várias coisas foi um ano de muitas mudanças né mas mudanças bem Positivas foi
bom de uma forma geral ã e a gente fez muitos eventos presenciais isso foi realmente uma coisa muito muito legal a gente cresceu muito nisso naessa parte de eventos é uma parte que eu adoro fazer que a gente faz com i já há vários anos a gente ama e esse ano a gente estabeleceu bastante fazendo eventos bem especiais e a gente quer fazer também obviamente pro próximo ano mais eventos pra minha parte mais profissional como nutre né Falando de Nutre para nutre eu preciso dar mais atenção confesso é algo que eu tô sentindo essa falta
assim então eu quero projetos para mim para 2025 não só pra du né olhar um pouquinho mais pra Anne Nutri acho que um grande objetivo agora pro próximo ano legal quando tu fala em Anne nutre tu pensa parte Clínica consultório atendimento exato S porque a an nutri tamb é mentora né mas eu dou muita atenção desde que eu abri a Du eu dou muita atenção PR essa parte e a Gente não consegue dar conta de tudo Acho que é muito bom a gente externalizar isso né e eu não consigo dar conta de uma forma que
eu gostaria tanto da parte dos pacientes quando da parte da aliment se eu olho mais para um lado o outro lado ele não fica com o meu olho obviamente né então não adianta Então esse ano né o próximo Anana eu quero realmente olhar um pouquinho mais para essa minha parte porque eu acho que a d já tá camendo muito bem né Acho que Esse crescimento faz parte disso então eu posso olhar agora um pouquinho mais com meus pacientes e merece Inclusive para quem não sabe curiosidade a Anne foi a minha primeira mentora eu olho para
Anne eu sei que assim a gente aqui nós somos colegas e nós somos mentoras da comunidade mas mentoras também t mentoras e a Alene foi a minha primeira mentora eu lembro muito assim de traçar objetivos com ela inclusive alguns dos objetivos que eu mais lembro era Palestrar e dar aulas eu falavas eu adoro falar ora hora né então acho que tu foste uma excelente mentora Que bom E fizemos eventos maravilhosos juntas também a gente teve duas edições nos últimos anos da nutrição comportamental inserida no D então maravilhoso acei é verdade e acho que tu falou
tanto agora sobre eh eventos presenciais Eu acho que isso foi um contraste tão grande com anos anteriores né Especialmente na época da pandemia Que foi o foco do online inclusive foi que nasceu a comunidade que é uma plataforma online então olhando assim para essa essa essa grande esse grande contraste né primeiro um alguns anos onde o foco era todo online agora um ano de 2024 que teve tanta presença presencial que que tu consegue observar assim alguma tendência assim do do de 2024 alguma coisa que foi que foi marcante assim de 2024 dentro da nutrição eu
entendo que as pessoas Querem cada vez mais experiência Independente se a gente tá fazendo um evento presencial ou se a gente tá fazendo um evento online né como é comu as pessoas querem muito mais do que só conteúdo né lá elas querem experiência experiência ela pode ser ter alguma ter as mentoras ali tendo atenção com elas né tendo o grupo da comu como a gente tem né para ter bastante troca elas querem algo além o passo além realmente do que só uma Entrega de conteúdo né e com certeza nos eventos presenciais a gente consegue fazer
isso muito bem né Eu acho que os nossos eventos são bem marcados por isso né e a gente precisa seguir fazendo isso então a grande tendência eu vejo sempre dentro do mercado da nutrição porque é um mercado também que tem muita procura de outros né outras eh marcas e pessoas Então assim É normal a gente ter muitos eventos e esses eventos eles estão cada vez mais especiais Então a gente tem que Se inserir nisso entregando bastante experiência Não dá para ser só uma entrega de conteúdo assim então acho que isso é uma coisa que a
gente sempre tá olhando legal E tu extrapolaria Isso pros atendimentos assim pra prática Clínica assim de olha não é só simplesmente uma consulta de anamnese e entrega de plano alimentar é uma experiência maior Com certeza absoluta isso eu quero dar mais atenção para mim mesmo porque em vários outros anos né eu Já dei essa essa atenção e sei o quanto isso repercute positivamente pra gente mas é algo que a gente tem que parar e pensar né que experiência é essa porque eu sou muito pragmática também tu já me conhece né quem não me conhece ainda
saiba disso então eu acredito muito eh no que é Central né e o que é Central realmente para mim numa consulta entregar uma boa consulta que o olho no olho é realmente entregar o que o paciente ele veio buscar mas essa Experiência também ele quer né então eu quero realmente trazer outras coisas que tenham a ver com a experiência do paciente também muito legal e bom a gente falou agora de tendências né que tu eh avaliou em 2024 tu leva essa mesma tendência para 25 tu tu acha que essa questão da experiência é algo que
vai seguir permeando nos próximos anos eh tem alguma área da nutrição que tu senta assim ó eu tô percebendo que isso aqui tá em alta que assim a experiência ela Pode englobar todas as áreas da nutr acho todo mundo que trabalha com eh eu tu a um nicho mais esportivo funcional eu sou da mais da comportamental a tara mais voltado pro vegetarianismo acho que a experiência ela pode adentrar todos os nossos nichos tu acho que tem algum alguma áre área da nutrição assim que tá em alta hoje um dia eu acho que é importante a
gente comentar isso assim lá a gente acredita muito e fala muito da importância de nichar né da gente ter Realmente algo mais setorizado dentro daquilo que a gente gosta mais de atender do público que a gente tem mais afinidade até pra gente conseguir direcionar mais o que a gente estuda porque senão também a gente fica perdido estudando mil coisas não especializa verdadeiramente em nada né só que eu vejo uma tendência da gente dar um passinho para trás também em relação a isso a Profissional ou nutricionista enfim né eu falo muito no feminino Sempre mas o
nutricionista ele tá realmente ciente do que permeia um paciente como um todo né aquilo que a gente fala de ser algo mais integrativo ner mais integrativo do paciente então quero te dizer assim por exemplo que uma nutricionista da área esportiva ela não pode ignorar obviamente a parte comportamental do paciente assim como a gente não pode simplesmente abandonar um paciente se ele se ele deseja se tornar vegetariano ele não quer mudar de Profissional então é muito importante eu acho que a gente ter esse olhar amplo do paciente para mais que a gente entenda que não seros
especialistas em tudo mas ter esse olhar amplo pro paciente eu acho que é uma grande tendência a medicina por exemplo né do estilo de vida tá crescendo Endo muito nos últimos anos né Eu acho que a gente pode se inserir também dentro desse mercado de olhar o paciente como um todo e não segmentar tanto mas é uma visão minha eu Espero que isso aconteça isso é muito importante eu acho que é entender que a gente tá trabalhando né com uma pessoa que ela apesar de ter demandas às vezes específicas ela tem um comportamento humano ela
tá inserida num mundo onde talvez várias outras áreas vão vão acabar interferindo naquela questão dela e é importante a gente conseguir ter esse olhar mais Global do paciente exatamente eu acho que isso é um foram aluns passos que a medicina deu também Né hoje dando exemplo pessoal aqui para vocês a minha avó faz um atendimento que é com uma médica que junta todo o que é pra cabeça dela porque quando a gente vai chegando né numa fase mais idosa a gente vai no cardiologista ele fala uma coisa vai daqui a pouco no neuro fala outra
algo interfere na uma medicação interfere na outra então a gente teve que buscar uma profissional e conseguir se olhar no caso da minha avó pro todo eu acho que isso é muito importante né a Gente tem que ter alguém realmente que una todo esse quebra-cabeça e nós como mistas a gente também pode ser esse tipo de profissional né perfeita colocação acho que às vezes se a gente tiver em dúvida né de o que fazer olha como é que eu posso crescer melhorar o meu atendimento talvez a primeira coisa que a gente poderia fazer é se
colocar no lugar do paciente o que que eu buscaria se eu fosse hoje agendar uma nutricionista porque inclusive né Não só mentoras tem mentoras nutres também podem ter nutres se tu senta na cadeira do paciente o que que tu gostaria de que fosse perguntado para ti o que que tu gostaria de ouvir como é que tu gostaria de ser visto e e e contemplado digamos assim então acho que talvez seja um bom exercício da da maneira que que vocês fizeram com com a tua voz assim de ver o que que vocês estão buscando e trazer
isso para pro teu pra tua experiência profissional eh Talvez assim ó se tu sente que tu gostaria de melhorar o teu atendimento não sabe como não sabe por onde começar começa te colocando no lugar de paciente o que que tu gostaria que a Nutri te perguntasse como é que tu gostaria que a nut te tratasse que experiência tu quer ter no consultório ou online Exato eu acho que isso é que vai trazendo grandes diferenciais assim pra gente né L acho acho o currículo ele vai ficando cada vez mais hã na gaveta entre aspas e com
Muito respeito ao nosso currículo né mas não adianta a gente ter um currículo maravilhoso se a gente realmente não olha para esses detalhes né uma namin bem feita quando a gente fala bem feito é ter perguntas ali que fazem sentido para uma conversa né Que pergunta que eu me sinto à vontade para fazer pro paciente a resposta que ele me dá eu vou ser útil para ele então são esses detalhes assim que é o que faz realmente uma transformação interessante numa Consulta e não só o conhecimento que o conhecimento para mim é uma coisa básica
né acho que a gente tem que realmente saber obviamente que a gente tá fazendo né mas esse essas outras questões assim que envolvem o atendimento é o nosso grande diferencial perfeito e assim como tu mesmo já falaste me cedo Tu tem muita experiência já tá há que 15 anos no mercado F pois é pois é agora fui comentar e sim foi 2010 eh que eu terminei 2011 foi o meu início de né Então a gente vai para 2025 são 14 anos tando amiga parabéns Obrigada e eu até penso assim olha Tem tantas nutres que estão
se formando agora começando agora e penso assim nossa mas para aí já tá muito na frente se tu fosse conversar com uma nutre que tá começando agora tá porque tu falou assim ah eu vou avaliar como é que foi meu ano passado meu esse ano que passou fazer a tua retrospectiva esse balanço quando que tá chegando no final da faculdade se formando agora Agora ela não tem essa bagagem ainda que que tu diria para ela assim me pensando não só em como é que tu era quando tu tava te formando mas também assim que que
tu gostaria de saber que que tu gostaria que tivesse te contado quando tu tava te formando tava no final do ano da tu tua formatura fosse começar na ingressar na profissão sim eu acho que eu queria queria primeiro um abraço eu acho que dizer assim vai ficar tudo bem porque quem tá nos ouvindo aqui tá se Formando eu sei o fardo que é isso assim para vou dizer talvez 99% das pessoas assim né é algo realmente que me impactou pessoalmente muito né Eu estagiava eu tava super ativa já e quando eu me dei por conta
eu não ia poder continuar no estágio porque né Termina depois que a gente se forma o que que eu vou fazer naquele dia seguinte então foi um grande surto eu que eu tive e eu queria realmente que alguém tivesse Meo assim calma vai dar Certo acho que um ponto PR essa pessoa pensar é que claro que ela não pode ficar parada esperando que as coisas aconteçam mas que tudo leva um certo tempo né Tem formas da gente atalhar a gente fala muito isso na comum Claro que tem as pessoas não precisam começar com os mesmos
erros que eu comecei né coisa que eu falo sempre por exemplo precificação eu comecei precificando muito mal as minhas consultas e é algo que eu pago um pouco o preço até hoje Imagina 14 anos depois sabe ã por questão de posicionamento e tudo mais enfim né entendo que isso me impactou até hoje assim então eu gostaria que alguém tivesse medito assim que Calma realmente dá certo que é o que eu falo pra maioria das minhas mentoradas assim tem mentoradas que sempre foram maravilhosas mas que a gente não tem um retorno tão imediato naqueles primeiros dois
anos eu vou dizer Queiros do anos da nutrição assim é quase uma incubadora Que a gente tá ali ainda se desenvolvendo não é porque a gente se formou que a gente tá 100% pronta a gente vai olhar pro mercado a gente vai criar Nosa anamnese a gente vai se colocar em movimento isso é uma coisa obviamente muito importante porém sem aquela grande cobrança eu acho que se cobrar demais é algo que pode impactar muito negativamente nesse início né porque justamente aí pode vir essa comparação profissionais já estão Há muito tempo no mercado e é totalmente
desleal essa essa competição né concordo plenamente e acho que claro que um dos grandes fatores que aumenta muito essa comparação é as redes sociais porque a gente olha não só profissionais que já estão a anos no mercado estão super bem a gente pensa Ah eu nunca vou chegar lá mas às vezes tem profissionais que recé se formaram e já dizend olha em questão de poucos meses de atendimento minha jina tá cheia e tu pensa me que pressão E assim gente isso é ã parabéns para esse profissional é muito mérito do profissional com certeza grande efeito
mas não é a realidade de muita gente é exceção da exceção é exceção da exceção e não quer dizer que tu não vai chegar lá eu acho que essa não assim Ah tu não tá atrasado já às vezes eu acho que tem uma ideia muito forte né de que a pessoa ela já é lançada no mundo né profissional na carreira e ela já se sente atrasada ela sente eu já tô atrás As pessoas já estão muito mais adiantadas e assim pensando que agora nós estamos em dezembro a maioria das pessoas quando for se formarem por
janeiro né claro que cada universidade tem as suas as suas épocas de formatura aí vai aplicar pro CRN aí o CRN vai chegar não tem ali uns mesez inhos tem um um eu diria ser é quase como se fosse a despedida das férias letivas né para nunca mais ter né nunca mais ter inclusive é mas como é que a pessoa pode Melhor aproveitar Essa época ótimo pensando assim dezembro janeiro fevereiro Eu lembro que o meu CRN saiu eu se eu não tô enganada ali ou final de Março ou início de Abril como é que tu
diria que melhor a pessoa pode aproveitar esse momento só quero fazer uma adendo a questão de nunca mais ter férias só no sentido que não são mais as férias escolares né que a gente tem obviamente não quero né estar aqui promovendo um grande bornal coletivo não É isso é porque realmente a gente tem essas férias ISO por favor é que a gente tem realmente essa questão assim muito determinado das férias e é isso um alívio gente que eu fui resgatar agora a pouco na terapia que realmente eu nunca mais ia ter né tipo terminaram as
aulas passei em tudo Nossa que legal agora eu só preciso preocupar de novo quando voltar a vida profissional é diferente disso né a gente precisa descansar obviamente mas é diferente a gente tá Sempre pensando né o que vou fazer para melhorar o que que não deu tão certo no ano passado enfim né ao longo dos últimos meses isso é algo normal enfim da maioria da vida Dupa é o diria o ônus e bônus de fazer sua própria agenda né com certeza absoluta o ponto positivo é que a gente faz sua própria agenda o ponto negativa
é que aa depende da gente então assim a gente escolhe Quando vai ter férias mas ao mesmo tempo essas férias não são aquela coisa cantida de Tipo ah tu vai agora parar e tu vai esquecer teu trabalho depois quando retomar ele vai est ali esperando por ti não exato exato tipo sou minha própria chefe que legal e que meu Deus que inferno que que eu faço com a minha vida Tipo isso né bom o que que eu faria né nesses meses assim né de standby assim eu acho que de novo acho que é olhar pro
mercado né começar a entender tua precificação é começar a fazer teus materiais é realmente né quem tá na Comum né que quem tá escutando esse podcast né Por enquanto ele tá 100% disponível só para quem anda comum então eu maratonar coisas bem básicas assim da comu né Hã Como comentei ali no início eu posso est H 20 anos formada tô H 14 Mas poderia estar 25 a gente poderia estar falando aqui de muito mais tempo eu ainda sim resgato e revejo coisas que parecem básicas mas que é igual reler um livro né L tu deve
passar para experiência quando a gente já lê um Livro há vários anos atrás e vai ler de novo Tu pensa nossa mas esse trecho aqui não tinha me chamar atenção porque tu tá em outro momento de vida perfeito então Olhar eu olho outros cursos e velhos cursos também né cursos que eu já olhei para relembrar de pontos muito importantes então eu faria isso eu eu começaria por esse básico assim para quem tá começando não dá para colocar querer atropelar muito Não condeno de forma nenhuma quem já começa a fazer uma Aposta tem gente que gosta
e quer mas eu acho que se ela não ocupar muito teu tempo ela pode ser válida agora se tu pensar só em de novo estar num lugar de aprendizado talvez não seja tão interessante eu acho que quando a gente se forma tem que virar a chavinha tu ser uma executora també e não só uma Aprendiz o tempo inteiro tem que começar a executar coisas porque senão tu vai ficando efetivamente para trás com o passar dos anos não pode só querer Aprender tu tem que começar a executar perfeito e eu acho que tem um assunto hoje
em dia já faz alguns anos do qual a gente não consegue fugir escapar e por um bom motivo que é as redes sociais são as redes sociais digamos a pessoa tá se formando ela tem esses meses ela não sabe por onde começar ela viu que tinha gente que começou já a fazer redes sociais quando tava ainda na faculdade ela tava Talvez não tenha feito isso como é que ela pode dar esse start assim Que que tu diria para essa pessoa pensando né nas coisas que Tu fizeste nas coisas que tu não fizeste o que que
tu diria baseado na tua experiência do que funcionou o que não funcionou e para essa pessoa que tá começando agora que que ela pode fazer para aumentar melhorar trabalhar nas redes sociais dela para mim a primeira Dica porque ela é a mais importante Às vezes a gente não coloca numa ordem na crescente Mas agora eu estou colocando eu realmente Silenciar perfis que me fazem ter essa sensação de estar para trás de dar ess sensação de Nossa mas eu mal comecei eu não tenho nada fulana mal começou e já tem tudo se isso não é para
ti algo que tu olha e tu parabeniza genuinamente não precisa ficar olhando isso porque essa comparação não faz diferença nenhuma pra tua vida de uma forma positiva então eu não ficaria me comparando eu sou de Outra Geração sou de outra época né eu tenho hoje 36 anos eu não cresci com Redes sociais né Então para mim isso é muito mais fácil né mais fácil de lidar eu quero dizer eu acho que quem qu realmente cresceu com isso desenvolveu com isso tem uma autoestima realmente muito pautada nas redes sociais e eu vou falar uma coisa que
é básica todo mundo já falou 20 vezes mas preciso reforçar aqui rede social um recorte da vida da pessoa Às vezes alguém tá comentando que a agenda já tá cheia por um gatilho de escassez às vezes não é verdade que Agenda da pessoa tá tão lotada ou que a gente fala muito é uma agenda que não é necessariamente lotada mas satisfatória para aquela pessoa né então se ela atende duas vezes por semana e todos os horários dela daquele turno que ela sublocou um lugar estão lotados a Genda dela tá lotada não quer dizer que ela
tá atendendo segunda a sábado das 8 às 18 e tu não preencheu nenhum horário tua semana então ter essa reflexão no meu ponto de vista é o mais importante pro Longo prazo né pra tua saúde mental tu começar a se estruturar sem ficar olhando pro vizinho isso não te faz crescer de forma nenhuma tem perfis que são inspiração até inspiração para conteúdo mas evita ter um perfil lotado de nutres o meu perfil não é lotado de nutres não sigo todos as nutras que eu adoro e que eu estou às vezes até por perto porque senão
meu perfi fica só só só nutricionistas temp e o que acontece ao invés de eu estar Fazendo conteúdos originais eu tô às vezes me baseando para um conteúdo que eu já vi ou pior não faço porque eu vi Puts A La acabou de fazer um conteúdo parecido então não vou fazer então isso é perigoso né Tá cercado de tantas nutres assim Acho que esse é algo importante da gente pensar apesar de ser uma dica às vezes que pode causar um estriamento que a gente tem muitas colegas a gente cresce que é o crescimento de todas
né cresce juntas no Entanto a gente tem que cuidar se isso não tá trazendo um nível de comparação ou até de deixando para trás coisas que poderia est fazendo eu concordo muito com isso que Tu disseste e realmente é um às vezes um um conselho que talvez as pessoas não imaginariam talvez as pessoas pensassem assim não te cerca de tudo que pode te inspirar segue todas as referências Isso foi uma coisa que eu passei a fazer ref depois de um tempo que é isso de silenciar ou às vezes não Seguir pessoas que às vezes são
pessoas maravilhosas profissionais incríveis mas se o quando aquele conteúdo daquela pessoa chega até mim e faz eu me sentir de uma maneira que eu não gostaria de me sentir independente do motivo pode ser uma pessoa incrível com a melhor das intenções se ele evoca em mim um sentimento que eu não quero ter seja de culpa comparação qualquer coisa eu digo assim eu não preciso porque é aquela coisa assim o celular hoje em dia quase Uma extensão do nosso corpo é como se fosse um pouquinho da nossa casa interna num num mundo aqui nesse aparelho e
a gente olha para aquilo a gente consome aquilo então por que que a gente vai trazer pra nossa casa algo que a gente não quer uma algo que a gente não quer cultivar Então acho que é uma excelente dica as pessoas não se tu quiser pegar uma pessoa que ah eu preciso seguir por motivos x ahi eu não posso deixar de seguir essa pessoa porque ficaria chato Silencia a pessoa não vai saber não vai saber exato tem muitos perfis silenciados e pessoas que eu deixei de seguir porque eu vi que não fazia mais sentido com
o meu próprio discurso Então acho que é algo normal pra gente normalizar a rede social é isso sabe então tu pode ir no evento adorar a pessoa ver ela mas não necessariamente precisar exatamente tá sempre consumindo aquele conteúdo que às vezes não faz sentido para ti eu acho que é um ponto Também importante lá de comentar que eu fui me dando conta disso nas consultas com os pacientes talvez eu já tenha comentado isso contigo anteriormente mas que eu tinha coisas assim ai Anne eu comprei aquele bolinho Fit enfim que eu vi porque eu vi que
tinha uma curtida tua então assim a gente tem que cuidar um pouco isso eu falo muito isso porque muitas vezes algo que parece não tão intencional nosso ou Nada intencional pro paciente pode estar se tornando uma Validação então quando eu falei de deixarem seguir algumas pessoas para mim isso também faz sentido sabe porque se aquela pessoa fala uma coisa que não tem nada a ver com o que eu acredito mas a Anne segue mas a Anne segue Putz não será que a Anne concorda então eu tento e a gente não consegue sempre claro mas tentar
alinhar muito eh o que eu sigo com o meu discurso sabe e o que eu vou consumir também né de curtidas de comentários ã tudo isso faz parte de Quem as pessoas enxergam que a gente é né então acho que esse é um ponto que eu cuido muito interessante interessante e eu acho que tem o o um outro ponto que tu trouxeste assim de não fazer do teu Instagram do teu feed né de não o teu perfil mas o teu feed o que chega até ti não ser simplesmente uma bolha de nutricionistas porque no fim
das contas é muito natural eh completamente natural na verdade que a gente se sinta numa bolha de nutrição parece que é todo Mundo fala sobre nutrição todos os assuntos devem estar saturados quando na verdade a gente respira muitas vezes esse mundo de nutrição o nosso WhatsApp é cheio de nutre nosso Instagram é cheio de nutre mas pras outras pessoas talvez a gente seja a única nutricionista que a pessoa segue exato E aí da às vezes essa paralisia de tipo assim não mas o meu conteúdo não vai ser tão original Porque já já fizeram todo mundo
já falou sobre isso então por que eu vou emitir a minha Opinião Por que eu vou postar eu uma receita de lanche se todo mundo posta uma receita de lanche né Isso pode nos paralizar Com certeza e a gente vê as pessoas com cada vez mais dúvidas por exemplo de lanches a gente vê as pessoas se tem uma dúvida inclusive ó não existe conteúdo menos saturada um conteúdo que sempre vai ter espaço é ideia de lanche nas redes sociais todo mundo tem sempre cidade de londes e coisas básicas de novo Lembrei de tomar água que
é uma Coisa que a gente faz seguidamente eu tô sempre falando para cuidar para não chegar numa refeição h mais calórica hiperpalatáveis que eu já falei 25 vezes e se eu falar 26 vezes at até aquela pessoa vai dizer ai que legal Não sabia disso porque tem pessoas novas entrando ali a todo momento então é algo realmente muito importante isso que tu comentou né porque a gente às vezes vive numa bolha e acha que tá tudo saturado na verdade Não é bem assim a gente furem a bolha e quando quanto mais também a gente segue
outros perfis mais a gente vai tendo ideias mais criativas né acho que esse é um ponto muito importante a gente observar né então outros perfis diferentes de outras árias sabe o que isso aconteceu esses dias comigo em consulta uma paciente falou Ai vou uma pizzaria seria muito ruim se eu tomasse uma uma dose zinha de U antes de ir e eu na minha cabeça eui gente Claro que não A Anne falou sobre isso primiro eu juro eu lembrei de ti e na minha cabeça é quase como se fosse um conhecimento transferível automaticamente o que eu
vi a Anne postar meu paciente já sabe já deve ser Óbvio na verdade não eu tô aprendendo contigo e a gente vai eh como assim propagar esse conhecimento então a gente aprende muito e o o conhecimento não é óbvio né O que a gente acha que óbvio não é e agora sim a gente deu então um bom Panorama geral Dicas incríveis para quem tá começando para quem tá saindo da faculdade para quem vai começar então basicamente eh não não se comparar com quem já tá no mercado há muito tempo ou para quem tá postando métricas
incríveis de sucessos instantâneos coisas que não são realistas a gente também falou sobre passar esse Essa época éa do ano de n até o CRN sair digamos assim Essa época de standby focando em conhecimento tu falou de conhecimento básico dá para Pensar assim no curso de anamnese dá para pensar no curso de de inst curso de Instagram até pra pessoa se sentir já mais capacitada e pronta para atender no sentido que ela Inclusive tem que ser especialista em tudo certeza e falou essa questão de redes sociais que que tu deu essa essas essas dicas muito
boas para quem tá com and agora vamos trazer um pouco pras pessoas que já estão no mercado há mais tempo inclusive Assim entre nós duas tem uma grande diferença Tu já é formada há quase 15 anos eu sou bem mais recente num nutrição não porque eu seja tão mais nova mas porque eu comecei a nutrição muito mais tarde também mais mas então assim então assim entre nós eu tenho o quê uns 5 anos de formada se for mais do que isso vou ter que descobrir depois 5 se anos de formado não parece então assim e
talvez tenha pessoas que tenham o meu tempo de esper Talvez as pessoas tem teru tanto experiência Talvez a pessoa esteja Chegando nesse final de ano agora um pouco frustrada assim olha B eu queria eu queria est em outro lugar já porque eu tenho out patamar n Eu sinto que as pessoas estão avançando Eu acho que eu fiquei um pouco para trás eu fiquei um pouco estagnada então assim essa pessoa Talvez não tenha esse tempo de no no verão que vai ser o tempo de pausa o tempo de esperar o ser reino Talvez a pessoa esteja
pensando Olha eu quero fazer o no verão acontecer eu quero Aproveitar para crescer no verão nessa nesse nessa nesse final de ano início de ano que que tu diria para essa pessoa que tá agora nesse nessa fase de carreira de Olha já já fiz o básico eu agora quero chegar no próximo patamar bom se a gente fala do próximo patamar em relação à à agenda né antes de pensar em lotar agenda eu ol caso eu não seja lotado porque Imagino que essa seja uma das frustrações né da maioria das pessoas Independente de que momento que
Ela tá da carreira dela isso é algo sempre desafiador é um moment é uma coisa importante a gente comentar assim como tu comentou assim quem faz a nossa agenda somos nós mesmas nossa né tipo sou eu que tenho que tá fazendo aquela máquina girar eh existe tem muitos momentos da nossa vida da nossa carreira que isso funciona de uma forma bem eh eu vou dizer entre aspas automática né porque as pessoas já já te conhecem né então existem essas indicações diretas Se tu tem o Instagram minimamente fortalecido assim né se tu já tem uma interesas
uma comunidade também ali contigo tá mais fluido isso fica mais fluído o processo mas ainda assim não quer dizer que não existam momentos desafiadores né tem ali um mês por exemplo de Julho que a gente percebe uma baixa geral na Du porque do julho é o mês de férias então as pessoas estão viajando com se quem tem filhos né estão viajando com seus f filhos né ou então Vão viajar ou ter um planejamento disso e acabam não indo no consultório por questões até financeiras Enfim então acho que entender oscilações é é importante eu faria um
balanço do ano de novo mas aí de uma forma não ã Ah só de pensamento colocaria na ponta do lápis mesmo colocaria numa planilha de excel Como foram meus ganhos em cada mês pra gente entender essa oscilação porque quem atende mais tempo né gente tá falando com esse público tem que ter Isso isso é algo muito muito importante até para quem tá começando também começar já se organizando assim né l então olhar para mes meso para entender que é o alguns meses vão ser às vezes de mais baixa tem gente também que superestima o mês
de Dezembro né achando que meu Deus é o mês de muita procura porque aquele mês assim né Para dar o gás pré-natal pré ano novo não quem queria verdadeiramente fazer isso fez ali Talvez lá em Outubro a gente tava Mais tinha Talvez em outubro em setembro dezembro é aquele mesmo um pouco mais bagunçado PR a maioria das agendas as pessoas marcam mas também desmarcam com uma regularidade maior Então eu acho que é reconhecer os períodos de agenda é algo muito Fundamental e muito importante Outro ponto ao invés de pensar de novo só em encher a
agenda pensar na precificação agregar mais coisas na tua consulta e aumentar um pouco o valor Dessa consulta não adianta a gente ficar saturada com trocos atendimentos no dia se a gente não tem depois tempo de dar atenção para esses pacientes e a roda não gira a gente não consegue fazer realmente uma boa fidelização daquele paciente então eu olharia para isso Vê se a tua consult pode ser melhor precificada para eu tu atendendo a mesma quantidade que tu atende não precisa pensar em tá sempre com a agenda lotada Uhum mas conseguir ter uma remuneração Melhor perfeito
então da mesma forma que a gente fez esse balanço de quem tá saindo da faculdade começando agora vamos fazer um balanço para quem já tá no mercado e quer dar um um passo mais fazer um balanço até na questão assim financeira de como é que foi esse ano para entender essas questões mais cíclicas e e e tem a questão da entrada desculpa de derom lá mas que a gente coloca muito né o cuidado ah entrou isso mas quanto saiu Será que eu não tô Gastando além também do que eu deveria talvez eu não tô no
patamar que eu gostaria por isso Então acho que tem que ter esse cuidado também né eu vejo as pessoas muitas vezes se iludindo exemplo tá fechei planos de acompanhamento né que é onde tu ganha às vezes num momento único o valor de CCO TR 6 10 não sei quantos né quantas consultas tem de acompanhamento Mas tu meou naquele momento e todos os outros meses tu vai atender aquela pessoa sem ter aquela Remuneração então tu tem que olhar para isso né então isso é uma coisa muito importante tá muito bem organizada para qu tá mais estabelecido
perfeito até porque se Digamos que passa atendimentos presenciais Tu paga teu consultório por uso tu pode receber naquele momento por aquele paciente mas tu vais ter gasto com esse atendimento no m seguinte gasto da sala sem aquele aquela entrada específica então às vezes até fazer uma uma uma projeção Tipo olha eu ganhei Agora por três consultas cinco consultas mas eu já ã vou alocar este ganho para aquela despesa do meu trabalho do meu consultório perfeito eu acho que aí também entram outros pontos pra gente olhar um del eles é ver se o valor desse meu
acompanhamento tá condizente com o valor normal né não é porque é um acompanhamento que eu vou ter que dar trocentas consultas para aquele paciente né com valor muito inferior Então isso é muito errado de fazer então a gente Também tem que fazer um plano que seja às vezes muito mais agregando coisas diferentes por ser um plano de acompanhamento do que tá fazendo valores muito baixos Esse é um ponto importante E outro ponto também ter tempo de limitação para esse plano acontecer perito porque às ve acontece a pessoa fecha o plan de acompanhamento e não colocou
ali o limite a pessoa volta daqui 3 anos querendo seguir o acompanhamento não tem como então eu por Exemplo coloco planos que não tem uma duração Além do que se meses Então meus planos não tá passam isso porque talvez em se mes eu quera ficado de outra forma eu quero que o paciente tenha um ótimo proveito daquele acompanhamento não fique postergando tudo que ele poderia estar fazendo no período mais curto Então isso é uma coisa importante também para fazer perfeito inclusive aproveito e eu passo né essa dica minha que foi uma grande mudança da maneira
que eu Estruturo os meus atendimentos que é hoje em dia eu só trabalho com planos e acompanhamentos e na hora de definir prica gente foi uma bagunça eu mudei tanto de ideia de como é que eu ia estruturar como é que eu ia precificar porque primeiro a impressão é essa né tipo não fazer plano vou dar éé 20% de desconto deente de repente eu tava quase pagando para aquilo Porque assim quando tu paga o consultório ou quanto aquilo sai às Vezes em relação a tributos tu acaba pagando às vezes por atender se tu tem algum
material impresso que tu vai entregar pro paciente né tudo isso tem que ser contabilizado E durante todo o tempo de acompanhamento da paciente vai entrar em contato contigo ele vai te demandar porque assim Digamos que tu faça um plano de cinco consultas essa pessoa vai passar isso de mês em mês durante cinco meses Talvez a pessoa te demande então tem que levar isso em Consideração na hora de precificar perfeito comer sempre and dar se nivelar gente para um pouquinho mais do que tu tá achando porque a gente tem a tendência de ficar puxando para baixo
e isso realmente atrasa muito como eu falei para vocês que atrasou para mim lá inicialmente o valor de uma precificação normal decente condizente com o trabalho que tava empregando perfeito e eu acho que isso inclusive eh é um é um estímulo muito grande pra nossa entrega quando a Gente entende o quanto o nosso trabalho É valorizado a gente se sente muito mais disposto a ajudar aquele paciente num momento ai me demandou no WhatsApp num momento olha mas eu tô sendo remunerada para isso eu tô sendo bem remunerada para isso então a gente faz isso com
mais gosto a gente vai atrás de novos materiais novos conhecimentos com mais gosto porque a gente sabe que isso tá tendo um retorno financeiro e eu acho que isso é uma coisa assim que que tu me Ensinou desde o início né a importância do retorno financeiro que trabalhar com que gosta é muito legal vai muito além disso Claro até porque a realização pessoal para mim sempre esteve vinculada à realização também financeira eu quero passar isso para vocês também né então não adianta me sinto muito realizada me sinto eh eu faço o que eu amo mas
eu não me sinto valorizada profissionalmente no sentido de estar sendo bem remunerada é uma grande queixa que eu ouvia desde o Início desde que eu entrei na graduação e eu me determinei que eu ia fazer diferente disso sabe eu não ia ser realmente a pessoa que fica reclamando nos cursos que nutrição é pouco valorizada e que a gente ganha pouco então desde o início eu me estabeleci assim apesar de ter PR ficado muito mal apesar disso né porque eu não tinha realmente essa orientação lá anteriormente mas desde o início eu sabia como estruturar minha agenda
para Conseguir um ganho razoável no início muito legal e Inclusive só dessa nossa conversa aqui eu lembrei de duas coisas que eu aprendi contigo com essa questão de precificação eh a primeira delas é de na hora de precificar de entender o quanto tu quer quanto tu quer ganhar naquele mês Ah mas também eh uma questão que para mim é muito forte é atrelar não só o que a gente ganha atrelar a questão financeira com a questão pessoal e a questão pessoal de gastos que tu Acabaste de falar pra gente ó presta atenção nos teus gastos
vê o quanto isso tá atrelado e o quanto isso tá impactando o teu trabalho então assim tem momentos em que quando eu quero colocar um objetivo para mim tipo assim quanto eu quero ganhar eu tô pensando por que isso ah porque eu quero digamos eh comprar o carro porque eu quero eu quero viajar eu quero alguma coisa específica aquilo fica mais palpável para ti e da mesma forma ao contrário Quando vai fazer um gasto às vezes tu pensa assim quantas consultas tem nesse gasto Exato eu calculo muito por consultas Com certeza gast eu faço isso
às vezes eu penso não gente pera aí né são algumas horas do meu trabalho mas se o único item faz sentido Então acho que isso é uma uma boa uma boa dica assim de de manter o a questão financeira ela ela é importante pra gente também ser boas profissionais a gente acha que a gente tem que entregar tudo né sim com certeza E a gente não consegue também reinvestir num consultório que seja legal a gente não consegue reinvestir num curso legal ficar fazendo coisas que a a gente adora fazer quer dizer na área profissional ainda
seja não é bem remunerado né a gente falou aqui de viagem de comprar uma casa comprar um carro né Daqui a pouco tem pessoas que estão querendo a sua independência financeira né sair da casa dos pais eh mas tem também a parte profissional que a gente tem que saber Reinvestir né então se a gente tiver gastando muito e a quona não tá fechando a gente não vai conseguir se desenvolver também mais profissionalmente então depois de C anos de formado Talvez tu ainda não vai ter começar aquela posa que tu queria Talvez tu não consegue ir
nos cursos presenciais que tu gostaria porque tu tá gastando muito então Essa realmente é uma é um balanço que tem que fazer assim legal usou uma palavra que eu acho que é muito importante pra gente Que falou é reinvestir né entender o quanto a nossa profissão nosso crescimento profissional é um investimento cursos eh palestras o Nossa experência nossos materiais o consultório onde a gente atende alguém para fazer teu Instagram se tu não é ótima nisso né contratar uma equipe que faça fotos profissionais tuas tudo isso é reinvestimento Uhum E agora a gente tá bom a
gente falou assim né de dicas Gerais para as nutres que estão se Formando para as que já estão mais experientes agora eu resgat um pouco do que tu falou no início e trazer um pouco para ti das tuas estratégias quando tu pensa em 2025 Tu falou que tu quer focar nessa questão da n da tua experiência tu como nutre que que tu pensas se é que tu já traçaste alguma coisa específica de estratégia para ti em 2025 para mim como nutre bom ã de novo eu vou puxar pros eventos da du né a gente tá
com muitos eventos organizados já para 2025 essa Foi uma grande diferença também desse ano a gente tem as coisas bem estruturadas a muito mais no macro do que a gente já fez assim pra gente muito importante a gente entende quando a gente tá crescendo que a gente precisa fazer isso e eu quero colocar também nessa agenda que eu ainda não coloquei mas vou colocar né aproveitar nesse meu período eh projetos que eu quero fazer com meus pacientes também então eu quero fazer alguns eventos com os meus Pacientes quero fazer coisas mais online também com eles
quero estruturar uma coisa ainda que que a gente já criou a eu criou para mim mas não botei não botei tética ainda eu ainda não vou comentar mas vou colocar ao longo do ano Então tudo isso é realmente algo para ser estruturado nos próximos meses assim né então quero botar coisas em práticas vos pacientes mas também mais sempre de atenção para eles is é um pto também importante né uma coisa que eu ensino Muito é tentar sempre conectar eles de novo né chamar entender e eu não tenho conseguo fazer isso nos últimos meses isso tem
me dado M situação eu te entendo Inclusive eu aprendi muito contigo sobre listas de transação para quem quer entender mais sobre isso tem no material Extra deseo da comunidade e eu uma coisa assim que eu fiquei que eu fiquei pensando agora eh bom eu sei que tu tens uma agenda já super satisfatória quando a gente ao invés de Falar sem agenda cheia mas atora para ti porque eu sei que é imag super concorrida mas eu aprendi contigo inclusive desde o início da minha carreira eh que no caso já era uma carreira super desenvolvida tua de
entender que tem dias que a gente vai tirar para fazer atendimento os dias que a gente não vai atender então assim né desa ó vou atender sei lá quarta quinta e sexta por exemplo de tal horário tal horário tá tocar os outros projetos Outros dias então Eh eu sei que a tua agenda já é ela ela é super concorrida bem satisfatória mas e se tu Anne quizer parce aumentar a tua agenda e assim já tá presente nas redes sociais uma nutricionista super bem conceituada conhecida jornal do almoço ela é estourada mas assim que que tu
Faria diferente Ah vai quero vou aumentar um dia na minha agenda esse ano eu quero aumentar em sei lá 10% doos atendimentos inventei um número aqui mas O que que tu Faria an para aumentar os os o teu volume de agenda eu teria mais presença em redes sociais isso é uma coisa que eu tô devendo bastante e e eu acho que isso faz muita diferença pras pessoas então ter uma presença maior a gente teve um curso recentemente com cafel terra que está na comu também e ele reforçou importância dos conteúdos de feed coisa que eu
não dou muito bola eu eu alimento muito a minha própria comunidade ali então nos Stories é muito Difícil eu est ausente eu tenho que estar realmente muito esgotada muito cansada ou enfim para não fazer nada nos Stories Mas e aí eu alimento a minha própria comunidade né então eu não tô alimentando esse público externo é isso que a gente tem que pensar se eu quero aumentar minha agenda eu preciso alimentar mais esse público externo né e quando a gente faz ações legais para os nossos pacientes reverbera também outros pacientes é claro que ele vai ficar
Muito mais feliz de postar que ele foi na Anne e ganhou um presentinho que ele ganhou uma sacola diferente que ele fez um tinha um evento e ele participou da Nutri dele então quando a gente dá atenção para os nossos pacientes a gente acaba também respingando muito né nos outros nas outras pessoas o boca a boca que é o que fez eu crescer muito na verdade porque hoje em dia beleza tem minhas redes sociais ali mas eu tenho 30.000 seguidores não é assim eu não Tenho 300.000 seguidores não é dali que vem a maioria dos
meus pacientes vem ainda do boca a boca porque quando eu me formei nem Instagram existia né então eu tinha que fazer realmente essa outra parte que eu acabei deixando de lado passar dos anos mas alimentar mais a quem já tá comigo para ele seguir sendo um propagador das minhas consultas maravilha então assim eu vou fazer um resumão do que a gente vi até agora para cada eh público aí tu me corrige se Tiver alguma coisa errado se tiver faltando alguma coisa para quem tá recém começando para quem tá saindo da faculdade para quem vai começar
agora e aproveitar esse momento do verão para fazer curso de questões básicas questões técnicas básicas e também já começar a pensar essa questão da das redes sociais e também filtrar um pouco o que tá recebendo para quem já tá no mercado para quem quer dar o próximo passo Fazer uma avaliação uma retrospectiva Especialmente essa questão financeira para entender onde é que pode estar um furo de Out que F que tá entrando ou tá saindo em exesso em excesso entender que tem essas questões cíclicas dentro do ano e de uma maneira mais né específica tua tá
tá pensando n na como ser assim na experiência das tuas consultas tá falando às vezes falar mais das redes sociais e expandir o teu conteúdo para um público externo né a gente tá acostumado com Stories mas tem que ter Conteúdo no feed às vezes os reals são as melhores saídas mesmo então são ess são dicas Essas são dicas pontuais para 2025 também é isso aí super memória Adorei e agora assim para encerrar pra gente finalizar essa nosssa conversa se a gente tivesse repetindo essa conversa neste mesmo L lugar aqui no final de 2025 fazendo um
podcast sobre o final de 2025 consegue imaginar Onde é que tu gostaria de estar o que que tu gostaria de pensar assim o que que tu conquistou Em 2025 de novo falando da du quero muito seguir fortalecendo ainda mais a comu isso é algo também que a gente tá trabalhando a gente falou dos eventos presenciais aqui mas eu acabei mostando tanto a comum então o digital é uma coisa muito importante inclusive né colocando no teu resumão ali aumentando mais o item a gente também não basear nossos ganhos só em consultas tá é importante que a
gente vá pensando Também em outras formas de ter uma remuneração que não seja só de um para um né só cado consulta então o digital é muito bom para isso e a gente tem aulas também na C que falam sobre né então revejo aproveito este momento também para para ver ou rever ã Então eu acho que que eu quero est realmente com os eventos todos executados como a gente planejou né entender que já vou verbalizar e e internalizar de agora erros acontecem acho que isso é uma Coisa importante eu adoro ir em eventos gigantes e
ver que acontecia um BO enorme tipo Acabei de ir num evento maravilhoso enorme ag accionar tagado então assim um calor absurdo lá dentro aí tu vê assim que não interessa o teu tamanho vai acontecer algum perrengue e tudo bem Porque também tem isso quando a gente tá mais tempo no mercado parece que tu vai se tornando algo que tu Nossa não posso errar de forma nenhuma porque eu não estou há um ano no mercado não Gente tu vai errar a gente foi no push né L lembra alguns anos atrás lembra que despencou o letreiro despencou
despencou no meio do evento evento gigantesco maravilhoso a gente pagou muito caro para talar o letreiro desou quase um convidado que tava falando então coisas imprevisíveis podem acontecer né e citando elas aqui porque são grandes referências né jamais por uma crítica A gente foi neste evento iria mais mil vezes é um evento maravilhoso né uma Outra grande referência pra gente que é fora da nutrição e que a gente acaba também pegando muitos insights então entender quero sentar aqui e entender que alguns ecos fizeram parte Ok mas que eu conseguir crescer em relação tanto a comum
né dando bastante atenção para ela quanto pros eventos presenciais mas também a fortaleceu os seus atendimentos não ficou focando só nas nutres perfeito Então se tivesse que olha pensei agora aqui numa frase que faz tanto sentido Pra nossa pra nossa retrospectiva do passado quanto pro nosso planejamento do futuro é entender que os erros não invalidam nossos aceros poderia ser a frase do podcast ai maravilha então assim ó assim encerro te agradecendo muito por compartilhar com a gente todo o teu conhecimento toda a tua experiência muito obrigada por ser uma excelente mentora para todas nós eu
ainda me considero mentor tável e agradeço vocês por participarem de mais Um podcast da comunidade Du não esqueçam de compartilhar com a gente o que que mais vocês querem ouvir aqui no podcast e a gente deseja para vocês um excelente 2025 com certeza muito sucesso para todas obrigado eu