Olá, pessoal. Boa noite. Começando aqui a nossa mentoria da Purplaper, um ano de propósito. Sejam todas muito bem-vindas. Eh, vou pedir ajuda a vocês para vocês me dizerem se vocês estão ouvindo bem. Estão todas ouvindo bem? [limpando a garganta] Vou esperar o retorno de vocês aí pra gente começar. Boa noite, Cris. Boa noite, [roncando] pessoal. Alegria tá com vocês aqui hoje. Hoje o nosso tema, o título da nossa mentoria hoje é Ritmos da Graça. Deus gosta de calendário. Hoje a gente vai falar um pouquinho de história da Bíblia, história da igreja e aprender um pouco
sobre ritmos, os ritmos da vida, tá? Eu preparei uma aula para vocês, assim, vou compartilhando e tudo mais, mas se vocês quiserem fazer perguntas aí no chat, podem fazer, tá? É uma mentoria, eu quero separar um tempo Para pra gente interagir um pouco, tá bom? Eh, então vou ser um pouco teórica no começo, mas quero ser bem prática com vocês, tá bom? Gente, eu queria começar contando um pouquinho meu testemunho para quem não me conhece, né? me apresentar aqui. Carol Baso, trabalho criando conteúdo na internet, na área de teologia, sou professora da igreja. Meu maior
foco assim no ensino é em história da igreja, mas também há muitos anos eu tenho estudado e ensinado sobre gestão De tempo numa perspectiva cristã, né? É, é um dos meus focos aí. E eu acabei unindo duas coisas que eu amo, que que é organização, né? organização, gestão de tempo, produtividade e tudo mais, mas também história da igreja, né, que é uma das minhas paixões que eu me dedico. Mas como que começou assim a junção dessas duas coisas que são bem assim aleatórias, né, parecem aleatórias. Eu vou beber bastante água que eu tô recuperando de
uma gripe. Eh, aconteceu, E eu gosto sempre de falar isso para as pessoas, que eu não nasci uma pessoa organizada, tá? Eu não tenho essa, vamos dizer assim, prédisposição natural. Eh, desde pequena sempre fui muito desorganizada com as minhas coisas fisicamente falando, né, meio atrapalhada. Eu sempre fui uma pessoa muito produtiva, muito de fazer muito, mas organização não era o meu forte. E eu tive uma experiência com Deus já casada, já trabalhando no ministério, Onde eu percebi que aquela coisa de final de ano, né, eu sempre conto isso, final de ano, fazendo aquelas orações pro
Senhor, Senhor, mais um ano se foi, mais um ano chegou, o que que o Senhor quer de mim e tudo mais. Mas ao mesmo tempo eu tive aquela experiência de ver que as metas que eu tinha colocado, os propósitos, né, que eu tinha colocado para aquele ano, não, eu não consegui cumprir, né? E aí aquela sensação, né, e realmente aquele momento de prestação de Contas. E eu senti Deus falando comigo, isso há muitos anos atrás aconteceu. E Deus falando comigo mais ou menos assim, não foi uma voz audível, mas assim que eu interpretei, né? Eh,
eu te dei tudo. Eu te dei circunstâncias, eu te dei dons, eu te dei pessoas ao seu redor, eu te dei tudo, [roncando] mas você não conseguiu, né, frutificar nas áreas ali que você mesmo tinha colocado diante de mim e que Deus mesmo tinha colocado. [roncando] E aí eu senti Deus falando comigo, me mostrando, na verdade assim que tinha uma coisinha muito pequena, mas que estava atrapalhando tudo, que era uma má gestão do tempo. E eu sempre falo isso, que tempo é um presente, é um dom que Deus nos dá. E a gente não sabe
o tamanho desse presente. A gente não sabe quanto tempo a gente vai ter de vida, quanto tempo a gente vai estar na cidade que a gente tá, na igreja que a gente Tá, com as pessoas que a gente tá. Então, por isso que é tão importante a gente ser intencional e nós sermos sábios na nossa gestão de tempo. Hoje se fala muito sobre gestão de alimentos, que basicamente é gestão de alimento, de alimentação, né? Seria processo de emagrecimento, né? A gente gasta energia querendo emagrecer. Então eu quero comer menos, vou comer isso, vou a gente
fala sobre gestão financeira, se fala muito sobre gestão financeira, mas você já Parou para pensar que peso e dinheiro a gente perde, mas a gente consegue recuperar. Você pode perder uma grana e investiu, perdeu, mas você pode recuperar. Pode recuperar. [roncando] Tempo não se recupera. O tempo que a gente perde com os nossos filhos, o tempo que a gente perdeu, não investindo nas pessoas ao nosso redor, fazendo aquilo que a gente gostaria de fazer, aquilo não volta. E é uma notícia muito negativa, mas é realista. Então eu Queria começar a nossa mentoria hoje com esse
choque de realidade, tá? O tempo perde, a gente não recupera mais. Mas em Cristo a redenção, Deus redime todas as coisas. Então, primeiro a notícia, uma realidade, né? um fato, notícia ruim, mas a notícia boa é que em Cristo, sim, ele redime o tempo perdido. [roncando] Mas ainda assim, o apóstolo Paulo lá em Efésios eh nos alerta, né? Não sejam tolos, mas sejam sábios, remindo tempo, porque os Dias são maus. essa expressão ali remindo tempo. Algumas traduções vão trazer aproveitando bem cada oportunidade, mas eu gosto muito de remim do tempo, porque remim do tempo a
tradução assim não é tanto eh redimir no sentido de redenção, igual a redenção que Cristo [roncando] nos traz na cruz. A melhor palavra ali é resgate, resgatar o tempo. Então, qual é a notícia ou alerta que Paulo tá nos dando nessa passagem? Ele tá dizendo o Seguinte para nós: "Se você não foi intencional em como você lida com o seu tempo, ele não vai se organizar sozinho, porque por causa do pecado, todas as coisas estão debaixo do pecado e o mundo tende ao caos. A agenda não vai se organizar sozinho. Os hábitos não vão se
formar sozinhos". É uma triste notícia que Paulo está nos dando. Aproveite, resgate o tempo, porque ele como se ele tivesse sendo oprimido ali [roncando] por conta do Pecado. Então você precisa resgatar, você precisa libertar. Então você nasce em um mundo caótico, você nasce por conta do pecado, o mundo já maligno. Você nasce num calendário caótico ou numa vida sem calendário, numa vida sem organização. Eu falo para todo mundo isso, né? Se você não lavar a louça, ela não vai se lavar sozinha. E a mesma coisa é sobre a nossa agenda e a nossa organização. Então,
eh, na minha vida, eu passei por todo um processo de ser Intencional para me organizar, porque naturalmente eu não era. E eu percebi que como isso tinha a ver com a minha santificação, tá? Então, essa é um pouquinho do meu testemunho. Fui estudando, lendo livros há muitos anos atrás. Você não encontrava livros como os da Purplaper, você não encontrava os materiais da Purples, maravilhosos. O que você [roncando] encontrava nas livrarias era um livro sobre gestão de tempo, mas numa Perspectiva materialista, a galera aí do business, né? Vou me organizar mais para ganhar mais dinheiro ou
para descansar, mas descansar sem propósito pelo puro puro desejo do conforto, até a idolatria do conforto, né? Eh, seja organizado para trabalhar menos, para descansar mais, enfim. um certo egoísmo. E aí fui lendo alguns materiais em inglês, né, porque tinha, eu comecei a ver livros em inglês que juntavam essa perspectiva de gestão de Tempo, de organização com o evangelho, né, fazendo esse link. E aí o mundo se abriu diante de mim, porque meu Deus, faz totalmente sentido tudo, né? Para nós que somos cristãos, esse assunto é muito, muito mais relevante. E aí que acontece com
a minha história especificamente é que eu já estudava história da igreja. E aí quando eu comecei a estudar sobre gestão de tempo, aí eu descobri muita coisa, muita coisa legal. Uma delas eu Vou trazer para vocês aqui hoje, que [roncando] basicamente é: eu fui investigar os heróis da fé na história da igreja e percebi que muitos deles eram ótimos administradores do seu tempo, eram pessoas extremamente organizadas, tá? Eram pessoas que conseguiram juntar essas duas coisas muito bem. Por quê? Porque eles queriam ser pessoas mais piedosas, mais parecidas com Jesus. Eles buscavam santidade. Então, existe uma
intencionalidade em ser mais semelhante a Jesus, a trilhar uma jornada de discipulado. Então, eles não tinham esse problema que eu vejo que muita gente hoje em dia tem, que é assim: "Ah, eu quero ser mais espiritual, tá? Mas se eu me organizar muito, isso não combina muito com Espírito Santo. Espírito Santo é só espontânea idade. Eles não tinham isso. Eles se organizavam, faziam agenda, calendário, rotina. Vou mostrar isso Aqui um pouquinho para vocês hoje, tá? Então eu acabei juntando essas duas coisas, né? pegando um pouco da história da espiritualidade cristã e vendo essa questão de
gestão do tempo e percebendo várias coisas aí que aí eu vou compartilhar com vocês. Mas começando rapidinho, eh, eu queria começar lendo com vocês Êxodo 12, tá? Se tiver com Bíblia aí, quiser Abrir, Êxodo 12 fala o seguinte: "O Senhor falou a Moisés e a Arão na terra do Egito." Versículo 2. Este mês será para vós o princípio dos meses, será o primeiro mês do ano. Quero começar nossa mentoria hoje lá no Antigo Testamento aqui com o povo de Israel saindo do Egito. povo de Israel sai do Egito debaixo de uma escravidão intensa que envolvia
muito trabalho, né? tinha a questão da idolatria e tudo, mas tem todo um contexto de muito trabalho Pesado. E vem a libertação. O povo de Israel sai do Egito e uma das instituições de Deus sobre o povo é um calendário. Então é o nome aí, o título da nossa mentoria hoje. Deus gosta de calendário. Quem criou o calendário pro povo de Israel não foi Moisés, foi o próprio Deus. Quando o povo sai ali, olha como Deus é organizado, né? Não quer dizer que ele é chato, tá? Nem não aspecto negativo, né? Mas Deus é organizado.
O povo de Israel sai do Egito, se inicia um novo ciclo e Deus estabelece uma contagem de tempo, um ciclo, calendário anual. É um ritmo que está sendo estabelecido. Então Deus fala: "A partir de agora tudo novo aqui, agora é o primeiro mês". E Deus vai estabelecendo os meses ali. Então, duas coisas que são estabelecidas. Quem quiser ler depois essa passagem com mais calma em Êxodo, eh, Deus marca ali o tempo com o calendário pro povo de Israel, mas também o estabelecimento de Festas. Deus também é muito festeiro. Então, aí, ó, tá dois atributos de
Deus para vocês essa noite aí. Deus é organizado e Deus é festeiro. Deus ama a festa. Deus estabelece festas pro povo de Israel. Festas religiosas, né? Peças que envolvem adoração, que envolvem ensino, mas principalmente que envolvem memória. Vocês hoje vão comemorar a Páscoa. Vocês saíram do Egito, vocês vão comemorar Páscoa, vai ter essa essa liturgia, vai Sentar na mesa, vai matar o cordeirinho, comer o cordeirinho, chamar o estrangeiro para comer junto, a criança, todo mundo na mesa e tal, ervas amargas, tudo para lembrar de quem vocês eram. Então, [roncando] a gente vê aqui eh a
Deus como que ele é organizado, que ele é festeiro, mas ele é didático. Deus se preocupa com a nossa memória, com nos ensinar. Esse povo não pode esquecer o que eu fiz por eles. Então eu vou estabelecer uma liturgia, né, uma Marcação de tempo que todas as uma vez no ano, né, o calendário vai girar, eles vão lembrar de novo. Para pensar o que que seria de nós sem nossas festas, sem o Natal, sem as férias, né? Tudo isso são ritmos. Então, a gente tem essa sensação que a gente tá indo para algum lugar e
a gente tá mesmo. Então, Deus estabelece o calendário do povo de Israel. Deus estabelece contagem de tempo. Deus estabelece hábitos Litúrgicos. Três vezes no ano vocês vão comemorar essas festas aqui, tá? Mas antes de ir paraas festas, eh, eu pulei aqui uma coisa importante que é o sábado, que é um estabelecimento que Deus deixa muito firme. Então, Deus estabelece o calendário, mas estabelece o descanso. Eh, o que é que vai ser o nosso quarto mandamento. Inclusive, o sábado eh pro povo de Israel é a base, vai ser a base de várias festas. Então, em Êxodo
20, deixa eu ler aqui para vocês rapidinho, Êxodo 20, a partir do versículo 8, fala o seguinte: "Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e fará toda a tua obra, mas o sétimo é o sábado do Senhor, teu Deus. Não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem teu estrangeiro que está dentro das tuas portas." Deus estabelece o sábado. Gente, para Para pensar comigo o que que é o sábado, porque para nós hoje o sábado é
uma coisa muito normal. A gente já nasce dentro de uma estrutura de uma sociedade que a galera trabalha e descansa algum dia, que no nosso caso é muito mais o domingo, né? [roncando] Mas naquela época não existia nada disso. Não existia se parar, não existia não fazer a comida. pensa que é um povo rural, não tem iFood para pedir, sabe? É, é um povo muito muito muito da do Trabalho manual, muito, vou usar essa expressão, primitivo de alguma forma, entendeu? Então é uma revolução, é uma coisa assim totalmente diferente para aquele povo e pros povos
ao redor e daquela época você parar um dia e não trabalhar. E não só não trabalhar, né? Não deixar os seus servos trabalharem por você. Então, olha que quebra forte, né, gente? O sábado é uma coisa tão complexa, tão forte, tão intensa, que ele está nos 10 Mandamentos. Tá lá não mentir, não adulterar, não [roncando] fazer imagens. E tá lá no meio o quarto mandamento, que é o sábado, o descanso. Quando Deus estabelece o sábado pro povo de Israel, assim como um o calendário, Deus está estabelecendo ritmo. Você vai trabalhar e vai parar. Depois você
volta para trabalhar, para, trabalha, para, trabalha, para. E isso é o design de Deus, porque Deus Quando criou as coisas, né, quando criou o mundo, [roncando] eh, na criação, lá, os sete, sete dias da criação, você já vê o sábado ali. E tem tanta coisa interessante sobre essa questão do sábado. Eu até separei aqui, deixa eu ver se eu acho, uma definição do calendário sobre ritmo, que é essa coisa do pausar, voltar, pausar, voltar uma festa, porque as festas de Israel elas muitas vezes eram sábado, né? O era estabelecido um sábado. Sábado não era Simplesmente
só aquele dia da semana, era também o o dia solene de parar, tipo feriado, vamos colocar assim em outras palavras bem grosseiras, feriadão. Eh, mas vamos lá. A definição da palavra ritmo. Ritmo é sucessão de tempos fortes e fracos alternam com intervalos regulares. Movimento regular e periódico no curso de qualquer processo. Cadência. Música tem ritmo, [roncando] tem cadência, tem repetição, Tem pausa. A gente sabe que vai pausar. Às vezes a quarta-feira tá terrível, mas a gente sabe que sexta vai pausar. É o ritmo. Então Deus estabeleceu o ritmo pro povo por para o povo de
Israel porque ele nos criou dessa forma com ritmo. Agora, olha que interessante. Vocês sabem, não sei se vocês sabem disso, né? Mas o sábado para o povo de Israel e até hoje pros judeus, ele não começa de manhã. O dia do povo de Israel, de um judeu, não começa de Manhã, começa no pô do sol, na noite. Então, o sábado, por exemplo, pro judeu agora já é sábado, já é sábado, já sabou, não cestou, sabadou, porque o dia para eles começa à noite. E isso é uma mensagem tão interessante, né? Porque o sábado começa à
noite, o dia começa com você dormindo. E isso já é um hábito, uma verdade importantíssima. A semana começa no sábado e o sábado começa à noite, quando o sol se põe e a Gente vai dormir. Isso significa que enquanto a gente dorme, Deus trabalha. O dia, a semana não começa comigo, começa com Deus, porque ele é o que nunca dorme. Ele não precisa descansar. [roncando] E isso já é assim a lição primária sobre gestão de tempo e que eu demorei muito para aprender, tá? Demorei muito para aprender. [roncando] Que a gente, quem fala isso é
o Jordan Reyn, né? Ele fala: "A gente não organiza a nossa agenda para ter paz. a Gente organiza a nossa agenda porque nós já temos paz em Cristo. Eu posso começar a minha semana dormindo. Eu posso começar o e e o dia, vamos dizer assim, descansando, porque Deus é quem lidera. Quando eu acordo, Deus já fez todo o trabalho. Olha que coisa maravilhosa, né? Então, sábado essa pausa é muito para nos ensinar sobre as nossas limitações. Tem um livro que eu gosto muito da Jen Wilkin que ela fala, como é que é o nome do
livro, gente? Esqueci agora. [roncando] Nossa, esqueci. Mas basicamente é um livro que ela fala sobre os atributos de Deus. Incomparável, lembrei. Livro incomparável. Ela pega os atributos de Deus, que são os atributos incomunicáveis, que Deus não compartilha conosco, porque é só dele, que é o que faz ele, Deus. E ele mostra, ela mostra como que Deus é tão diferente de nós. [roncando] E um dos atributos que ela vai falar é sobre A onipresença, né? Deus é onipresente, ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Nós não, né? Deus não se cansa. Nós nos
cansamos. [roncando] Então, o sábado é essa grande mensagem cria um ritmo para nós, nosso corpo, nosso descanso. Deus nos criou com isso, mas também é uma mensagem. Você é limitado. Ei, você não é Deus. E quando a gente não respeita os ritmos, a gente quebra, a gente falha, quebra a Máquina, sabe assim? Porque Deus nos criou dessa forma, dependentes dele. Olha, lindo. Salmo 127 2. Aos seus amados ele dá enquanto dormem. Então, quando a gente vai falar sobre ritmos paraa nossa agenda, paraa nossa gestão de tempo, a gente precisa entender isso. Qual vai ser o
ponto de partida? O ponto de partida é que eu tenho um Deus que trabalha e faz todas as coisas e tá vendo todas as coisas. Eu tive Muito essa crise assim e eu lido [roncando] com isso até hoje porque eu gosto de fazer tudo e eu também às vezes lido com a tentação de querer controlar tudo. Então no grupo aí das das tentando se organizar, tem umas que fazem pouco e querem ser querem ser mais produtivas, né? Eu sou o contrário, eu faço muito e eu tenho que dizer: "Não, opa, não, esse não é o
ritmo que Deus criou para mim". Eu sempre falo isso. Deus criou o dia com 24 horas. Se não tá Dando para fazer tudo num dia, se eu preciso de 78 horas no meu dia, significa que eu tô pegando coisas que Deus não mandou eu pegar, porque Deus não ia me pedir para fazer coisas que eu não sou capaz de fazer. Entende? Então, é muito importante a gente entender isso, que o ritmo que Deus estabeleceu pro povo de Israel e estabelece para nós e nos convida a andar nesse ritmo, muitas vezes tem nada A ver com
o nosso próprio ritmo. Então, quando você vai organizar sua agenda, vai organizar o seu calendário, você precisa se conectar e dançar nos ritmos da graça, nos ritmos de Deus, tá? Então, Deus estabeleceu ritmos na Bíblia, Deus estabeleceu liturgias. Então, vamos lá. Deus estabeleceu o calendário, Deus estabeleceu o sábado, Deus estabeleceu as festas, né? Essas festas litúrgicas que durante o ano o povo de Israel parava. Era um feriado santo, Assembleias solenes, tinha o objetivo de ensinar e relembrar o evangelho, mas também promover esse descanso. Não descanso por descanso simplesmente, mas o descanso do corpo que aponta
pro maior descanso espiritual, né, gente? Que que é o maná caindo do céu? O que que é que é isso? O que que é Deus mandar ifud do céu pro povo de Israel no meio do deserto? Que que Deus tá comunicando para nós, né? Há um tempo atrás eu fui paraos Estados Unidos e eu fiz um vídeo, Tem até no YouTube sobre o a lanchonete chamada Tick Folet, não sei se vocês conhecem, é tipo o McDonald's só aqui de frango e muito melhor que o McDonald's. Tem um livro, acho que é da Purples. É da
Purples, não lembro. >> [roncando] >> Eh, acho que não, não é da Purpos. Eh, mas é um livro muito legal que conta a história do Chic Folet, porque é o seguinte, eles são uma rede de fast food que não abre aos domingos, porque eles São batistas, o dono é Batista. Então, ele estabeleceu uma cultura de que os funcionários vão descansar e que o dia do Senhor vai ser honrado. Então, tipo assim, meu, ele fecha o domingo. Domingo é o dia que mais as famílias saem para comer na rua e ele fecha. Mas se você for
ver lá a história e tudo, ele fechou com fé. com fé que Deus ia suprir, que Deus ia mandar o maná do céu. Então, já para pensar, o cara eh criou uma empresa, desenvolveu a cultura Da empresa crendo nisso, crendo nesse ritmo importante. Ah, mas vai vir menos dinheiro, não tem problema. Deus manda manar do céu, não tem problema se isso for necessário. E o a história surpreendente é que eles são gigantescos nos Estados Unidos e faturam muito, muito, muito, muito, muito. É uma empresa assim incrível. Mas será que a gente teria coragem de não
trabalhar? No dia que talvez venderia mais, Respeitando esse ritmo, exige fé, exige muita fé, tá? Deus estabelece as festas. A gente também tem na no Antigo Testamento o ano sabático, né? Até a terra descansava, até a terra tem ritmo, gente. A terra tem ritmo e às vezes a gente não tem, não estabelece nossos ritmos. Então [roncando] tinha o ano sabático, a cada 7 anos. Eu tô aqui, depois eu posso mandar para vocês, tá? que eu não consegui projetar aqui, tinha que baixar o programa, não consegui. [roncando] Mas, ó, eh, tinha um sábado, se parava uma
vez por semana, tinha o ano sabático, a cada 7 anos se parava e também tinha o ano do jubileu, que é a cada 50 anos, até a terra parava. [roncando] Vai ter as sete festas, né? São sete festas durante o ano, embora três sejam principais, que essas fest essas três é que o povo de Israel tinha que ir até Jerusalém e tudo mais. Então, tudo isso No Antigo Testamento, mas olha que legal, na história da igreja é esse esse hábito de calendário, de pausas, de ritmos, de marcações de tempo. São marcações de tempo. [roncando] Continua.
E aí a gente vai ver a criação do calendário cristão, calendário litúrgico. Poucas igrejas hoje em dia t isso, são igrejas mais históricas, mas isso voltou com tudo. Por quê? Porque a nossa geração quer ritmo. A nossa geração foi criada tão solta que a gente Tá sem estrutura. Então, muitas igrejas se voltaram para esses sacramentos e liturgias mais sacramentais para ver isso. Então, eh, talvez você como cristão comemora ali a Páscoa e o Natal. sua igreja observa de alguma forma, sei lá, [roncando] algumas nem o Natal tem um pouco mais suspeita com a festa de
Natal, [roncando] mas o calendário cristão, que é usado por luteranos, anglicanos, até algumas linhas Presbiterianas também usam, eles eles observam esse calendário, o calendário litúrgico, né, que ele é dividido lá em fases, começa com advento, ele vai contando ali a história de Jesus, né, Jesus veio, aí depois Páscoa, Pentecostes, tem festa da Santíssima Trindade, material da Purples, tem tudo isso aí. Isso é um legado da nossa história, porque a igreja cristã continuou entendendo a importância desses ritmos. Ritmos que são, como eu Falei, didáticos, porque é o momento de parar e relembrar aquilo ali, né? Memória
e ensino, é aprendizado, mas também são pausas, né? Muitas dessas festas são feriados. se para de trabalhar para observar aquilo, porque aquilo é muito importante. [roncando] Eh, eu tava assistindo uns vídeos no YouTube sobre a história do carnaval e existe todo um trabalho sociológico falando sobre a história do carnaval, né? Eh, porque Vários povos, várias sociedades, vamos dizer assim, elas têm no seu calendário sociedades sem Cristo, né? sociedades pagãs, elas têm no seu calendário momentos de desopilar. Essa é a palavra, é deixar vir para fora tudo que é ruim, sabe? E o carnaval é isso.
Até hoje, desde os tempos muito antigos até os dias de hoje, a sociedade, as sociedades têm festas para botar carne para fora. É tipo Assim, ok, durante o ano eu vou andar bem na linha, mas vamos fazer um momento onde a gente se solta, né? Isso aí é o homem pecador, é a carne falando. Eh, é possível que o carnaval, tem toda uma linha histórica falando sobre o carnaval, porque o carnaval tem eh tem a ver com não tem uma linha oficial falando de como que surgiu o carnaval, mas uma das questões é que o
carnaval é esse período antes da quaresma, né? E a quaresma era um período de jejum. Então Era mais ou menos assim, eh, vamos se despedir da comida. Você já fez um jejum? Tipo assim, amanhã eu vou fazer jejum, então eu vou comer uma lasanha bem boa agora, porque hoje porque amanhã eu vou começar o jejum. Era mais [roncando] ou menos isso. Só que aí o negócio cresceu, cresceu, cresceu e virou uma festa da carne mesmo. Essa essa coisa do Então até a sociedade sem Jesus tem esses momentos, percebe? É uma marcação, é um ritmo, Entende?
Então é terrível, é um exemplo extremamente negativo, mas nós, como cristãos, nós temos as nossas festas de celebração santa. Nós temos e nós precisamos dela. O povo de Israel tinha. E se você lê mesmo lá Êxodo, é Deuteronômio e tal, você vai ver que Deus mandava celebrar. Celebra, canta. Tem momento que é para cantar, tem momento que é para chorar, tem momento que é para fazer silêncio, tem momento que é para comer, tem Momento que é para dentro de casa, mas tem momento que é para sair. Então tudo isso fala sobre ritmo e nós precisamos
ter ritmo. Então eu quero ser bem prática hoje à noite também, né, que é uma mentoria. Quais são os seus ritmos? Quais são seus calendários? A gente fala muito sobre gestão de tempo diária e semanal, né? O nosso planner ele é semanal, mas ele também tem lá no começo o planner na visão do ano. É muito importante a gente olhar o ano e Estabelecer os ritmos daquele ano, né? Quando que eu vou tirar férias, quando que eu vou comemorar, quando que eu vou fazer tal coisa, né? Isso é muito importante para nós. E antes, é
uma das coisas que eu sempre falo paraas minhas alunas, eh, a gente precisa colocar o descanso ali na medida do possível. Gente, não idolatrem o descanso, [roncando] tá? O descanso é de Deus, é um mandamento, mas cuidado também para não virar algo egoísta. Tem tem um autor que ele fala muito isso, uma mesma atitude pode ser ou virtude ou vício. Às vezes eu tô falando assim, eh, eu, nossa, eu vi a Carol falando sobre descanso, sobre sábado, eu preciso descansar, mas não significa que eu tô falando para você ser egoísta, não servir seus irmãos, porque
também a vida como um todo, ela é feita de ritmos e estações. É, por exemplo, se você tá com neném, se você teve gêmeos, seu descanso vai ser a hora que você for fazer xixi no banheiro. E é isso mesmo. E é a vida, porque essa é a estação de trabalhar muito. Eu fico muito preocupada às vezes de falar sobre descanso e cuidado e não parecer white people problem, sabe? Problema de gente rica, problema de gente branca. Porque às vezes a a dona Maria que ganha um Salário mínimo para sustentar três filhos, ela não vai
conseguir aplicar às vezes algumas coisas que a gente fala aqui em cima, né? Então a realidade é que vai ter momento da sua vida que você não vai conseguir descansar e tá tudo bem, tá? E tá tudo bem. E você aprende a fazer pequenas pausas, pequenos descansos. Vai ter momento na sua vida que você vai conseguir tirar um mês de férias. Vai ter momentos que você não Vai conseguir e está tudo bem. E aí você vai aprender a aplicar essa verdade de forma pequena e principalmente interior, porque gente, a gente cansa muito mais hoje em
dia. Eu eu falo isso assim, [roncando] eu não vou julgar. Estou aqui com, sei lá, 27 pessoas, mulheres mentorandas, mas boa parte das meninas que eu mentoriava, elas não trabalhavam tanto, Elas eram desorganizadas e ansiosas. Cansava muito mais aqui. E cansa, tá? E é uma realidade. Pensar muito, pensar antecipadamente, eh, antever problemas, eh, cansa, cansa muito. Então, cuidado só para não idolatrar o descanso. Nós precisamos estabelecer e ele, mas quando não é possível, está tudo bem. Cristo nos supre, Cristo Nos sustenta. Amém. >> [roncando] >> Deixa eu continuar aqui que eu já me empolguei. Então,
o calendário litúrgico cristão, ele foi criado, né, desenvolvido por cristãos de várias épocas, linhas diferentes, tá? E a ideia era celebrar, a ideia é celebrar a mensagem do evangelho durante o ano inteiro e santificar o tempo no sentido de trazer esse sentido e esse propósito Através do evangelho, tá? Outra [roncando] coisa, deixa eu ler para você essa frase do Alice Temagraph falando sobre o calendário litúrgico cristão. Desde tempos remotos, os cristãos desenvolveram maneiras de estruturar o tempo para refletir convicções e acontecimentos históricos cristãos fundamentais sobre os quais eles se baseavam. O cristianismo não se resume
a um grupo de ideias, trata-se de um modo de vida. Parte dessa vida é estruturada Esplendidamente em um esquema de vida anual, no qual se escolhem vários aspectos da fé cristã para serem lembrados no decorrer do ano. E aí eu quero puxar para vocês aqui esse livro, não sei quantos conhecem ou já leram esse livro aqui, uma [roncando] regra comum. Hábitos de propósito para uma vida, perdão, hábitos de propósito para uma era de distração. Esse livro aqui, tá? a publicação da Thomas e da Purples. Esse livro, depois eu vou entrar num Assunto mais específico dele,
[roncando] mas ele vai falar sobre hábitos, tá? Eh, inspirado na tradição monástica, porque os monges ele, é o que eu falei para vocês, né? Quando eu fui estudar a história da igreja, foi eu que eu fiquei assim, meu Deus, que massa os monges cristãos, eles são os caras da produtividade, são os caras da gestão de tempo, eles têm muito a nos ensinar. Então o livro traz um pouco desse aspecto. Por quê? Porque se você era um Monge e você entrava, por exemplo, para uma linha monástica específica, você tinha que seguir a regra daquela linha monástica.
Então, eh, você era franciscano, você era beneditino, então tinha a regra e até hoje tem a regra beneditina, que é a que eu mais gosto, que eu acho mais equilibrada [roncando] e que até muitos protestantes gostam também e assumem alguns aspectos. Então aqui ele cria uma regra comum, ele propõe uma regra comum para todos Aplicado a os tempos modernos. E aí eu quero ler para vocês porque que ele vai falar sobre várias, ele ele desenvolve eh sugere hábitos, né, para nós. E aí eh no final do livro ele vai falar sobre o sábado, que é
o que eu falei bastante aqui, né, o Shabbat. E ele traz uma frase do filósofo Abraham Hashell, que fala o seguinte: "Um homem que trabalha com a mente deve sabadear". Olha que expressão legal, sabadear Com as mãos. E um homem que trabalha com as mãos deve sabadear com a mente. Vocês entenderam? Vou ler de novo. Um [roncando] homem que trabalha com a mente deve sabadear com as mãos. E um homem que trabalha com as mãos deve sabadear com a mente. Você é bem prática aqui. Depois eu vou entrar em outras coisas legais que ele fala.
[roncando] Esse essa frase que ele traz é algo que eu aprendi com os monges beneditinos na história, estudando a história da Igreja. Na regra de São Bento, ele fala sobre a importância. E olha que sabedoria. O cara tá na Idade Média, no começo da Idade Média. Faz muito tempo que o cara escreveu isso e dá para você ler até hoje na regra lá de São Bento. Se você comprar, ele fala o seguinte: "O monge que trabalha com as mãos deve descansar lendo e aquele que trabalha lendo e escrevendo deve descansar fazendo algumas coisas com as
mãos". Isso é sabedoria pura, gente. Vou Dar um exemplo aqui. Não sei quantos de vocês trabalham com redes sociais ou com computador, sei lá, TI, alguma coisa assim. Você passa o dia inteiro na tela, aí você vai descansar. jogando um jogo, um videogame, você não vai descansar, entende? [roncando] Eu trabalho muito preparando aula, então eu eu tô sempre com livro, computador, trabalhando muito com a mente. Sabe qual é a minha forma? Perdão, sabe qual é uma das formas que eu desenvolvo pausas para dar ritmo à Minha vida? É minha produtividade lavando louça. Eu odiava lavar
louça. Até que eu percebi como aquilo me fazia bem, porque eu descanso a mente. Eu tô fazendo um trabalho com as mãos, eu tô focando em outra coisa manual. E isso os monges cristãos faziam, porque os monges daquela época eles tinham muito trabalho físico, manual, né? Porque a gente tá falando de idade média. Então eles plantavam, colhiam, capinavam, cuidavam De animais, eram comunidades autônomas, mas ao mesmo tempo eles são os caras da palavra. Eles foram pro mosteiro não para construir coisa ou criar bicho, não. Eles foram para lá porque eles queriam se dedicar à vida
de oração e a vida na palavra, né? 100% ali para Deus, uma dedicação total. Então eles aprenderam a unir essas duas coisas e isso é uma chave para nós. Por quê? Porque nós estamos trabalhando, né, no mundo, mas nós queremos servir a Deus. Nós queremos ser 100% para Deus no nosso trabalho. Mas como que eu vou fazer isso, né? O São Bento falava o seguinte: "Aquele que ora trabalha, porque oração é trabalhar com Deus. E aquele que trabalha faça do seu trabalho uma oração. Foi ele que criou aquela expressão. Não sei quantos de vocês conhecem.
Ora, etlabora, ora e trabalha. é as duas coisas juntas e ele traz algumas dicas muito legais. Agora eu vou começar a ser prática falando sobre essa Questão de ritmos, tá gente? Ritmos, resumindo, tem a ver com trabalho e descanso, de uma forma bem geral do que eu quero tratar aqui com vocês hoje e como que a nossa agenda ela pode ter ritmo, a nossa agenda, o nosso calendário. Eh, vou ler aqui um trechinho para vocês da de alguns conselhos da regra de São Bento, as pérolas, né? estruturação do dia. Olha que coisa legal. [roncando] Os
monges queriam orar muito. Eles queriam ser homens dedicados completamente a Deus. Como que eu faço para orar muito ou pelo menos tentar isso? estruture o seu dia. Então, eles tinham uma rotina, eles estabeleceram rotinas fixas de oração. Então, não sei quantos quantas de vocês já ouviram falar sobre a liturgia das horas. Quem fala muito isso é aquela autora, Tuan Waren, fala muito sobre isso. Eh, isso é algo da Idade Média, tá? Os Monges criaram, eles pegaram, porque eles [roncando] acreditavam que aquela passagem lá de Tessalonicenses, orar e sem cessar, era um mandamento e um mandamento
comunitário. Então eles desenvolveram turnos de oração. Então normalmente são entre sete, acho que são sete. É, eles também se baseavam lá em Salmos, Salmo 119, 164, que fala sete vezes ao dia eu te louvo então eles pegaram o dia, a rotina diária e [roncando] estabeleceram sete a oito turnos de oração, momentos que eles param. Então eram as matinas, laudes, prima, terça, sexta, nona, vésperas e completas. Quem já leu o livro da Tuar Waring, Oração da Noite, oração da meia-noite, esqueci o nome, ela vai falar muito sobre as completas, que é essa oração aí à noite.
[roncando] Então eles paravam, normalmente era de três em 3 horas para fazerem pequenas orações, Que é um pouco do que o Justin aqui do livro, uma regra regra comum propõe. Ele propõe o hábito diário de você parar três vezes ao dia, se ajoelhar e orar. Não precisa ficar 3 horas orando, ok? Você não tem esse tempo, você não é uma monja, nem [roncando] está num mosteiro. Mas será que você não pode fazer oração de um, 2 minutos e ter esse hábito formativo na sua vida, porque ele vai estabelecer um ritmo e vai ser a música
que toca todo dia, Né? Você para todo dia, se ajoelha, [roncando] ora e aquilo ali vai te lembrar e te conectar com Deus durante o seu dia. Aquilo ali vai te formar, né? vai formar, vai, vai moldar a sua agenda. Então, são hábitos que moldam a minha agenda e vão construir todo um um desenvolvimento espiritual na minha vida. Então, o monge ele organizava a sua agenda diária, ele tinha uma rotina, ele estruturava o dia com hábitos, né? O Que que é hábito? É aquilo que eu vou fazer sempre. Então, eu tenho um comprometimento, uma regra
que eu vou cumprir. Então, eh, famílias têm regras. E, gente, isso é tão legal, né? Porque isso chama-se estabelecimento de cultura. Eu, eu tenho dois filhos, né? Gente, se eu não estabelecer uma cultura aqui, isso aqui vai virar um caos. Se eu não estabelecer regras, isso aqui vai virar um caos. Sei lá, não se usa celular na Mesa, a gente vai comer todo mundo junto, a gente vai esperar o outro. São culturas que a gente estabelece pra nossa família. E se você é solteira, você precisa estabelecer paraa sua vida, suas regras de vida, né? como
ele fala aqui, você tem uma regra de vida, uma regra comum que você segue. Então, estruturação do dia, o hora etlabora, que eu já falei para vocês, essa união de oração e trabalho que a gente poderia falar de espiritualidade, Juntar essas duas coisas sem medo. Então, você tem que aprender, você tem que tirar um tempo também para criar isso. Aí, por exemplo, tem cristãos, muitos cristãos oram antes de comer. Tô no trabalho, gente. Aquilo é precioso. aquilo é um hábito e uma regra que dita um ritmo pro seu dia e que forma você. Outra que
eu amo, tá gente? Aqui a gente entra na no assunto de produtividade, [roncando] alternância de tarefas, isso é os monges Beneditinos falando no início da Idade Média, intercalar atividades mentais com atividades físicas. Isso eles falavam naquela época. Hoje em dia, os cientistas da produtividade já comprovam isso. Você já deve ter ouvido falar sobre eh o momento de criatividade no banho, né? E essas alternâncias de ambiente, alternâncias de tarefa, produz um tipo de descanso que vai aumentar a sua produtividade. Se você passar um dia inteiro lendo e estudando, você não vai Ser mais produtivo. Você precisa
alternar a tarefa, você precisa descansar. Eu tenho um livro que eu gosto muito, eu acho que chama A Ciência do Sono. É um dos melhores livros sobre sono. E basicamente o cara fala que se você não dorme, a gente acha, olha isso, a gente acha que quando a gente fica acordado, a gente tá vivendo mais que os outros. Mas ele fala que é o contrário. Se você não dorme, você tá perdendo vida, você vai Morrer mais cedo. Basicamente é isso. E é um livro, obviamente não é um livro cristão. Ele passou 20 anos pesquisando sobre
sono e tudo, analisando tudo. E ele mostra como que o sono tem tudo a ver com criatividade, com produtividade, tá? Então a gente falou ali do descanso a partir de Deus, né? nosso descanso no Senhor. Mas [roncando] realmente o nosso corpo foi feito para isso. E se você não respeitar isso, você pifa. Ó, vou ler aqui. Abre aspas, regra De São Bento. Em certas horas devem ocupar-se os irmãos com o trabalho manual e em certas horas com a leitura espiritual. pela seguinte disposição, queremos poder ordenar os tempos dessas duas ocupações. Minha irmã, não despreze seu
momentinho de lavar a louça, de passar um pano no chão. Às vezes você tá lá chateada que você não pode pagar uma empregada doméstica, mas talvez ali tá o seu descanso. Ai, Carol, que triste imaginar isso. [roncando] Mas é o trabalho manual é um tipo de alternância de tarefa que cria um ritmo, que é exatamente o que ele trouxe aqui naquela frase, né? Quem trabalha com a mente sabadeia com a mão. Com as mãos. Quem trabalha com as mãos sabadeia com a mente. Misturar as duas tarefas, né? Orar e trabalhar. E olha o que que
ele fala também aqui, Ó. A arte da pausa. Esse título fui eu que coloquei. Fala o seguinte: [roncando] "Em certas horas devem-se os irmãos se ocupar com trabalhos manuais como forma de descanso, tá? As pausas são extremamente importantes. Sejam, vamos ser bem prático agora. Já vou, gente, pode fazer pergunta aí se vocês quiserem, tá? que eu já tô aqui passando o meu tempo. As pausas devem acontecer, os ritmos devem ser estabelecidos diariamente. Então vamos lá. Vamos ser bem prático agora. Anota aí quais são as suas pausas diárias. Ou você fica trabalhando igual uma doida, não
[roncando] para, não. Você toma aquele cafezinho. Quando você toma o cafezinho, você trabalha no computador aí descansa no celular. Que tipo de pausa é essa? Você já deve ter ouvido falar do método pomodoro, né? [roncando] O método pomodoro é isso, é a arte da pausa para produtividade. Trabalha 25, eh, 5 minutos, não, 25, aí uma pequena pausa, mais 25, uma pequena pausa, depois uma pausa maior. Então essa alternância de trabalho. Então, diariamente, quais são as suas pequenas pausas do dia que você pode fazer e que isso te traz descanso e traz ritmo e alternância no
seu dia? Segundo, quais são as pausas semanais? Quais são os seus ritmos da semana? Eu tinha uma amiga, eu tenho uma amiga que ela era bancária e ela disse que aprendeu no Banco. A diretora dela, alguma coisa assim, ensinou ela a quebrar a semana. Já ouviram falar sobre isso? Porque é o seguinte, às vezes a semana tá tão pesada e a gente espera o sábado ou domingo para descansar. E eles ensinaram sobre quebrar a semana na quarta. Se você pode, quem sabe, numa quarta noite, faça algo que promove descanso para você. E gente, descanso às
vezes vai ser dormir. Descanso às vezes pode Pode ser uma série, mas às vezes pode ser eh ler um livro [roncando] para cada esse esse tipo de descanso assim, ele vai ser muito relativo para cada pessoa, que é exatamente o que ele falou ali no livro, né? O trecho. Para uns vai ser o trabalho com as mãos, para outros vai ser trabalho com a mente, tá? Tem que ter essa alternância semanalmente. Como estão seus ritmos semanais? E agora, como estão seus ritmos anuais? Chegue antes, olhe o seu ano antes do Ano acabar. Faça pausas. Uma
coisa que eu gosto muito de fazer é fazer pausas durante o ano, onde eu reavalio tudo a minha agenda. Eu tomei esse e esse compromisso. Será que eu devo continuar com ele? São [roncando] pausas para reflexão, mas também quem sabe você pode colocar na sua agenda [roncando] atividades que te dão descanso, mas te repõe energia. Quais são aquelas coisas? Eu tava vendo um vídeo esses dias sobre os Grandes autores de livros clássicos. Gente, eles tinham uns hobbies muito loucos, muito muito loucos. Eu não lembro agora o nome do autor, mas tinha um que era apaixonado
por borboleta, então ele era escritor, mas ele de vez em quando descansava pesquisando e analisando borboletas. Olha que legal, uma coisa que trazia prazer. Então, quais são atividades que te Recarregam energia? Sabe? Eh, tem coisas que Deus nos deu prazer, porque tem a ver com dons que ele nos deu, sabe, de apreciar algo. E isso estabelece ritmo. Talvez o meu trabalho hoje é fazer planilha e glória a Deus por isso. Eu sei que eu sou boa nisso, Deus me chamou para isso, Deus é glorificado nisso, mas às vezes também tem aquele dom que Deus me
deu de pintar móvel, que eu não vou ganhar dinheiro com isso, mas eu vou abençoar outra pessoa. Eu Gosto de fazer, sabe, coisas da, [roncando] olha, Tatiana já falou assim, lendo o livro da senhora. Eu estou apaixonada nesse livro, já terminei, só eu só penso nele. Eh, eles tinham muito esse hábito de contemplar a natureza, de caminhar. O livro inteiro, você vai ver, o livro inteiro é caminhada. L e o CS Lios estão caminhando o tempo inteiro no meio do Mato. Nós não podemos fazer muito isso aqui no Brasil, né? [roncando] A gente caminhar no
meio do mato é meio perigoso, mas a gente tem que encontrar nossas formas, né? Tem a gente tem muita beleza natural aqui no no nosso país. Quem tá no litoral aí super se beneficia. Quando eu morava [roncando] em Recife era todo mundo ia pra praia no final da tarde, era tão gostoso. Então a gente precisa descobrir como que a gente vai criar as nossas pausas. E para Fechar, gente, falar rapidinho sobre energia, que era algo que os monges beneditinos também falavam. Olha que interessante, [roncando] eles falavam sobre medida, que basicamente é estabeleça as suas margens.
É até onde você vai, até onde você não vai. Às vezes a gente precisa quebrar a cara para aprender os nossos limites. O meu limite é diferente do outro. Por exemplo, os meus limites são completamente diferentes do meu marido. Coisas que me cansam não cansam ele e coisas que cansam muito ele não me cansam. Eu tenho uma energia diferente para trabalho. [roncando] Então os monges, olha que interessante, eles, os monges cristãos, eles estão ali como precursores dos psicólogos, tá? Da psicologia cristã. [roncando] Eh, porque eles se avaliavam muito, eles olhavam muito para dentro, né? Pros
movimentos da alma, pros seus limites e tal. Então, eh, São Bento vai falar Sobre três coisas: mensura, temperário e discrédio. Vou explicar. Mensura tem a ver com a avaliação do nível de elasticidade da sua força, da sua energia emocional e psicológica. A partir do conhecimento próprio, você administra melhor a si mesmo e a sua rotina. Olha que legal. mensura tem a ver com isso, com medir os seus limites. Qual é a sua medida? Tá claro para você a sua medida? O que que você aguenta? Por que que você não aguenta? O que que Te cansa
e o que que te dá energia, né? Tem gente que cansa mais socialmente, tem gente que é o contrário, recupera energia com pessoas. Então é importante a gente se conhecer e saber isso, porque é assim que a gente vai organizar a nossa agenda, tá? mensura, temperar, relativo à temperança e ao tempo. Lembrando que não se tratam de aspectos estáticos, um é consequente do outro e ambos podem variar conforme a estação da Vida, [roncando] circunstância que você se encontra no momento. O temperar não se trata de mim, se trata do tempo, da circunstância ao redor. Então,
na mensura tem a ver com os meus limites, as minhas margens, mas o temperário tem a ver com a circunstância que eu estou. Lembra que eu falei? Às vezes eu tô numa circunstância que é isso mesmo. Como é que eu vou falar sobre super descanso para uma mãe de trêmeos? Não tem como falar. Como que eu vou Falar de um super descanso perfeito, ideal para uma mulher divorciada que tá precisando sustentar a casa sozinha, né? Então, quando você vai organizar sua agenda, seus ritmos, seus hábitos, é importante você avaliar essas duas coisas, os seus limites
interiores e a sua circunstância do momento. E aí ele também falava sobre uma outra coisa que aí não é tão importante para nós hoje, que é esse descrédio que trata-se da arte de liderar, desafiar o outro e Extrair o máximo potencial do próximo sem ferido. Algumas pessoas, E por que que ele coloca isso aqui? Porque no mosteiro tinha o líder, né, o abad, o cara que liderava os outros monges, o discipulador, vamos dizer assim. Então, assim como você tem que ter uma sabedoria para discernir os seus limites, as suas margens, o ritmo, o seu ritmo,
a circunstância do momento, você também pode ser uma pessoa sábia, que consegue ajudar o outro, que você Consegue extrair dele, porque a gente precisa ser desafiado também. A gente tem que ter cuidado para não cair naquela coisa assim: "Ah, não, esse é meu ritmo e é esse para sempre e não e não toque em mim não." Eu descobri e depois que eu fiquei mais na liderança aqui da minha congregação e tudo que Deus dava graça para eu pastorear, eh, aconselhar mulheres mais do que eu imaginava, que eu pensava assim: "Não, isso me cansa demais, não
dou conta Não." E ó, consegui porque é um exercício, muitas coisas a gente não está estático. Certo, gente? Falem aí alguma coisa, vocês estão muito em silêncio. [roncando] Quero responder perguntas, quero ouvir vocês, [roncando] deixar um tempinho aí para vocês falarem. Gente, tem bônus hoje, tá? Tem cupom de desconto aí. Já vou falar Com vocês sobre isso. Esse [roncando] livro aqui, ele é muito legal. Ele é inspirado, como eu falei, nessa ideia mais monástica de uma regra paraa vida, de estabelecer regra, ritmo. Ele é super didático, ele propõe algo. você não precisa viver exatamente ao
pé da letra tudo que ele tá colocando, embora que se você viver vai ser ótimo para você, mas se isso pelo menos te forçar, né, te levar, te inspirar a criar seus próprios hábitos, seus próprios ritmos, Né, baseado no evangelho, na graça de Cristo, eh, isso é muito legal. Deixa eu ler para vocês aqui enquanto vocês escrevem eh os as a regra, né? E os oito são oito hábitos da regra comum. Regra comum porque é dá para todo mundo fazer. >> [roncando] >> Orar de joelhos de manhã ao meio-dia e na hora de dormir. Uma
refeição compartilhada, uma hora com celular desligado. A Bíblia antes do celular, uma hora de conversa com um amigo, Curadoria de de mídia por 4 horas, fazer jejum de alguma coisa por 24 horas, Sabbat, o descanso, tá? E aqui atrás ele traz vários recursos para você aplicar isso bem bem bem bem prático, tá? ensinando como que você pode viver isso sozinho, em família, em comunidade. E ele meio que ensina, né, a fazer. Amandinha mandou uma pergunta aí. Se sou muito jovem e acho que toda a vida que tenho para viver agora, como posso ter Mais clareza
e equilíbrio sobre definir ritmos? Tá, boa pergunta. Supondo que é uma jovem cheia de energia querendo fazer um monte de coisa. [risadas][suspirando] Eu acho assim que tem um aspecto do jovem e a Bíblia fala sobre isso, né? Que o jovem tem energia, é um dom de Deus. O corpo tem energia, tudo tem energia. [roncando] E eu costumo aconselhar jovens assim, faça mesmo, trabalhem tudo na igreja. Eu fui a jovem Que fui voluntária de todos os ministérios da igreja e isso foi uma bênção para mim. Então, eh, tem um aspecto que eu acho que é assim:
agora é o momento de gastar energia mesmo. Agora você pode dormir tarde, você pode ajudar mais os outros. Eh, hoje eu vejo muitas jovens, eu falo isso porque assim, no meu contexto eu já lidei com jovens muito cansadas e egoístas assim, né? Muito [roncando] voltadas para si. Enquanto que o serviço, o o o se doar, a Bíblia fala isso, né? Você vai ganhar sua vida perdendo ela, gastando ela. E gastando para quê? Pros outros mesmo, né? Então eu acho que tem esse aspecto do gastar energia. Por outro lado, a gente realmente precisa ter sabedoria, porque
a vida são, a vida é feita de estações, né? Então, tem coisas que são para depois. Eu eu dou o exemplo assim da minha vida. [limpando a garganta] Eu fui uma jovem que eu não aproveitei o tempo presente Porque eu pensava muito em casar. Então, eu acho que eu errei, vamos dizer assim, na gestão das minhas emoções, na gestão da minha energia mental, emocional e não vivia aquele momento. Por quê? porque aquele tempo depois ia chegar, né? Então acho que tem esse aspecto aí, né? Eh, sobre ter isso, mas você falou aí sobre ter mais
clareza e equilíbrio sobre definir ritmos. Tudo isso que eu falei para vocês, eu acho que tem um alto exame que a gente Precisa fazer, parar, pensar, orar, olhar para nós mesmos, o que que Deus tá nos chamando, quem nós somos, como que Deus nos criou. Mas eu, foi bom você falar isso. Tem uma coisa que é muito importante sobre ter clareza e equilíbrio na hora de definir os ritmos. Não faça isso sozinha. Peça ajuda. Peça ajuda de outras pessoas, porque às vezes você pode cair numa cilada de, tipo assim, ou se autoproteger muito ou se
gastar demais. E aí entra esse último aí Que a gente leu, né? A habilidade [roncando] que outras pessoas têm de de nos desafiar, nos aconselhar, dizer assim: "Ah, você tá meio parado faz uns anos aí". Então, a vida cristã, ela não é vivida sozinha. E aí na hora de fazer a sua agenda, criar sua rotina, estabelecer seus ritmos, não faça sozinho. Converse com as pessoas ao seu redor, suas amigas, pessoas mais maduras. Peça conselho. É muito importante isso. Deixa eu voltar aqui as perguntas. Carola, fiz o seu curso, foi muito bom. Uma curiosidade. Você fez
o curso da Tain? Não fiz. Você acha parecido o que eu falo com ela? Eu conheço ela porque eu sigo ela no Instagram, mas eu não fiz o curso dela. Só que tem uma coisa sobre gestão de tempo, é que algumas coisas são meio intuitivas, tá? Tem sacadas que a gente tira e tudo, mas tem coisas que são aquela coisa assim, Deus nos criou assim, ponto final. Então É assim que funciona e e todo mundo uma hora é um assunto meio matemático, vamos dizer assim, se vocês estão me entendendo, mas assim, tipo assim, todo mundo
sabe sendo cristão ou não, que você precisa de descanso. Então, algumas coisas são parecidas. Carol, quais são os hobbies que você pratica para descansar? Ó, eu leio ficção e romance, que não tem nada a ver com o que eu tô trabalhando, não tem a ver com a minha teologia. Esses dias eu Tava lendo Madame Bovari, que não tem nada a ver com o meu mundo, foi maravilhoso. Eu super me desconecto. Eu acho que existe um negócio chamado a bênção da distração. Tava falando isso com o Ângelo. Em alguns aspectos, a distração eh tá te atrapalhando,
né? Te tirando do foco. Mas tem um aspecto da distração que é conseguir desconectar, desfocar do trabalho e descansar. Então tem santas distrações. Então para mim funciona muito ler ficção E romance. Outra coisa que para mim me descansa muito, jogo. Jogo de tabuleiro. Eu amo jogar com os amigos. Eu jogo Scrabble, Hummy Cub, eh, ai meu Deus, esqueci o nome, aquele jogo de cartas, esqueci. [roncando] Gosto muito de joguinho assim. É uma das coisas assim que eu mais gosto. Caminhada também gosto de caminhar. Vou, a academia hoje tem sido assim uma distração legal que eu
desconecto assim [roncando] muito bem. E gente, eu durmo Muito. Um dos meus segredos do sucesso é dormir. O meu sono é bem bem saudável. Eu gosto de dormir. Tanto é que uma das coisas que eu mais gosto é ganhar pijama. O meu descontrole é no ponto de organizar, porque quero tudo muito organizado o tempo todo e às vezes as coisas não saem como planejado, fico frustrada. Normal, eh, normal assim, né? [risadas] [roncando] É um problema normal, né? Cuidado com essa organização extrema, que ela passa do limite, porque a organização saudável e cristã, ela está aberta
às intervenções divinas. Totalmente. Totalmente assim. Então, eh, se organizar e ser organizada não é sobre ocupar o lugar de Deus. Então, costumo dizer assim: "Faça a sua agenda a lápis, né? Quantas vezes eu fiz o meu plannerzinho aqui, ó, da Purples, pegava meu planner, eu faço ele muito com Caneta, fazia tudo com caneta e tudo. E eu aprendi a ver ele rabiscado porque eu planejei uma coisa, aconteceu outra. E glória a Deus por isso. É um exercício, tá? É um exercício de soltar o controle. e de estar aberto a porque se você parar para pensar,
não é nem que Deus tá te interrompendo, né? Você que acabou planejando uma coisa, enfim, a gente planeja de lápis aberto e e aceitando as intervenções divinas, pensando, porque no final das contas, Quando você fica muito mal e que você pensa assim: "Meu plano era melhor, meu plano era melhor que o de Deus." E isso é um problema, tá? [roncando] E outra dica prática que eu dou, cuidado às vezes na no nível de organização, que às vezes a gente gasta mais tempo organizando do que executando. Eu já lidei com pessoas assim que elas gastavam tanto
tempo tentando anotar perfeitamente e criando alguma coisa no planner que elas não viviam a vida, que O planner tava ali para jogar ela para viver, né, para produzir, para viver a vida. >> [roncando] >> Sou uma jovem que procrastina demais os estudos. Só em que aplico minha energia é em devocional e tarefas domésticas. Tá boa? Vou entrar nesse assunto que tem a ver com com o que a gente tá falando. [roncando] Existem hábit existem hábitos que a gente já tem e adquirir novos hábitos Exige energia. Eu acho que o autor fala isso. Exatamente. Ele fala
algo desse tipo também. Tente estabelecer um hábito por vez, porque hábito gasta energia. É igual a academia. Se você quer, eu vou aprender a dançar, eu vou fazer academia, eu vou começar uma nova planilha financeira, eh eu eu vou começar a estudar inglês. Se são coisas novas que você nunca fez, você não vai conseguir. Então, hábito é um por vez. Então, por exemplo, ah, vou Fazer reeducação alimentar. Eu aconselho não fazer mais nada, porque você vai ter que gastar uma energia para adaptar aquilo à sua vida, a se acostumar, a gostar e e tem uma
energia, mas depois que vira um hábito, [roncando] facinho, aí você pode jogar outro em cima, entendeu? Então, eh, uma coisa por vez. Então, ó, por exemplo, você não tem o hábito de estudar ou você ainda não descobriu prazer naquilo. Então, você vai precisar ser intencional. É igual a academia, vai doer no começo, você vai ficar com vontade de ir embora, mas porque você sabe que você precisa fazer aquilo, você vai encontrar caminhos, você vai começar a desenvolver e tentar descobrir como que você pode se apaixonar por aquilo. É um é um uma estratégia, tá? Como
que eu posso me apaixonar por aquilo? Então, eh, não é o seu caso, mas muita gente Tem dificuldade com ter o tempo de oração, de devoção e tal. tem que encontrar. Talvez você tá tentando imitar alguém na vida de oração de alguém. Vou dar um exemplo. Meu marido, ele ora falando alto, ele ora orado mesmo. Eu tinha muita dificuldade e eu tentei durante muitos anos imitar a espiritualidade dele e os hábitos dele, a forma que ele fazia. Até que eu descobri que eu orava escrevendo. Então o meu momento de oração é Completamente diferente do dele.
Eu falo também, tá? Eu também falo, [roncando] mas eu tenho muitos cadernos de oração porque aquilo é meu jeito. Eu encontrei o meu jeito, encontrei meu lugar, assim, o meu prazer ali. Então, talvez nos estudos você precisa encontrar o assunto que você gosta, o método que você gosta, a forma de estudar e não só isso, encontrar o propósito específico, porque tem gente que fala assim: "Ah, todo mundo estuda, tenho que estudar". Não, Eu vou estudar porque eu preciso ensinar alguém. Eu vou estudar porque eu preciso ter essa essa área da minha vida especificamente transformada. Espero
que tenha ajudado. Qual conselho você daria para mulheres que como você não fez uma boa gestão das emoções direcionado para um casamento no futuro? Eu [roncando] acho que me faltou discipulado. Me faltou mais discipulado e mais Intencionalidade nessa de tratar essa área da vida, né? Porque no fim a gente só a gente só vai se arrepender e trilhar um caminho de mudança quando a luz de Cristo vem, né? >> [roncando] >> Então eu acho que eu precisava ser mais exposta a essa área. Então se você percebe que você tem problemas em relação a isso, eu
levaria diante da cruz e na luz mais forte. O que significa na prática confessar, ter Pessoas para se aconselhar, ser eh confessar para Cristo também, né? E lidar com essa situação, né? Eh, acho que é isso. Deixa eu ver aqui que eu me perdi nos comentários de vocês. A Daniele, para mim, o difícil é equilibrar diferentes responsabilidades, como família, igreja, trabalho, ministério, discipulado. Qual conselho você me daria para organizar, opa, [roncando] E equilibrar cada uma dessas tarefas? Ó, vamos lá. eh, de forma bem prática, precisa ter uma rotina que contempla todas as suas responsabilidades. Precisa
ter uma rotina onde vai ter o dia que vai ser mais focado na família, o dia que vai ser o dia do discipulado e tudo. Eu vejo que às vezes muitas pessoas saem atirando para tudo quanto é lado. Então esse é o esse foi o meu caso, tá? Então eu posso falar com Propriedade. Eu gosto de fazer muitas coisas e eu acho que Deus me deu energia para isso. Eu gosto, [roncando] eu quero fazer, eu quero cuidar da minha família, eu quero ter o meu trabalho, eu quero ter ministério, eu quero discipular pessoas, eu quero,
né? Eu quero tudo isso, mas para que eu consiga fazer mais coisas, eu preciso organizar bem o tempo. Então é ser bem fiel à organização em termos de ter rotina, ter calendário, ter tudo, Sabe, organizado. Então assim, se você quer ter uma dispensa cheia, precisa [roncando] ficar tudo muito organizado, porque uma dispensa vazia, ela não fica bagunçada fácil. Mas se você quer ter muita coisa na dispensa, tem que ter o lugar certo dos macarrão, arroz, papel higiênico, entendeu? Tem que tá bem para funcionar. Essa é uma coisa. Outra coisa é que [roncando] eh é possível
que você fique com a Sensação, quem faz muitas coisas, quem tem muitas responsabilidades, constantemente fica com a sensação de que tá fazendo tudo mal feito. Mas nem sempre é assim, tá? >> [roncando] >> Porque às vezes aquele abraço, aquele momento com seu filho que durou 10 minutos, talvez para você não foi tão relevante, para ele foi. E aquele aconselhamento que você deu num discipulado, que você deu meio assim, às Vezes até quase na pressa, não fez efeito para você. É algo que eu tenho aprendido muito, tenho visto na vida das pessoas. >> [roncando] >> o
efeito do seu trabalho. Nem sempre você vai sentir o prazer e vai, porque não é para você, é pros outros, entende? É para os outros. Então eu vejo que muitas pessoas chegam para mim e falam assim: "Não, eu faço um monte de Coisa, mas eu não tô feliz, não tô satisfeita e tal". Mas quando eu vou ver, meu Deus, que mulher piedosa, que coisa legal, olha como ela serve o outro. Ela não tá sentindo, mas ela tá abençoando um monte de gente. [roncando] Então, quando a gente fala assim, ó, eu quero equilibrar cada uma dessas
tarefas, não vai conseguir equilibrar em caixinhas perfeitas. Ó, hoje foi esse, essa semana foi perfeita, foi 25% de de dedicação à família, 25 do trabalho, 25 Do ministério, 25 da área da saúde. Não vai ser assim. Tem semana que vai ser assim, ó. 90% trabalho, 10 famílias, sabe? [roncando] Aí na outra semana, opa, me mudou um pouquinho, vamos ajeitar e tá tudo bem, porque o crescimento ele não é assim, né? Ele é assim. Então, às vezes a gente fica com a sensação porque a gente é meio que perfeccionista, então tem que ser, ó, uns 10%
certinho. E às vezes não vai Ser, porque a vida não é linear, a vida é muito dinâmica. o filho fica doente. Aí eu fiquei ruim no trabalho. Então eu eu já bati muito cabeça com isso. Gente, eu nem sei quanto tempo eu tenho nessa mentoria. Me avisa aí, pessoal da Purples. [roncando] Eh, eu ficava muito mal assim, meu Deus. Essa semana, não sei se vocês passam por isso, essa semana eu trabalhei muito e a minha casa não ficou limpa do jeito que eu queria. Mas poxa, eu lavei roupa, eu estendi Roupa, eu dobrei roupa, não
tá perfeitamente limpa, mas eu fui uma dono de casa. Então a gente tem que ser mais compassivo, sabe? Mais compassível com a gente mesmo. Então vai ser um pouco assim, pessoas que lidam com várias responsabilidades, é comum eh não ter aquele equilíbrio perfeito, entende? Eu tô falando contra o perfeccionismo. Tô falando sobre você ficar trabalhando e não alimentar seus filhos, não ter tempo com seu marido, com seus pais, com seus Amigos, entendeu? Então vai ser um pouquinho assim. Tenta olhar mais de longe. Como não transformar a regra de vida numa coisa apenas para aperfeiçoamento pessoal,
ainda mais na cultura do bem-estar? Excelente pergunta, Tatiane. É exatamente o que o autor vai falar aqui, tá? várias regras e hábitos que ele que ele propõe já são antegoísmo, como, por exemplo, eh, ter uma hora por dia com os amigos. Vou vou falar uma regra que eu tenho, uma regra não, um hábito que eu tenho [roncando] é de servir pessoas com coisas que talvez vocês nunca imaginariam que Carol Baso estivesse fazendo, entendeu? Vou falar dessa forma, acho que fica mais fácil. Então assim, eh, fazer tarefas muito, muito simples me ajudam muito a posicionar meu
coração no meu lugar e servir alguém com isso. Então, por exemplo, ah, precisa fazer a limpeza da casa da irmã paraa Festinha de aniversário. Não, eu vou fazer. Vou fazer. Talvez eu tinha até dinheiro para pagar uma fachineira para fazer, mas eu vou fazer. Vou fazer um bolo, vou ajudar a fulana com a mudança dela, fazer, sabe assim, umas coisas bem bem simples. Me faz bem. Eu acho que posiciona meu coração bem, entende? Que mais? No livro ele já propõe algumas coisas que eh não fica uma vida egoísta, tá? E Aí é legal você colocar
isso na sua agenda também. Eu tive uma aluna que ela me falou um negócio tão legal. Ela falou que ela tinha assistido uma aula minha sobre o sábado, meio parecida com essa aqui, mas que depois [limpando a garganta] eu dei uma aula sobre essa questão das interrupções, que foi também a mesma coisa que eu falei aqui para vocês, né? que interrupções são oportunidades de Deus de servir o próximo e que eh uma Virtude pode ser também às vezes um vício. Aí ela disse que se preparou no sábado, eh tava de folga e tudo, tomou banho,
fez aquele café, aquele momento dela, sentou no sofá, foi assistir minha aula, de repente bate o vizinho na porta dela pedindo uma ajuda para fazer um currículo para ele. E ela falou: "Em outros momentos eu teria praguejado, era o meu momento, mas eu me abri para aquilo, né, como um presente de Deus, uma oportunidade de Deus de cumprir Cumprir o segundo mandamento, amar o outro, né? Então a gente precisa estar bem atento a isso, né? Sobre a nossa agenda está de acordo com essas duas coisas: amar o próximo, amar a Deus, nos cuidar. Obrigada, gente,
pelos elogios. [roncando] Tem cupom de desconto para esse livro? Não tem. Ó, falei tanto desse livro, uma regra comum, mas tem de outro, gente. Olha aí, Amanda, tá vendo? Acabei [roncando] falando mais do outro Livro. Gente, tem cupom de desconto, tá? Eh, do meu livro. Esse livro é do Justin, né? Justin Whitmel Earley, acho que é assim que fala. Mas eu tenho um livro que eu escrevi com o Ângelo, tá? Chama Entre nós. Eu não estou com ele aqui agora porque eu dei todos os que eu tinha, o Entre nós, que ele é um livro.
Eh, temos, eu tenho mulheres casadas aqui. Dá um, levanta o dedo aí quem quem é Casado. [roncando] Ele é um Bible study para casais. Vou contar rapidinho como é que foi a história desse livro que a gente desenvolveu, tá? [roncando] Se você é solteira, fica aí também que eu vou falar com você sobre esse livro. Eh, eu e o Ângelo, a gente começou, a gente tinha, a gente não tinha o hábito de orar junto e estudar a Bíblia junto. A gente, porque a nossa espiritualidade era muito Diferente, como eu falei, a gente costumava fazer separado.
[roncando] Eh, e aí a gente passou por uns dias bem difíceis que o Ângelo não conseguia orar, porque ele era muito atacado na mente e tudo. E aí eu falei: "Não, então vou morar junto igual fazer academia junto. Se você vai com alguém, você não tem vergonha de de você fica envergonhado de ir embora, né?" E aí a gente começou a orar junto e aquilo foi muito poderoso para nós. A gente Começou a ler Segunda Coríntios junto, lendo mesmo e orava. uma [roncando] coisa bem simples. E eu fui percebendo que eh muito mais do que
um hábito só era uma era uma cultura muito importante para nós. E eu fui percebendo que vários casais tinham dificuldade em fazer isso também como a gente tinha. E não só isso, muitos casais têm dificuldade de ter comunhão. Eles falam sobre tudo. Eles falam sobre dinheiro, Problemas, os filhos, problema no trabalho, tudo. Mas às vezes eles não têm essa habilidade de falar sobre a palavra, se edificar mutuamente no evangelho. Marido chegou em casa com problema no trabalho, se sentindo mal. Às vezes a gente diz: "Ai, não fica assim. Mas será que a gente não tem
uma palavra?" O que que o evangelho comunica? sobre aquela situação dele, como eu posso edificar ele no evangelho, lembrar ele das promessas de quem Deus é Sobre ele? Então, muito mais, eu vou ser ousada aqui, tá? Muito mais importante do que o sexo, até é essa comunhão no espírito, no evangelho, edificar mutuamente essa comunhão aí, né? E aí a gente desenvolveu esse material para ajudar os casais a desenvolverem esse hábito de terem momentos juntos, lendo a Bíblia, estudando a Bíblia e orando. E aí a minha sugestão, tá, para as mulheres casadas aqui é a seguinte:
quem [roncando] sabe isso não é um ritmo na vida da família. Eu não tô falando aqui, eu tô falando, todas as igrejas que eu vou, eu tô explicando isso. Eu não tô falando aqui que você além de fazer seu devocional de manhã, tem que fazer o devocional com o marido. Não é isso. Não precisa ser isso. Se você não tem tempo. Eu, como, né, eu e meu marido, nós estamos no ministério, nós vivemos disso, a gente consegue fazer praticamente quase todo dia. Mas Se não é o seu caso, quem sabe você pode pegar um sábado
de manhã, tomar um café com seu marido, sentar na varanda de casa, na sala de casa, fazer um cafezinho, um chá [roncando] e ler a Bíblia junto. Então, o livro aí é um Bible study em Efésios, não é um livro para casais falando sobre casamento, é falando sobre Bíblia. Então, nesse material tem um trecho de Efésios para ler. Não precisa nem abrir a Bíblia, só no livro mesmo já tem. >> [roncando] >> Aí tem um texto que eu e o Ângelo escrevemos explicando aquela parte da de Efésios. E no final a parte mais legal, tem
perguntas para vocês conversarem um com o outro sobre aquele assunto e aplicar pra vida de vocês. Então foi um material que a gente fez com muito, muito carinho, o pessoal ama, eu fico muito feliz de ver. Então, é uma ferramenta para desenvolver esse hábito eh no casamento, Tá? Aí para solteiras, a gente fez pensando nos casais, mas como não é um livro que fala sobre casamento, se você gosta do livro de Efésios, você também pode adquirir. [roncando] Muitas meninas solteiras têm comprado, t lido e tem sido muito bom. Tem pessoas, já ouvi até de pessoas
que compraram e fizeram eh em grupo e tal, já aconteceu isso aí. Então, se você gosta de Efésios, você vai gostar do material também, porque ele vai estudando ali Efésios Perícope Por Perícope, que é um livro assim maravilhoso, esplêndido, [roncando] tá? Ó, a Amanda. Amanda, ela foi editora e ela usa também. [risadas] >> [suspirando] >> Então, aí é o seguinte, gente, que que temos hoje para vocês? [roncando] A gente tem cupons exclusivos especiais. Então, quem hoje comprar o Bible study de Efésios, vai ganhar de presente, totalmente de graça, o planner 2026, tá? Essa é a
é a primeira o primeiro Bônus aí exclusivo para vocês que estão aqui na live. Mas também tem outro, quem adquirir hoje o Bible study de Efésios ganha 50% de desconto no planner não datado, tá? O planner não datado ele é muito legal para quem começou a se organizar agora. E não tem problema, gente. Ah, não, vou esperar só janeiro de 2027 para comprar um planner. Não, eu lembro que quando eu comecei a usar um planner pela primeira vez, eu comecei em abril. Em abril. Então não tem problema, não tem problema você organizar sua agenda de
abril de 2026 até abril de 202, não tem problema. E o plener datado não datado ajuda muito nisso, tá? Ajuda em quem tá criando esse hábito ainda de se planejar semanalmente. Aí às vezes dá uns furos, ai meu Deus, passei uma semana, não, não fiz meu planejamento, não tem problema. O plano é não datado, você não perde as páginas, tá? Então ele é muito legal para isso. Você pode eh Botar o planner não datado, você mesmo, ele tá em branco, então você coloca a data certinho, então não tem problema, [roncando] tá? Vamos deixar o link
aí pro pessoal para quem quiser. E o cupom de desconto do primeiro na compra do Bible study leva de graça o pleno em 2026. O cupom de desconto é presente da Carol. E o outro, a segunda promoção para levar Efesios. E aí ganha com 50% de desconto O plener não datado da Carol para você. Como é que a gente faz, gente? Eu coloco o link, o cupom aqui, vocês colocam, [roncando] a gente vai mandar lá no grupo. Como que a gente faz? Eh, ah, olha aqui, eu tô vendo aqui agora, tá? Essa promoção vai até
o dia 6 de abril, dia 6/04. [roncando] Ó, o pessoal perguntando para quem não Mora no Brasil, existe envio para fora. O pessoal da Purplose vai responder aí, ó. As meninas vão mandar no grupo, tá gente? Os cupons exclusivos. Esse livro entre nós é maravilhoso. Onde eu vou e levo ele, ele se acaba rapidinho, porque ele ficou muito, ele é bem diferente. Eu até falo assim, gente, se você conhece algum casal que tá casando e você vai dar um presente para eles, compra esse livro e dá junto. É muito, é fino, é lindo, [roncando] Porque
é um material muito bonito. É tão bonito que ele serve também de decoração de sala. Sabe aquele aquele material que você pode até botar assim na estante, na prateleira, na mesa de sempre, porque ele tá decorando de tão lindo que ele é. Ele é muito mais que um livro, assim, é um é um material riquíssimo. A gente tem muito orgulho desse desse trabalho. Meninas queridas, foi muito bom estar com vocês essa noite. Amo esse assunto. Eu também sou muito edificada. Espero que tenha ajudado vocês a pensar. Escrevam, coloquem em prática, criem seus ritmos, entendam seu
seus o ritmo de vocês, né? Tô vendo aqui as mensagens que eu não vi. [suspirando] Eu tô lendo aqui a mensagem da Tha. Eu não consigo mais me ver trabalhando, indo de ônibus pra faculdade. Mas antes eu fazia tudo com tanta facilidade. Tem que aproveitar a Juventude. Gente, é verdade, né? Como mudam as estações, como mudam as estações da nossa vila, nossa vida. [roncando] Gente, antes de terminar, deixa eu ver aqui, ó. Isso, já estão os cupons aí para vocês, tá? Antes da gente terminar, eu queria fazer uma oração. Eu ia fazer no início, acabei
esquecendo. Vamos fazer uma oração pra gente finalizar. Vai ficar o vídeo, se eu não me engano, né, meninas? Vocês podem confirmar. Eh, vai ficar a mentoria salva lá na Purples aqui, né? Agora o YouTube tem Colab, vai ficar disponível aí para vocês. Vamos orar. Senhor, obrigada por essa noite, por mais uma mentoria. Obrigada porque o Senhor fala conosco, o Senhor lança luz sobre o nosso coração. Eu quero orar especificamente paraas minhas irmãs que estão aqui e as pessoas que vão ouvir depois. Senhor, nós queremos andar nos ritmos da graça. Nós queremos ter as nossas agendas
guiadas pelo teu ritmo, Senhor. O Senhor é gracioso. O Senhor é confiável. O Senhor é misericordioso, amoroso. O Senhor é o Deus onipresente, onisciente, o todo poderoso, que pode todas as coisas. Nós confiamos as nossas agendas, os nossos calendários a Ti, Senhor. Nós Estamos aqui fazendo tudo a lápis e se o Senhor quiser vir, mudar, apagar, confirmar, nós estamos aqui. Nós queremos só dançar conforme o teu ritmo, Senhor. Nós queremos andar nas tuas pegadas, Jesus. O que o Senhor quer da nossa vida esse ano? o que o Senhor quer da nossa vida nessa estação. Eu
te agradeço porque o Senhor tem me ensinado, ensinado as minhas irmãs a como caminhar e a como viver. Eu oro o Senhor para que o Senhor mostre para nós o que o Senhor quer de nós em termos de intencionalidade, de regras paraa vida, de hábitos a serem formados, a as culturas a serem desenvolvidas no nosso lar, na nossa vida pessoal e até no nosso trabalho. Senhor, fala conosco. Nós confiamos no teu espírito. O espírito que foi ensinado para nos animar, nos guiar, nos ensinar todas as coisas. Nos ensina, Senhor. Nós queremos Seguir caminhando no teu
ritmo, Pai, que é muito melhor do que o nosso. Nós te agradecemos por tudo, em nome de Jesus. Amém. Obrigada, meninas. Vai ficar gravado só para as meninas da mentoria, não é isso, Amanda? [roncando] Muito bom, gente. Uma boa noite para você. Bom descanso, bons hobbies amanhã, né? >> [risadas] >> para quem pode amanhã, senão no domingo. Que Deus abençoe, gente.