Olá pessoal meu nome é Caleb durante eu sou diretor da conexão livre aqui na ig Green Energy vamos começar mais um iG Green Academy focado agora na conexão livre hoje nós vamos falar a respeito do Mercado Livre de energia O que é o Mercado Livre de energia a Green é a empresa mais preparada para liderar a transição energética nós falamos isso o tempo todo mas o que que é a transição energética como funciona a transição energética está totalmente ligado à conexão livre e hoje você vai entender um pouco a respeito disso a igreen é uma
empresa que tem soluções para levar pros nossos clientes pros consumidores praticidade economia e sustentabilidade Essa é a razão de nós existirmos nós queremos levar essas soluções energéticas eficientes descomplicadas para os nossos clientes utilizando sempre fontes de energia limpa e renovável e além de Economia nós estamos comprometidos em promover a sustentabilidade do nosso planeta nós temos um pilar três pilares sustentabilidade praticidade e economia Por quê Qual que é a razão né de fato de nós termos esses Pilares porque o mundo está em transformação vocês têm visto aí tantas coisas surgindo focadas na energia nós temos visto
aí muitas fontes de energi renováveis quando você tá viajando você vê muitas fazendas com placas solares né você vê aquelas usinas eólicas né no mar né em vários lugares no nordeste tem muita energia renovável energia solar energia eólica o mundo está numa transformação Temos visto aí agricultura sustentável descarbonização descarbonização é o tema do momento em todo lado você ouve falar descarbonização né muitas empresas estão focadas nisso né temos visto carros elétricos surgindo passando até mesmo né o número de vendas de carros de combustão Porque de fato Esse é o futuro Esse é o futuro a
sustentabilidade o pensamento do nosso planeta pensando na sustentabilidade paraas próximas gerações as empresas hoje elas só querem fazer negócios com outras empresas que são sustentáveis É de fato Esse é o tema do momento desmatamento zero cidades inteligent as cidades estão sendo criadas pensando na sustentabilidade pensando na autogeração de energia né e aig Green está focada nisso nós vamos antecipar essa transformação porque quem antecipa governa a Green de fato é a solução mais preparada para liderar a transição energética eu não sei quantos passaram pela transição da telecomunicação um tempo tempo atrás no Brasil só existiam poucas
empresas públicas que tinha todo o monopólio da telecomunicação então Eh tinha telemig em Minas Gerais somente a telemig podia né vender eh eh telefonia pras empresas pras pessoas somente uma empresa totalmente pública engessada Mas algumas pessoas visualizaram tem um grande mercado aí e elas começaram a se preparar Elas começaram a antecipar a abertura desse mercado que elas falaram isso aqui vai ficar insustentável não tem como o governo cuidar de toda a telecomunicação né do Brasil ele vai precisar abrir para outras empresas Então essas pessoas elas começaram a antecipar e quem antecipa governa então empresas como
a Vivo começaram a surgir atim Claro e elas começaram a construir eh e Torres construírem ali antenas e elas anteciparam porque quando abriu o mercado elas se tornaram as primeiras hoje elas são as primeiras Hoje você nem nem sabe o que que é telemig por quê Por causa que empresas anteciparam a transição da telecomunicação e hoje elas são potências aqui no nosso país eu quero dizer está acontecendo justamente isso com a energia você acha que o governo empresas públicas vai conseguir sustentar a demanda de energia você acha que com essas mudanças de carros elétricos cidades
inteligentes você acha que o governo vai conseguir sustentar um monopólio Não por isso tem hoje o Mercado Livre de energia já começou uma transição energética Então por que que nós estamos envolvidos nessa transição Como assim o que que significa essa transição energética para isso você precisa entender a respeito do mercado de energia no Brasil o mercado de energia no Brasil ele é dividido em duas etapas em duas partes tem dois bolos ali né nesse mercado de energia primeiro tem o mercado cativo de energia o mercado cativo que que é o mercado cativo é aquele consumidor
que está totalmente cativo regulado pela distribuidora então uma residência por exemplo ele só pode comprar energia da distribuidora você na sua casa você não pode escolher não eu quero comprar energia e e de de tal empresa você não pode a sua residência né está cativa você está sendo regulado pela aneel a distribuidora fala ó nós estamos numa bandeira vermelha e você tem que pagar a bandeira vermelha você não tem negociação não tem outra empresa que você pode comprar só que no Brasil também existe o Mercado Livre de energia é uma outra parte do mercado de
energia é uma outra parte só que nesse mercado existe uma livre negociação nesse mercado o consumidor que está no mercado livre ele pode escolher de quem ele quer comprar energia ele não precisa comprar energia da distribuidora ele pode chegar numa empresa privada tecnológica uma Startup e fala eu quero comprar a energia de você porque vocês têm soluções né um custo benefício muito melhor do que eu ficar cativo a uma distribuidora esse Mercado Livre ele existe e é isso que nós vamos falar nesse vídeo O que que é de fato esse Mercado Livre isso é uma
coisa nova surgiu agora não não não olha aqui temos né e uma uma lei a lei 9074 de 7 de julho de 1995 essa lei ela de fato foi o surgimento do Mercado Livre de energia no Brasil 1995 Ela é conhecida como a lei das concessões de serviços públicos de energia elétrica o que que ela permitiu né O que que ela essa lei permitiu essa lei permitiu de fato com que algumas empresas que já eram muito estruturadas que já tinham um um porte muito grande de escolher de quem que elas queriam comprar energia elas não
precisam precisavam mais ficar né cativas a uma distribuidora então foi um marco regulatório que possibilitou a contratação de energia livre diretamente com os fornecedores não precisa né de fato passar por uma distribuidora e isso foi um Marco em 1995 mas olha que coisa engraçada aqui no Brasil em 1995 começou o mercado Liv de energia e foi na mesma época que lá em Portugal também começou Só que lá em Portugal hoje o mercado livre já é totalmente aberto lá já funciona como uma telecomunicação aqui no Brasil você não vai numa banca e compra crédito ali eu
quero comprar um chip quero comprar um um plano aqui durante um ano com vocês lá em Portugal eles começaram o Mercado Livre em 1995 também só que hoje Qualquer um pode chegar e comprar energia na banca pode escolher não eu não quero comprar da distribuidora vou comprar aqui dessa empresa aqui x que que tá me vendendo uma uma energia mais barata uma um custo benefício melhor então Eh foi ao mesmo tempo o Brasil ficou muito para trás só que vai chegar lá isso que é a transição energética nesse primeiro momento apenas grandes empresas empresas que
tinham uma demanda contratada de 10.000 kW é algo realmente é assim muito muito grande né um consumo ali superior a 10.000 kWh é realmente muito grande né então é só somente pouquíssimas empresas empresas que dava para contar nos dedos que poderiam comprar energia de quem quisesse só que aí começou a desenvolver esse mercado então em 19 né 996 com a lei 9427 surgiu o que nós chamamos de aneel que é a Agência Nacional de Energia Elétrica e a aneel passou a regular esse novo modelo de setor elétrico inclusive o novo Mercado Livre de energia que
estava em formação tá então depois disso veio aí né o que nós chamamos de ccee câmara comercializadora de energia elétrica e a CCE começou a promover leilões de energia ou seja a CCE começou a vender energia promover leilões entre empresas então aqui surgiu de fato aquilo que nós conhecemos né de mercado livre de energia entende que isso já é uma coisa há muito tempo né então é mas em 1995 se se instaurou né esse novo modelo e foi se desenvolvendo o mercado foi abrindo depois em 1996 veio a aneel aí em 2004 foi e instaurada
né a a CCE que é a câmara comercializadora de energia elétrica e ela começou a promover leilões e dela ela estabeleceu o ACL e o ACR que que é isso ACL e o ACR o ACR é o que nós chamamos de mercado cativo é um ambiente de contratação regulada Então quem está no ACR ele está regulado a uma distribuidora então a energia né do Consumidor que está no ACR ela é adquirida pelas distribuidoras por meio de leilões e as distribuidoras passam pros clientes isso é totalmente regulado é totalmente assim e e a só a n
é o que coloca todas as a as regulações ali que são necessárias as bandeiras tarifárias então todo mundo né que de uma residência de baixa tensão consumidor de baixa tensão eles estão nesse ambiente de contr contratação regulada é cativo Só que também surgiu o ACL o que que é o ACL é um ambiente de contratação livre é conhecido como o Mercado Livre de energia aqui o os consumidores eles podem é contratar livremente eles podem negociar livremente direto com as comercializadoras então e ele pode escolher ó eu quero você durante 2 anos durante 4 anos eu
quero comprar a energia de você e eh por causa que você tá com preço melhor ou você tá com custo benefício melhor é um ambiente de contratação livre e você entende que isso aqui já é uma realidade já é uma realidade antes lá em 1995 apenas pouquíssimas empresas só que durante o tempo o Mercado Livre ou seja esse ambiente de contratação livre começou a crescer outras empresas começaram a entrar nesse ambiente de contratação livre porque a cada ano que se passava a a o governo falava Olha é pode entrar mais pessoas pode entrar mais empresas
Então antes era somente empresas com mais de 10.000 kWh agora vamos colocar outras empresas que consomem menos Pode liberar aí vamos liberar e assim por diante né muitas empresas estão entrando nesse ambiente de contratação livre aí aqui nesse ambiente de contratação livre existem dois contratos um contrato com a distribuidora porque a distribuidora ela continua levando a energia até as empresas até os consumidores mas a geração da energia não precisa mais ser diretamente das distribuidoras pode ter empresas privadas que vão gerar energia e uma energia mais barata tá então aqui né Tem mais um um e
eh Um Diário Oficial da União que é como portaria né Isso aqui foi em 2022 Por que que nós falamos dessa transição energética lá em 1995 somente grandes empresas podiam entrar no mercado livre só que em 2022 27 de setembro de 2022 esse Mercado Livre abriu ou seja agora com essa portaria normativa todas as empresas que fazem parte do grupo A podem estar no mercado livre de energia então isso é o Mercado Livre o mercado de energia do Brasil é dividido em duas etapas em duas partes o mercado cativo que é um ambiente regulado que
você tem que comprar a sua energia das distribuidoras a aneel que estabelece todas as bandeiras tudo ali só que existe um ambiente de contratação livre e agora em 2022 abriu esse mercado para todas as empresas do grupo A de energia só que olha isso foi em 2022 a previsão é que em 2026 no máximo 2028 qualquer pessoa qualquer consumidor possa estar no ambiente de contratação livre possam estar no mercado livre Então isso é a transição energética e aig Green é a empresa mais preparada para liderar essa transição energética Muito obrigado