Câmara Municipal de Unaimí, Minas Gerai. 15ª reunião ordinária. Segunda sessão legislativa, 20ª legislatura. Unaí, Minas Gerais, 11 de maio de 2026. Horário de início às 14:15. Obrigado. Painel eletrônico está aberto para regresos, senhores vereadores. Muito obrigado. Constatar a presença de 15 vereadores, nenhum vereador ausente. Declaro aberta a presente reunião sobre a proteção de Deus e em nome do povo naense, iniciamos nosso trabalho. Primeira parte, pequeno expediente, 45 minutos improrrogável. Com a palavra primeira secretária para a leitura de texto bíblico retirado. Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulo 15 versículo 26 capítulo 16 versículo 4. Senhores
e senhoras, boa tarde. Todos em posição de ouvir o Evangelho do dia. Leitura do texto bíblico retirado do Evangelho de Jesus Cristo segundo João, Capítulo 15 versículo de 26, capítulo 16 versículo 4. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade que concede do Pai, ele dará testemunho de mim, e vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo." Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja balada e expulsarvosão de sinagogas e virá a hora em que
aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim porque não conheceram o Pai nem a mim. Eu vos digo isto para que vos lembreis de que eu o disse quando chegar a hora. Palavra da salvação. Glória a vós, Senhor. Quero aqui registrar e agradecer a presença do pastor Paulo, presidente da COPEDIL, empresário Tomás, seu nome. Cumprimentar todos os empresários. Eh, cumprimentar a Regina, coordenadora do CRE, seja bem-vindo. Cumprimentar Valdivino Guimarães, nosso amigo, companheiro aí. Seja bem-vindo. Cumprimentar todos presentes, internautas, todos que est nos assistindo. Seja bem-vindo. Sobre data. Vou passar paraa primeira
secretária fazer a leitura aqui, por favor. Em 11 de maio é comemorado o dia da integração do do telégrafo no Brasil e o dia nacional dos agentes de trânsito. Em 12 de maio é comemorado o dia internacional da enfermagem, dia do enfermeiro. Em 12 de maio é comemorado o dia nacional da conscientização e enfrentamento da fibromialgia. Em 13 de maio é comemorado o dia do zotecnista. Em 13 de maio é comemorado o dia da abolição da escravatura no Brasil. Em 15 de maio é comemorado o dia da assistente social e o dia das famílias. Em
16 de maio é comemorado o dia do gari. Em 18 de maio é contemplado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conforme disposto na Lei Federal 9970 de 17 de maio de 2000. Em 18 de maio de é contemplado o dia nacional da luta antimanicomial e o dia da conscientização sobre a necessidade de vacina contra HIV AIDES. Observação. A ata não ficou pronta, né, Ivanilson? Então posso passar para vereadores, né? Observação que a ata não ficou pronta, né? Então não tem como, né, fazer a leitura. Data 14ª reunião
ordinária, né? Isso mesmo, né, Ivanilson? Então fica aí observação. Apresentação de propos cada vereador, conforme a lista de inscrição. Com a palavra Aninha. Declino. Com a palavra Val da Saúde. Boa tarde, presidente. Caros colegas parlamentares. Cumprimento aqui o pastor Paulo Valdivino, nosso exvereador Osmar Leitão que está na casa. Bem-vindo Osmar, aos servidores da casa. Presidente, quero aqui só colocar uma menção de pesar ao senhor Rodolfo Campos da Rocha pelo seu lamentável falecimento ocorrido no dia 5 de maio de 2026. Ele que é filho do nosso querido amigo Leão Rocha e se puder presidente colocar um
minuto de silêncio, por favor. Só isso. Muito obrigado. Com a palavra Olímpia Antunes. Qual a palavra Olímpia Antunes? Pera aí, Carl. Só um minutinho. Aqui tá faltando o Eugênio, viu? Empregado. Tá bonita. Meu me vê o número dele lá. Senhor presidente, vereadores, vereadores, Osmar leitão, um prazer ter aqui conosco nesta tarde, pastor Paulo, Divino, empresários, senhoras e senhores, uma boa tarde, senhor presidente. Eu peço a inclusão do projeto do projeto número 39, qual? Da cal 39, tá? OK. Obrigado. Com a palavra Duarin Melgast. Senhor presidente, senhores presidentores, senhores vereadores, senhores vereadores, senhoras vereadoras, Valdivino, Valdivino,
em quem eu cumprimento a imprensa, em quem eu cumprimento a imprensa, seja bem-vindo. Sejam bem-vindos. Passor, pastor presidente da do conselho, presidente do conselho dos pastores. Seja bemvind sejam bem-vindo também. E eu quero registrar E eu quero registrar e agradecer E agradecer a presença a presença do vereador do vereador exvereador desta casa ex-vereador desta casa que eu tenho muita honra que eu tenho muita honra de ter melhores debates de ter tido os melhores debates Leitão. Osmar Leitão. Muito obrigada. Muito obrigada. E quero cumprimentar a todos. E quero cumprimentar a todos. Quero cumprimentar a Regina. Quero
cumprimentar a Regina. Nome dela. Em nome dela. Todas as mulheres. Todas as mulheres. E no nome do Zé Geraldo. E no nome do do Zé Geraldo. Cumprimentar os empresários. Cumprimentar os empresários. Muito obrigada. Eu apresento Eu apresento a inserção em ata. Asão em ata. Inserção em atac da nota de falecimento do Paulo Donizete Cruz Matos. Do Paulo Donizete Cruz Matos, que é irmão que é irmão da Kenia da Kênia Matos Matos presidente da Unaprev. Presidente da UNPREV. Então, e requero e requero que seja que seja feito feito momento de silêncio. Momento de silêncio. E requero
ainda E requiro ainda aprovação. aprovação. Inclusão na pauta da ordem no dia. Inclusão na ordem da pauta do dia. Pedir a inclusão do plano diretor. Pedir a inclusão do plano diretor. Artigo. Então, pele PL 105 105 105 105 E requero E requero também também que o presidente que o presidente mantenha mantenha a ordem do dia. A ordem do dia. E que e que mantém que não venha esse plenário e que não venha esse plenário não tá lotado como funcionário do plenário. Quem não está eh lotado como funcionário do plenário. É, a mesa tem essa obrigação.
A mesa tem essa obrigação de manter a ordem de manter a ordem da casa da casa e não desviar e não desviar e não desviar funcionário Funcionário de posição de posição e ainda e ainda solicito solicito ao o anula que seja nula que seja nula a reunião passada a reunião passada Por quê? Porque a pauta, a pauta estava trancada. Estava trancada. E era para votar primeiro. E era para votar primeiro o PL24. O PL24 que trancava a pauta. Que trancava a pauta. Mas votou. Mas votou o PPA primeiro. O PPA primeiro. E não pode. E
não pode. Se a pauta estava trancada. Se a pauta estava trancada. Como explica? Como explica? Votar primeiro. Votar primeiro o projeto que não estava. O projeto que não estava. Tratou a pauta. Tanto a pauta. Tratou. Tratou a pauta. A pauta como se fosse normal. Como se fosse normal. E não é o trancamento da pauta. O trancamento da pauta com pele com PL 22. 22. E votou primeiro. E votou primeiro que não estava trancado. Que não estava trancado. Então, então atce até a legalidade. A legalidade. Não suporto. Não sou não suporto. Não suporto saber saber que
tá errado. Que tá errado e fazer e fazer. Então requero. Então requero. Verbal. verbal, conforme conforme o regimento interno, no seu artigo 247 247. Senhor presidente, senhor fala o artigo, senhor presidente, vou falar o artigo. 27A 27A 2 47A 247A para o requerimento Para o requerimento 105 105udo obrigada com a palavra João Alfredo. Com a palavra Isanilda Boy. Com a palavra Lucas Denunci. Com a palavra Eugênio Ferreira. Com a palavra Serginho da rádio. Com a palavra Paula Arara. Senhor presidente, vereadores, público presente, eu quero cumprimentar aqui o pastor Paulo que está aqui presente da Copedil,
candidato a deputada aí estadual Baldevino, pré-candidato, isso é pré também. Eu quero cumprimentar a Regina que tá aqui com as suas companheiras. Seja bem-vindo, Wilton Tomás. Senhor presidente, eu quero fazer primeiro, quero pedir a inclusão do projeto do Plano Diretor 105, que da outra vez eh não quis incluir e agora eu gostaria eh acompanhar a Dorinha também, que ela pediu também o projeto 105 e também eh gostaria também de uma moção de pesar com Cristiano Rodrigues Pereira. ocorrido 7/05/2026 e pediu 1 minuto de silêncio. É só, senhor presidente, lá para mim, você tá interessado. Parece
que gente já colocou, mas não é interessado. Com a palavra professor Diego. declino. Preciso com a Paulo César Rodriguez. Eh, os que tá escrito aqui é esses aqui. Ana, para mim o voto de pesar que pediram aí verbal, tá? Por favor, que os que anotaram aí que eu já vou começar a anunciar aqui, tá bom? Vote de pesar. Foi protocolizado nessa casa voto de pesar pelo falecimento do senhor Rodolfo Campos Rocha ocorrido no dia 5 de maio de 2026. Foi protocolizado nessa casa voto de pesar pelo falecimento do senhor Paulo Donizete Cruz Matos ocorrido no
dia 5 de maio de 2026. Também foi protocolado voto de pesar verbal do vereador Paulo Arara, eh, senor Cristiano Rodrigues Pereira, em 7 de maio de 2026. Moreno. Em relação ao pedido da da vereadora Dorinha Melgast para manter no plenário servidor que atua no plenário, informa que de acordo com a lei número 2283/05 tem a atribuição de acompanhar o processo legislativo e oferecer suporte ao plenário e consultoria jurídica e a consultoria legislativa, conforme anexo eh sexto item 3.3. 3.1,3.3.3 e 3.3.14 V em relação à consultoria consultoria legislativa e 3.3 e 3.3.8 em relação à consultoria
jurídica. aqui. Calma. A inclusão do projeto plano diretor. né? Tá até em cruzo aqui para nós colocar mais considerando na última hora aqui que chegou ao meu conhecimento apresentação de emenda ao projeto de lei número 105 e indefiro o pedido do vereador Paula Ará Dorinha para colocar em pauta o projeto de lei número 105. A pedido do vereador professor Diego, a emenda chegou agora neste momento, a emenda do professor Diego. Infelizmente, né, eu tenho que atender o pedido da emenda. possível suspensão da reunião. Nós temos o artigo primeiro do artigo do inciso primeiro do artigo
24, combinado com a linha número do inciso 2 do artigo 80 regimento interno dessa casa. Declaro pensa a reunião às 14 horas e 38. 38 minutos. Concedo o uso da palavra e convido a ocupar a tribuna pelo prazo de 10 minutos o pastor Paulo Magalhães, presidente do Conselho dos Pastores, para falar sobre a marcha para Jesus. Fica à vontade para Sãoor Paulo e pode usar a tribuna e depois a entrega de moções de vereadores. Boa tarde, senhores, senhoras. Quero cumprimentar Tá aberto aí. Um, dois. Oi, maravilha. OK. Senhores, senhoras vereadores, quero cumprimentar todos aqui em
nome do nosso presidente Carlinho Demost e dizer a todos a alegria de poder estar aqui, desejar que a graça e a paz esteja com todos vocês nesta reunião. Que vocês possa ter momentos aqui decisivos. E estou aqui em nome do Copedil, Conselho de Pastores da cidade de Unaí, para convidar todos vocês para um momento muito sublime, estar diante desta cidade marchando para Jesus aqui no dia 15 às 17 horas. Nós estaremos concentrando ali na Praça da Matriz a partir das 16:30 e sairemos marchando para Jesus aqui passando e parando em alguns pontos estratégicos. Nosso primeiro
ponto é estar diante desta casa aqui, intercedendo a Deus por vocês e pela nossa cidade. Aqui nós passaremos ali no fórum aonde estaremos orando pelo poder Judiciário e depois seguiremos ali para a prefeitura municipal e estaremos encerrando ali a nossa marcha. Logo após estaremos seguindo lá para Parque de Exposição, aonde estaremos um grande show com Isadora Pompeu. clamor pela vida, clamando a Deus pelas vidas, porque vivemos em um mundo muito difícil, um mundo aonde todos estão precisando de Deus, clamando pelas vidas que não pode, nós estaremos ali representando esses que não podem estar ali clamando.
E eu convido toda a cidade de Unaí para estar conosco ali. Será um grande evento que será marcado nesta cidade. E os senhores vereadores que estão presentes, eu convido todos vocês e faça parte deste evento. Será um marco nessa cidade, aonde nós estaremos ali louvando e exaltando o nome do criador, senhor dos céus e da terra. Quero deixar aqui meu agradecimento por abrir esta oportunidade para nós e dizer que o conselho de pastores está à disposição de vocês. que nós pudermos ajudar vocês, estamos aí servindo, porque o nosso lema é servir e nós o compedi
estamos nessa cidade trabalhando em prol da ordem desta cidade, ajudando e dizer para vocês que esse é o nosso maior lema, Servir esta cidade. e dizer para vocês, conte conosco, estamos à disposição. E agradeço a todos pela atenção e até sexta-feira às 17 horas, aonde estaremos marchando para Jesus. E venha marchar conosco. Estamos unidos em um só propósito, porque o propósito do ser humano é servir a Deus. E esse é o nosso lema. Convido vocês que puder estar ali, será uma honra ter vocês conosco. Amém. Deus abençoe todos vocês. Carlinho, obrigado pelo carinho nos ceder
esta oportunidade. Deus abençoe a todos. Obrigado. Obrigado. Obrigado, presidente. Seja bem-vindo, né? Quando precisar. Vamos fazer força aqui pra gente, né? Dar continuidade no seu trabalho, convidar o pessoal, né? que compareça, né? Sexta-feira vai ser tremendo, né? Um show maravilhoso e a marcha para Jesus, né? Sim. Muito obrigado pelas palavras. OK. Obrigado. Eu gostaria de passar a palavra agora para Paula Arara para entregar a moção. O senor precisa, o senhor precisa passar a palavra para ele usar o seu projeto. Esse aqui agora é transfere os trabalhos do Felipe e pede para ele. Ô Paulo, só
um minutinho, por favor. Tomar não, mas tem as moções. Eu não pode deixar. Pode continuar. Tem várias moções. Pode, pode falar. Chegou não. Com a palavra Dorin Mega para entregar a moção. Tem não. Com a palavra Eugênio Pedro. Então tem ninguém. Vai o meu, né, presidente? Mais uma vez, boa tarde, senhor presidente. Cumprimentor, senhoras e senhoras vereadoras, cumprimentar aqui o pessoal da os educadores, empresários e cumprimentar de forma muito especial o meu irmão em Cristo Mike, que faz presente a esta tarde para receber, né, uma moção de congratulação que inclusive foi aprovada por unanimidade nesta
casa. E eu sempre tenho dito aqui no parlamento que o Naí ele constrói histórias eh diuturnamente, né, em diversos segmentos. E hoje eu quero falar, né, da igreja ICEIA, um papel eh além de cumprir seu papel espiritual, também cumpre, né, a a os papéis sociais. e dizer, Mike, que essa moção ela vem de forma de reconhecimento, especialmente, né, aos membros dessa igreja que vem fazendo um trabalho espiritual gigantesco na nossa cidade e também nas questões sociais. Eh, eu fiz Aqui um pequeno resumo e eu acho importante deixar registrado neste momento. Hoje prestamos esta justa homenagem
à Igreja Cristã Evangélica Independente Avivada Iseia pela realização da segunda corrida ISEIA, um evento que ultrapassou os limites do esporte e se transformou em um verdadeiro testemunho de fé, amor ao próximo e compromisso com a comunidade. Através desta iniciativa beneficente realizada em 12 de outubro de 2025, a igreja demonstrou que quando a fé se une à solidariedade, vidas são alcançadas e transformadas. Arrecadação em benefício da Associação Unaiense Defesa da Criança, ADEC, reforça o cuidado da ISEIA com as causas sociais e com aqueles que mais precisam de apoio e de esperança. A corrida proporcionou momentos de
alegria, união e confraternização entre famílias, crianças, atletas e toda a comunidade, promovendo saúde, lazer e comunhão, sempre colocando Deus acima de tudo. A modalidade Kids trouxe ainda mais significado ao evento, celebrando o dia das crianças com amor e incentivo à prática esportiva desde cedo. A igreja Iia demonstra através dessa ação que sua missão vai além da espiritualidade, preocupando-se também com o cuidado do corpo físico, conforme nos ensina a palavra de Deus. Que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Ao incentivar a prática esportiva, a saúde e a qualidade de Vida, a igreja cumpre
um importante papel social e cristão, cuidando do ser humano de forma integral. também merece reconhecimento e o empenho dos profissionais de educação física. E aqui quero denominar o o Mike faz presente, o Ton, o Lucas e o Marcos, bem como a importante colaboração do André, organizador oficial de corridas na nossa cidade. Todos contribuíram diretamente para o grande sucesso desta edição. Que esta moção, Mike, aqui você representando a nossa igreja, simbolize o reconhecimento e a gratidão de toda a comunidade pelo belíssimo trabalho desenvolvido pela Igreja Iseia. que através de ações como esta inspira pessoas, fortalece famílias
e demonstra na prática os verdadeiros valores cristão. E eu gostaria neste momento de pedir ao plenário uma salva de palma ao Mike, né, representando aqui a nossa igreja e convidá-la aqui à frente. E também gostaria de convidar a irmã Aninha e o vereador Olímpio para junto comigo entregar essa moção. os demais vereadores. Sen Não. Retorna a pensão às 14:50. Minha moção aqui, presidente. Ó, Serginho, você não entregou não? Desculpa, meu amigo. Com a Tejinho da para entregar a moção. Perdoado, presidente. Eh, Fabiano, por gentileza, aumento um pouquinho o volume do meu microfone. Um pouquinho resfriada.
A voz tá um pouquinho embargada hoje. Cumprimento a todos os colegas vereadores, ao público presente, quem acompanha a reunião pelas plataformas digitais, pelo YouTube, pelo canal oficial também da Câmara Municipal. E é com muita alegria que eu venho apresentar essa moção de congratulação a um jovem empresário naense, no qual tenho aqui também o briefing eh de toda a sua história e de tudo que ele tem feito e tanto contribuído ao nosso município, né? Com grande satisfação que apresenta essa moção ao senhor Ítalo Antônio Oliveira, filho de Antônio Carlos de Oliveira, conhecido na cidade como Tatu,
ali da empresa Tatu Agro, hoje Minas Agro, né, e também da Flores Meira e José Luís de Oliveira, uma família muito tradicional e muito querida aqui da nossa cidade. Ítalo é um jovem empresário que tem se destacado não apenas no setor de máquinas agrícolas, mas principalmente na área de eventos e entretenimento através da sua empresa Dubai Eventos, contribuindo de forma significativa pro fortalecimento da cultura e também da economia local. Desde a infância demonstrou grande paixão pela música sertaneja, aprendendo a tocar diversos instrumentos, entre eles a Sanfona, instrumento que mantém viva a memória, a memória e
também o sonho de seu pai. Esse amor pela música despertou nele o interesse pelo universo Dos shows e da produção artística, incentivando a investir na realização de grandes eventos aqui no município. Com coragem, dedicação e espírito empreendedor, Ítalo realizou seu primeiro evento em 2016 e desde então vem trazendo para UNAI artistas de renome nacional, promovendo entretenimento de qualidade e movimentando o comércio local, o setor também de serviços e, obviamente, a geração de empregos. Cada evento realizado representa retorno econômico, valorização cultural e mais visibilidade pro nosso município. É fundamental reconhecer e valorizar empresários unaensees que como
ítolo, acreditam no potencial da nossa cidade e vestem aqui e geram oportunidades mesmo diante dos desafios e riscos próprios do setor de eventos. a gente sabe que não é fácil. por todo esse empenho, talento e contribuição ao desenvolvimento cultural e econômico de UNAI. Essa casa legislativa, presta essa justa homenagem e reconhecimento ao seu trabalho e à sua empresa. Exemplo de empreendedorismo, persistência e amor pela nossa cidade. Eu tenho a oportunidade de trabalhar no ramo, de trabalhar no rádio e acompanhar a dura missão que os empreendedores no setor de eventos eh t. Eh, é um risco
absurdo quando eles contratam um artista De renome nacional, traz esse artista para nossa cidade, eh, realizando até sonhos de às vezes os fãs que gostam de ter a oportunidade de ir até um show, mas por trás de tudo isso, tem tudo isso aqui que eu acabei de mencionar, tem uma valorização, tem geração de empregos, economia que impulsiona. Então, parabéns, Italo, pelo seu trabalho. Que você continue. Peço que Deus abençoe grandemente essa sua jornada, que você continue trazendo grandes eventos aqui pra nossa cidade. Peço uma salva de palmas ao meu homenageado. Quero te convidar para receber
aqui à frente. Posteriormente, convido os demais vereadores para para que possa fazer essa entrega junto comigo. Amém. Termínio da suspensão às 14 horas e 56. Presidente, eh, gostaria de pedir a inclusão do projeto número 26/202, projeto de utilidade pública. OK. registre então. Segunda parte, ordem do dia. Horário de início às 14 horas 56. Painel eletrônico tá aberto para regresadores. Esse aqui tá tá dentro do conteúdo, né? Está a presença aí Paulo César Rodrigues. Constatar a presença de 15 vereadores. Nenhum vereador ausente. Inclusão da emenda número 1 apresentada ao projeto de lei número 30/2026. Inclusão do
parecer número 185/2026 emitida pela Comissão de Finanças, Tributação e Orçamento de Tomada de Contas. Possível inclusão da emenda número 1 apresentada ao projeto de lei número 30/26. O projeto de lei número 30/6, de autoria do prefeito do município de Unaí, Minas Gerais, senhor Thiago Martins Rodrigues, altera a lei número 293 de 5 de setembro de 2014 que dispõe sobre a reformulação da estrutura administrativa do serviço municipal de saneamento básico, SAAI, e da outras providências. Projeto de lei número 30/17 recebeu a emenda número 1, emenda apresentada pelo prefeito do município de Minas Gerais, senor Thiago Marcins
Rodrigo. Submeto a votação em turno único, a inclusão da emenda número 1 apresentada ao projeto de lei número 30/6, na pauta da ordem do dia desta reunião ordinária. Declaro aberto caminhamento de votação. Presidente, sobre o que que é essa emenda? Se alguém puder. Essa aí é aquela projeto que a Aninha pediu vita do SAAI. Não, sim, mas a emenda é só. Ah, tá bom. Obrigado. Cerado tá no painel tá no painel. Encerrado o encaminhamento de votação. Painel eletrônico está aberto para registro de votação. M. A inclusão da emenda número 1 apresentada ao projeto de lei
número 30/26 na pauta da ordem do dia desta reunião está aprovada em turno por 15 votos favoráveis. Nenhum voto contrário, nem abstenção, nem ausência de vereador. Possível inclusão do parecer número 185/6 na pausa da ordem do dia. Inicialmente a mensagem número 111 de 19 de maio de 2016 de autoria do prefeito do município de Unaí Minas Gerais, Sr. Thiago Martin Rodrigo Rodriguez encaminhou a esta casa informação sobre impedimento técnico a execução da emenda parlamentar número 47/25 que tinha como objetivo a destinação de recursos para associação de pais e amigos expressionais de UNAI para custeio e
projeto circuito do amor. Por intermédio da mensagem número 123 de 22 de abril de 2026, o prefeito município de Junaí, Minas Gerais, Senor Thiago Marinho Rodrigues, retificou a mensagem número 111/6, ressaltando que, na verdade, a emenda parlamentar número 47/6 tinha como objeto como objeto a destinação de recurso à associação beneficiente UNAI Rio Preto de fabricar fraldas. O parecer número 185/6 emitido pela Comissão de Finanças, Tributação e Orçamento de Contas, CFTOSC, foi apresentada pelo relator vereador Olímpio Antun PP, senhor, sendo favorável à mensagem número 111/2006, observada a devida retificação dada pela mensagem número 123/6 a mensagem
número 111/6. Submeto a votação em turno único a inclusão do parecer número 185/6 emitida pela comissão de finanças, tributação, orçamento e tomar de conta, conforme apresentada pelo relator vereador Limpendum, PP na pauta da ordem do dia desta reunião ordinária. Declaro aberto caminhamento de votação. Crado, caminhamento de votação. Painel eletrônico. Tá aberto para registro de votação. Azar. A inclusão do parecer número 185/26 na ordem do dia desta reunião, está aprovado em torno um por 15 votos Favorável, nenhum voto contrário, nem obtenção, nem ausente vereador. Submeto a discussão. Incluiu 26 agora. votação em turno único a inclusão
do projeto de lei número 26/2026 na pauta da ordem do dia 10 da reunião ordinária. Declaro aberto encaminhamento de votação. Utilidade pública dos pastores. Reconheço utilidade. Reconheço utilidade pública ao conselho de pastor evangélico e dirigente de igreja de Unaí Copedil. Senhores vereadores, que aprovam a inclusão do projeto de lei número 26/202 que deses concordar que manifesta a inclusão do projeto de lei número 26/26, bem como na ordem do dia dessa reunião está aprovado em torno único por 15 votos favoráveis. Nenhum voto. Só um minutinho aí, por favor. Perdão aí, gente. Vou transferir pro Felipe aqui.
Eu pedi agora passar a palavra pro Felipe. Vice-presidente Felipe tá na hora. Votação. Submeto a votação em turno único a inclusão do projeto de lei número 26/202. Declara aberto encaminhamento de votação. Encerrado o encaminhamento de votação. Penitor está aberto para o registro de votação. Levanta senhores dos senhores vereadores que aprovam a inclusão do projeto de lei 26/2006. Permaneçam como estão os que discordaram que se manifeste. A inclusão do projeto de lei número 26/26 na ordem do dia dessa reunião está aprovada por 15 votos favoráveis. Nenhum voto contrário, nenhuma abstenção, nenhuma ausência. Submeto a discussão e
votação. Só um minutinho, pessoal, só até o pessoal anotar aqui. Submeto a discussão e votação em turno único a emenda número 1, parte integrante do parecer número 592/25, apresentado pela Comissão de Constituição, Legislação, Justiça, Redação e Direitos Humanos, CCLJRDH, com a relatoria do vereador Serginho da Rio PL ao projeto de lei número 85. Declaro aber a discussão da matéria, certo? Emenda número um. Declara se a discussão. Declara caminhamento de votação. Pode ir pro painel. Radio painel eletrônico tá aberto para registro de votação. Felipe, Paulo Arara, Paulo César e Serginho da Rádio. A emenda número 1
apresentada ao projeto de lei número 85/25 está aprovado em torno um por 15 votos favoráveis, nem um voto contrário, nem obstenção nem ausente vereador. Submet a discussão em votação em torno único a emenda número 2, integrante do parecer número 592/25, apresentada pela comissão de justiça, legislação e justiça, redação e direito humano, com a relatoria do vereador Serginho da RL ao projeto de lei número 85, declaro aberta a discussão da matéria. Eu vou com a parategin da rádio. Presidente, boa tarde. Eu fui o relator da emenda, mas eh eu identifiquei um erro eh no horário, na
questão do horário, acabei colocando o horário estendido. Então eu peço aos meus colegas que votem contrário aí à emenda. Muito obrigado. Encerrado. Encaminhamento. Votação. Painel eletrônico. Tá aberto para registro. Votação. Contrário. Professor Diego Serginho da R. A emenda número dois. A emenda número 2 apresentada projeto de lei número 85/5 está rejeitada, né? 13 votos 13 votos contrário e dois votos favorável. Felipe Lucas Naid. Subrimento a discussão e votação em turno único. A emenda número 3, parte integrante do parecer número 592/5 apresentada pela comissão constituislação, justiça, Redação e Direitos Humanos com a relatoria do vereador Serginho
da rádio PL ao projeto de lei número 85. Declara aber a discussão da matéria. Cerado discussão. Declara ha encaminhamento de votação. Caminhamento de votação. Painel eletrônico. Tá aberto para regço. [tosse] leva a emenda número três apresentada ao projeto de lei número 85/25. Está aprovado em torno único por 15 votos favoráveis. Nenhum voto contrário, nenhuma abstenção, nenhum nenhum ausente vereador. Subrimento a discussão e votação em primeiro turno o projeto de lei número 85/15, emendar de autoria do vereador Luxon e denuncia republicano que dispõe sobre a execução do serviço de varreção, limpeza e coleta manual de lixo
em logrador público no município de Unaí. Estabelece condições contra contratuais obrigatórias e veda sua realização no horário de maior incidência. solar. Declaro aberto da matéria. Cerrado discussão. Declara aberta caminhamento de votação com a Paluca Donaí denuncia. Boa tarde. Boa tarde a todo o público presente. Eh, eu peço aos amigos vereadores que votem a favor desse projeto, porque o que tá acontecendo com os nossos varredores, eh, são duas situações que estão prejudicando o serviço deles. A primeira situação é que o horário que eles estão varrendo é um horário de grande fluxo na cidade. Então, como tem
muito carro na rua, eh tem muitas coisas que podem atrapalhar eles a varrerem a cidade, então por causa disso eles não tão conseguindo fazer o serviço direito e muitas vezes as ruas estão totalmente sujas e o serviço deles não tá sendo eficiente. Outra situação é que esse horário mudou totalmente o jeito que os que os varredores trabalhavam. Antigamente eles Trabalhavam de noite e a gente via que de noite o serviço rendia. E agora por esse trabem trabalhando de dia com o sol quente, tá prejudicando muito o serviço deles, porque eles estão no horário de maior
incidência de sol. Lembrando que o Naí já foi considerado a segunda cidade mais quente do Brasil. Então, tem muitos varredores que chegaram também com essa reclamação, eh, falando que tá faltando água para eles, tá faltando local para eles poderem ir no banheiro e muitas idosas também estavam reclamando também de infecção urinária por causa do horário do sol quente e também pela falta de estrutura. Então esse projeto eu propus pensando nos nossos varredores e principalmente porque o horário que eles estão varrendo não tá eh sendo eficiente pela grande eh incidência de carros na rua, impossibilitando eles
de fazer o serviço deles eh corretamente. Então é um projeto muito importante e eu peço aí o apoio dos nossos amigos vereadores. Lá ela pediu, Dorinha, pediu o quê? Pode falar. Pode. Com a palavra ela. Senhor presidente, senhores vereadores, senhoras vereadoras, público presente, vereadores, vereadores. Eu primo muito, muito pela legal, pela legalidade. Não sou dona Não sou dona da verdade. da verdade, mas sabendo, mas sabendo que o projeto que o projeto de lei número 85 está ilegal, está ilegal, por porque trata trata de uma normização de uma normatização de serviço público de serviço público, ou
seja, ou seja, vai ser vetado, vai ser vetado por porque Tem ter visto de iniciativa, deveria deveria ser iniciativa do prefeito. Deveria ser uma iniciativa do prefeito. Então, então se aprovado, então mesmo se aprovado, vai vai voltar esta casa vetado porque é ilegal. Eu não consigo, Eu não consigo votar. Votar. Não faz conta. Não faz de conta esta casa. Esta casa, infelizmente tá cheia de prefeito e a lei não permite isso. Então, conclamo todos os vereadores, todos os vereadores voltar. votar contra. E tem vereador E tem vereador que fala que fala que não vota contra
vereador, que não vota contra vereador. Eu acho horrível. Eu acho horrível. O dia que faz isso, o dia que faz isso, o dia que eu faço isso, o dia que eu faço isso. Por porque a casa a casa tá cheia, tá cheia de ideias de ideias. Mas nós temos que ir, mas nós temos que ir a ponto a ponto a ponto ao ao ponto certo. Certo. Que é a lei, que é a lei. Esse projeto, esse projeto assim como outros, assim como outros, nasce morto, nasce morto. Nasce morto na minha concepção. Na minha concepção. Então,
então eu não sou prefeita. Eu não sou prefeita. Sou vereadora. Sou vereadora e voto contra e voto contra a emenda e o projeto. Muito obrigado. Com a palavra, professor Diego. É encaminhamento, Diego. Senhor presidente, senhores vereadores, vereadoras, cumprimento aqui também aos nossos assessores por presente especial. Só só um minutinho. Diego. Aqui é encaminhamento de voto, viu? Não é discussão não. Encaminhamento. Depois 10 minutos aqui. Presidente pode conferir. É encaminhamento. Na discussão. Ainda perguntei pro Lucas se ele não ia discutir, ele preferiu não discutir. É isso que eu tô explicando pro Diego, porque colocou 10 minutos
que é 5 minutos. Tem encaminhamento. Pode continuar aí, Diego. 5 minutos. E nossas educadoras, né? educadores sociais que hoje estão aqui também na espera do projeto que a gente eh colocou na casa aí, né, a gente poder atender aos pedidos de, né, essas consultores. Eu só estou estou cumprimentando elas. Eh, quero dizer aqui do projeto, né, do vereador Lucas, sei que ele tem uma boa intenção, porém às vezes a gente também fica até, né, na dúvida, porque mexer na vida funcional, né, dessas servidoras que onde vai est afetando a questão do horário e também deixa
a gente quando você uma outra dúvida, quando você Analisa nessas cidades, né, já vi inclusive em Belo Horizonte mesmo, varredores durante o dia, Eh, sobre a questão do funcionar eh do trabalho, né, à noite, então na do trabalho durante o dia, o que eu vejo às vezes é falta de uma organização, por eh aqui no centro da cidade, infelizmente, durante o dia não tem como fazer a varrição. Isso aí, né, a gente vê que tem carros parados, não, o serviço ele não rende. Já nos bairros já dá para fazer essa varreção, né? Agora, cabe a
empresa que hoje toma conta aí da da limpeza está disponibilizando que seja a água, né, igual fui colocado que falta, banheiros químicos, ter todo ali um trabalho, ter todo ali um atendimento aos trabalhadores, né, a essas esse pessoal da limpeza. Então, assim, sinceramente, eu fico aqui eh no jogo de, né, cintura, sem saber exatamente como, né, a gente proceder. Eu vou estar votando favorável agora do primeiro turno, tá? Mas eu vou estar repensando, revendo isso aí, né? Não contra o projeto do vereador, porque eu sei que a intenção dele é boa, mas devido às questões
também, né, até legais, tá? Então fica aqui a a minha ponto de interrogação aí a respeito, né, dessa questão desde da legalidade e dessas questões que eu falei, que eu vejo que às vezes tá faltando ali é uma falta de organização da empresa com os funcionários, tá? Mas desde então já voto agora favorável. Nazaré. Eh, oi. Eh, boa tarde a todos, né, meninas, eh, público aqui presente, vereadores. Eh, também eu queria fazer a colocação nesse projeto que, por exemplo, mais aqui no centro da cidade é difícil você encostar um carro, uma moto e e é
impossível de varrer a rua durante o dia daqui no centro da cidade. alguns lugares na cidade, lá nos bairros, alguns lugares vai ficar sem varrer porque o carro tá estacionado, né? Desde o começo eu fui até contra esse horário de varrer durante eh o dia. Quer questão do sol? Nem tanto. É lógico que todo mundo se pudesse trabalhar na sombra ou à noite seria maravilhoso. Mas eu tenho muitos meus colegas aí que caso eu vim da pintura de parede já é pedreiro, trabalha trabalha no sol quente, não tem como fugir desse desse horário. Então não
é realmente relacionadamente o sol, mas o o a forma de trabalhar que quase dificulta muito a limpeza eh da cidade. Os carros atrapalham, não tem como varrir. Eu eu já mexei com obras, com pinturas. Eu sei que alguma, quando eu ia pintar uma casa, eu limpava a casa quase toda, tirava os móvos. Tirava os móveis tudo para para trabalhar melhor, né? Agora os carros ten certeza que atrapalha. Onde tiver o carro parado, aquele local tem Um lixo, o lixo vai ficar depois que o carro vai sair, o lixo vai ficar ali. Então, no momento eu
sou eu sou favorável a ao projeto aí. Eh, palavra, Vanilon. Eu também vou votar aí o primeiro turno favorável, porém, né, um projeto que quem tinha que mandar para cá era o prefeito, explicando a situação. E o projeto é bom mesmo, a gente vê, mas eu não sei os motivos, né, que tá acontecendo lá com a empresa e nem com a administração. Então, esse primeiro turno aí eu vou votar favorável e até ver o porqu demais vereadores estão falando, né? Passo a palavra para João Alfredo. Boa tarde, presidente. Boa tarde a todos os presentes, nossas
servidoras que estão aqui, sejam sempre muito bem-vindas. presidente, eh, esse projeto, quanto à legalidade dele, eu fico muito tranquilo, porque a nossa CCJ tem sido extremamente exigente, né? Eu mesmo hoje me surpreendi, depois me convenci lá, né, de que quanto mais informações o projeto fica até mais robusto, mais confiável. Então, tem um projeto meu lá que vai ser analisado por seis secretarias. Então, a CCJ tá sendo bem criteriosa, né? Então eu confio nessa Análise. O projeto passou pela CCJ e sei de outras cidades onde há essa limitação pro horário também, como é o caso de
Curitiba, algumas cidades que também t essa limitação e principalmente pelo seguinte, não há contrato mais nebuloso e que mais causa arrepios na população hoje do que esse contrato do lixo. E a justificativa para mudar esse horário, eu conversei na época com o pessoal, tiveram, alguns estiveram aqui na comissão, eh, para economizar, que isso vai gerar uma economia pra empresa. Aí eu me lembro que esse contrato aumentou em 350% o custo da nossa coleta de lixo. Então, quer dizer, já aumentou 350% com relação ao à empresa anterior. Ainda tem que economizar as custas. dos funcionários e
as custas da eficiência do trabalho. Isso é mais prejuízo pro município. É mais prejuízo porque, como foi dito, não dá para varrer com a mesma eficiente, com a mesma eficiência durante o dia, como se varreja durante a noite. Sem falar o desempenho desses profissionais que vieram aqui na comissão, relataram a dificuldade. Todo mundo conhece o naiz, sabe como é que é. O ideal seria que essa empresa tivesse o bom senso, né, de de fazer essa mudança. O ideal seria que a prefeitura também utilizasse as suas ferramentas para melhorar nesse sentido, mas já que não faz,
esse essa casa aqui tem o Direito e o dever de zelar, não só pelo bem-estar dessas pessoas, mas também pela eficiência do serviço. Nós estamos pagando quase quatro vezes o valor e essa empresa ainda tem que mudar o horário dos funcionários para aumentar ainda mais seus lucros e piorar ainda mais o serviço, porque como foi dito, não dá para fazer o mesmo qualidade de serviço com a rua cheia de de carros. Eu quero lembrar que tem ruas, todo mundo aqui deve conhecer alguém que que que a varrição nunca passa na rua deles. São muitas as
ruas onde não há varrição de rua que o Naí, nem depois do aumento desse desse desse contrato e alguns deixaram de ter. Tinha e deixou de ter. Coleta onde passava todos os dias, agora passa três vezes por semana. Depois de um de um comentário que nós fizemos aí na rede social, algumas pessoas me mandaram lá passa terça, quinta e sábado. Aí às vezes no sábado ele erra o horário ou esquece do dia ou é dono de algum empreendimento e não ficou pronto o lixo, ele fica com lixo de quinta até terça. É uma situação incrível.
E aí nós ainda vamos, né, eh mudar o horário que funciona há décadas aqui em todo mundo se lembra, né, quando era mais jovem, voltando de alguma festa, aí o pessoal varrendo na rua, alguns cantando, era um negócio até poético, né, Paulo? E então eu parabenizo o vereador Lucas aí pelo projeto. Como disse, há essa iniciativa em outros municípios. E outra coisa, eu discuti isso lá na comissão, se houver Eh alguma inconstitucionalidade, há alguns projetos. Brasil tem mais de 5.000 leis e o STF, sobretudo nos últimos dias, sobretudo nos últimos anos, ele tem determinado a
seu bel prazer o que que é constitucional, o que que não é inconstitucional. Então é dever das casas legislativas forçarem essas pautas também. Quando tem alguma pauta que a gente acha que tá sendo considerada inconstitucional, mas a gente acredita que ela é constitucional, é exatamente a casa legislativa que tem o dever de aprovar essas leis para que cheguem lá no STF um dia e quem sabe reverta o entendimento. Então se tem alguém que tem legitimidade para questionar a a constitucionalidade ou não, somos nós. E então eu encaminho o voto favorável. Peço, né, a todos que,
como alguns já fizeram, vamos votar favorável no primeiro turno, né, professor Diego, Nazareno, não me lembro todos, e que seja analisado pro segundo turno, inclusive, a questão da legalidade e da e da constitucionalidade, como disse, já passou pela CCJ e pelas outras comissões. Encaminho o meu voto então favorável. Obrigado. Qual a Ferreira? Obrigado, senhor presidente. Cumprimentor a todos mais uma vez. Inicialmente parabenizar o vereador Lucas, porque eu tenho certeza absoluta que ele ouviu um clamor, especialmente quem está na ponta, que é os nossos servidores, que muitas das pessoas não dão importância o valor que tem
um Varredor, um cuidador da limpeza eh da nossa cidade. com relação à legalidade, se a gente for observar aqui nesse parlamento aqui, exclusivamente UNAI, o vereador não pode fazer nenhuma lei, porque tudo que faz eh quando é bom, se o prefeito não gostar, não tá ilegal o vo e veto. Essa é a tradicional visão que a população tem do parlamento hoje de Unaí. Isso é fato. Eh, o João, ele frisou muito bem aqui com relação à cidade. Nós temos uma história da questão da limpeza urbana e, infelizmente a limpeza urbana ela está deixando muita desejada
no nosso município. Isso é nítido. Pega seu carro, dá uma volta na cidade, mas não anda só aqui no bairro de Vineia não, porque o bairro de Vineia ele tá sendo muito bem cuidado, né? Mas vamos ali no Residencial Vitória. Vocês sabem onde fica o Residencial Vitória? Varreção nunca chegou lá não, gente. Bairro Santa Clara, Vreção não tá chegando lá não. Vamos, vamos fazer uma análise de que realmente nós precisamos mudar. Se é para melhorar, melhorar a qualidade de vida do funcionário, do servidor, por que não implementar? Por que não implementar? Então, Lucas, eu acredito
que eh você ouviu, né, esses esses trabalhadores e a intenção é o quê? Entregar um serviço melhor pra população. A intenção desses Trabalhadores é isso, é ter qualidade na questão do horário, menos sol, menos movimento, mais segurança no seu trabalho, para que, de fato, a nossa cidade possa ser contemplada pela limpeza urbana. Porque mais uma vez deixa desejar. É vergonhoso. Chega a ser ter vergonhoso você falar que a coleta seletiva de lixo, seletiva não, né? Coleta de lixo, porque a palavra seletiva só tá no contrato, viu, João? Essa palavra seletiva de lixo só existe no
contrato, porque infelizmente a administração ainda não implementou a questão da seletividade do nosso lixo. O que que é lixo orgânico? Que que é lixo reciclável? Entendeu? Em pleno século XX, nós estamos pegando tudo que nós produzimos de lixo e aterrando lá no nosso lixão, né? Então assim, precisa de fato fazer uma uma análise criteriosa sobre eh especialmente a questão da limpeza urbana. Se o projeto chegou até aqui, ele passou por várias comissões. A questão da legalidade, ela ela tem que ser observada, especialmente na comissão de justiça. E eu acredito muito nos nossos advogados, especialmente, né,
aqueles que estão lá nas comissões, que são eh eh detentores de conhecimento técnico. Então, eu não acredito que a parte de lá vai é em contradição com a de cá, porque realmente é melhorar a qualidade de vida. especialmente de quem exerce a função e especialmente de quem recebe, que somos nós moradores aqui da cidade De Unaí. Então, voto favorável e parabenizo o vereador Lucas e parabenizo também aos trabalhadores, mesmo com toda dificuldade, falta de organização, está tentando entregar melhor o trabalho paraa nossa gente. Obrigado, presidente. Voto favorável. Crado. Caminhamento. Cerrado caminhamento de votação. Painel eletrônico.
Está aberto para registro de votação. [limpando a garganta] [tosse] O projeto de lei número 85/5 está aprovado em primeiro turno por 14 votos favorável, um voto contrário, obtenção nenhum ausente vereador caminó Dorinha Mega Gaspí denuncia, professor Diego Nazarin Paulino e Gênio Ferreira. Submeto a discussão e votação em primeiro turno o projeto de lei número 2 padrão incê de autoria do vereador professor Diego Cidadania que dispõe sobre a alteração da nomenclatura do cargo de agente social para educador social no âmbito da administração pública. Municipal de Unaí e da outras providências. Declaro aberto a discussão da matéria.
Com a palavra mega. Senhor presidente, senhoras vereadoras, senhores vereadores, Público presente. Hoje é um dia Hoje é um dia que tô muito preocupada. que eu tô muito preocupada, porque nunca votei contra a a secretaria municipal de desenvolvimento social que ocupei durante 6 anos como gestora como gestora e eu vou falar e eu vou falar que esta casa que esta Tá chovendo no molhado. Tá chovendo no molhado. Assim fosse. Assim fosse. Já tinha resolvido. Já tinha resolvido a maioria a maioria dos problemas na prefeitura que temos na prefeitura. Isso não é isso não é iniciativa iniciativa
de vereador de vereador porque porque aqui tocando porque aqui tô tocando, tô tocando trocando, trocando nome de cargos de cargos efetivamente efetivamente só só iniciativa iniciativa do prefeito do prefeito. Se fosse assim, se fosse assim, Eudorinha, Eudorinha já tinha resolvido. Já tinha resolvido. Psicóloga, psicóloga, advogado. Advogado, assistente social, assistente social e todos os cargos e todos os outros cargos que antes era era assistente social, assistente social. E agora? E agora tem o xingamento. Tem o xingamento e objetivo e objetivo de obrigação de obrigação diferente. Diferente lá do início. Lá do início. Herança herança do exprito
do ex-prefeito Branquinho. maior erro maior erro que tem que tem hoje hoje em todos em todos os editais o editais dos concursos dos concursos públicos maior defeito. Maior defeito. E eu aqui E eu aqui tô fazendo tô fazendo j juz aando projeto ao mesmo projeto de número 85 ordinário número do e o projeto e o projeto de lei ordinária número dois De autoria do professor Diego, que é meu companheiro, que é meu companheiro da da paz da mesma região, da mesma região que a minha. Então quero dizer, eu quero dizer a Regina que volto consciente,
não estou enganando, não estou enganando. E o voto é meu. E o voto é meu. Então então Regina, isso é enganação. Isto é enganação. Não voto. Não voto. Porque iniciativa? Porque a iniciativa está está viciada. viciada. Se eu caísse, se eu caísse na conversa, na conversa das comissões, das comissões, eu não faço parte, que eu não faço parte, eu só faria erro, eu só faria erro. Então o problema Então o problema da prefeitura da prefeitura já estava resolvido. Isso é enganação, infelizmente. Vocês vão ver daqui um tempo. Então não voto favorável. Então não voto favorável.
Já falei com ela. Então esse projeto Então esse projeto pode fazer defesa pode fazer a defesa A defesa que quiser são errados e são errados. Porque quando eu assumo, porque quando eu assumo como vereadora, como vereadora, eu faço juramento, eu faço juramento de vereadora, de vereadora e não faço e não faço juramento juramento de prefeito. de prefeito. Então eu sou uma vereadora. Então eu sou uma vereadora. Eu vou votar conforme a lei. Eu vou votar conforme a lei. O juramento. O juramento que eu fiz. Que eu fiz. Estou com vocês. Estou com vocês na luta.
Na luta para mudar o nome. Para mudar o nome. Mas esta casa não é o caminho. Obrigada e eu sou contra. Obrigada. E eu sou contra. palavra para discutir a matéria. Senhor presidente, demais vereadores, agora cumprimento em especial todas as agentes sociais aí, a estruturas educadoras sociais, onde que nós somos procurados pela Sara Stefan. cumprimentar a minha conterrânea Nívia. Muito bom ver você aqui. Regina que passou aqui também, né, nos cumprimentando. Os demais, não vou falar o nome de todos, mas, né, sente-se abraçada aí por nós. Senhor presidente, o que acontece? Eh, a gente sabe
dessa questão, né, da legalidade, porém nós vereadores não podemos ficar de braços cruzados. foi procurado o ano passado, né, por algumas e levei essa demanda até a prefeitura, onde que nós passamos lá para o prefeito, para eh os advogados, né, procurador, a respeito da mudança dessa nomenclatura. Eh, primeiramente, por que essa mudança nessa nomenclatura? Porque igual, né, vocês já viram aí, não existe mais hoje dentro do ministério eh do SUAS, né, do do Ministério da do Desenvolvimento Social, agente social, elas são tratadas como educadoras sociais. E daí, né, para a prefeitura mandar esse projeto fazendo
essa mudança, teria também que eh estar fazendo a mudança no plano, né, de carreiras. Devido a isso, nós conversamos então com o prefeito, com o procurador e ficou eh a acertado da gente então entrar com esse projeto para poder atender o pedido das demais, até porque elas falaram da seguinte forma: Diego, a gente às vezes quer fazer um curso e não consegue porque nós não conseguimos encontrar lá no site agentes sociais. Então, a principal mudança é essa. Elas querem se capacitar, mas não conseguem fazer a inscrição. Então, Devido a isso, nós entramos com esse projeto.
Esse projeto está na casa, né, desde o início do ano. E nós já vem aí lutando e pelejando com esse projeto, conversando com alguns vereadores, conversando nas comissões para atender aí ao pedido, né, das agentes, no caso, futuras educadoras sociais. Eh, vou estar passando aqui, né, lendo um pouquinho rapidamente, depois eu volto, né, e finalizo. O presente projeto, ele visa adequar a nomenclatura do cargo de agente social para educador social, em consonância, no caso, com as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, MDS, e pelo Sistema Único
de Assistência Social, suas. Em um âmbito nacional, o termo educador social passou a ser amplamente eh adotado, substituindo gradualmente a antiga denominação agente social. Essa atualização reflete de forma mais precisa as atribuições pedagógicas, formativas e socioeducativas exercidas pelos profissionais que atuam diretamente com as famílias, crianças, adolescentes, jovens e grupos em situação de vulnerabilidade social. O educador social é um agente fundamental Nas políticas públicas de proteção social, promoção da cidadania e fortalecimento de vínculos comunitários. desempenhando um papel educativo, orientador e preventivo junto às comunidades. Dessa forma, a alteração do nome do cargo é uma valorização profissional
e um reconhecimento da natureza educadora e transformadora de suas funções. A não atualização da nomenclatura pode gerar defasagem administrativa, desalinhamento com a política nacional de assistência social e dificuldades em processos de capacitação, integração e reconhecimento da categoria em nível federal. Portanto, a aprovação dessa proposta representa um importante passo na valorização desses profissionais e na modernização da estrutura administrativa municipal, adequando o NAI aos parâmetros técnicos e terminológicos adotados em todo o país. Então, eh, essa mudança, ela está apenas mudando a nomenclatura de agente social para educador social. Ela não vai estar interferindo em questões financeiras, salarial,
nem horário de trabalho, nem aumentando a carga horária, nem diminuindo, apenas está mudando a nomenclatura para dar elas esse direito, a chance de fazer a capacitação, cursos ser encontrados aí, né, ser resistentes dentro aí eh das plataformas da, né, do dos ministérios para essas capacitações. Então, nós estamos bem cientes do que nós estamos fazendo, estamos propondo, que é para atender, né, a essas eh profissionais, essas servidoras que atendem aí ao nosso eh município. Então, fica aqui ao nosso pedido, aos demais vereadores que votem aí favorável. E lembrando que nós já tivemos projetos nesta magnitude e
isso também é até importante para mostrar ao executivo que nós estamos, né, de olho, estamos cobrando que se esse projeto, se essa lei no dia da manhã ela for dada como inconstitucional, que o prefeito possa estar encaminhando para esta casa um projeto, né, o mais rápido, igual já aconteceu aqui outras vezes, para estar regulamentando e organizando aí a carreira eh de desses profissionais. Então fica aqui o nosso pedido, a nossa, né, explicação eh por esses motivos que nós entramos e propomos esse projeto. Então, nós já tivemos esse eh essa conversa lá no executivo e eles
falaram: "Podem entrar com o projeto que nós iremos depois sancionar". que a prefeitura não tinha condições naquele momento de enviar para esta casa o projeto. Então, foi nessa magnitude aí, foi nesta forma que nós chegamos um diálogo, uma conversa com o executivo e aí propomos a mudança nessa nomenclatura. Muito obrigado, senhor presidente, para discutir a matéria. Muito obrigado, senhor presidente. Mais uma vez quero cumprimentar hoje especialmente, né, as nossas servidoras lá da assistência social que tem um trabalho de excelência, mesmo com todas as dificuldades. sou conhecedor de alguma parcela do trabalho de vocês, né, especialmente
lá a a questão das cuidadoras sociais que faz um trabalho bacana lá nas casas lares e que tá faltando muita coisa para que de fato eh o nosso funcionalismo público sejam de fato valorizados, né? Eu quando eu coloquei esse jaleco aqui, ele representa eh a maioria dos nossos servidores públicos, porque aqui eu cobro o plano de cargos e carreira do poder executivo. Por quê? Porque nós temos diversos problemas em todas as carreiras do nosso município. E eu tenho dito aqui nesta casa que nós vereadores vamos passar, o prefeito vai passar, o vice-prefeito vai passar, o
secretário vai passar, mas vocês servidoras vão permanecer e vocês têm que ter uma política de continuidade do trabalho, né? Um trabalho de assistência social, ele é importantíssimo. Inclusive na prorrogação do edital número um, salvo me engano, sobre que trata o tema de assistência social, eu lutei nesta casa, falei por diversas vezes a necessidade de prorrogação do edital e interessante que colocasse mais vagas na questão do Assistente social, porque por incrível que pareça, hoje, por exemplo, dentro do nosso hospital municipal, nós temos uma assistente social para cuidar daquilo tudo ali. Aí a gente vê essa politicagem
em cima do funcionário público, do servidor público. E o que vamos resolver de fato é o plano de cargos e carreira. Mas não é o servidor lá da prefeitura que vai fazer esse plano de cargos e carreira. Não tem que ser uma empresa que tenha identidade, que tenha responsabilidade, porque há tempos eu acompanhei algumas alterações do plano de cargos e carreiras do município de Unaí, não nessa gestão. E eu observei que muitos foram beneficiados e muitos foram torturados, a exemplo de um servidor que está lá na Cazeng hoje. Ele tá quase aposentando. Você acredita que
o salário inicial dele é menor de quem entrou por último? são mazelas que realmente impactam a vida do nosso funcionalismo público. E eu quero aqui, professor Diego, te parabenizar pela iniciativa. Eu acredito que com bom diálogo, com bom esforço e com dedicação e fazer valer o cargo que ocupamos, vale a pena sim, mesmo que a gente encontra dificuldades em vetos, em em problemas de iniciativa, mas nós precisamos de fato fazer a coisa andar, porque na verdade a obrigação seria do executivo. A obrigação seria do executivo, porque vocês prestam um trabalho de excelência e é um
trabalho necessário. Eu até fiz lendo a pauta ontem à noite da Câmara, eu fiz aqui um pequeno texto, professor Diego, para até para te eh eh assim a a grandeza que é o projeto. Às vezes não vamos alterar o nome, mas eu Quero, na verdade, ah, vai alterar não, o que que vai mudar? Mas muda sim, muda questão de valorização. Assim como eu, eu fui agente penitenciário. Eu lutei para virar Polícia Penal, para ter um peso. Justamente a gente ia fazer curso lá no Pronace, a gente não conseguia acessar o agente penitenciário. Eu não conseguia
ter acesso à bolsa que o governo federal me pagava. Eu disse, por que não tá na hora de mudar isso? Então, eu fiz um pequeno resumo. Eu gostaria de compartilhar para vocês. Não sei se eu vou agir, me expressar bem, mas eu acho que é importante esse momento de vocês estarem aqui, ouvir que às vezes eh a gente lá no nosso trabalho dia a dia, a gente acha que a gente não tem valor, mas tem um valor sim. vocês são eh eh às vezes a gente que não tem o poder de eh chegar esse valor
chegar até vocês. O termo de agente social muuit das vezes não consegue traduzir a verdadeira missão desempenhadas por esses profissionais que diariamente acolhem, orientam, protegem, educaam e transformam vidas. São homens e mulheres que trabalham diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo não apenas atendimento, mas esperança, cuidado. Eh, oferecendo, perdi aqui, pera aí. eh trabal eh oferecendo não apenas atendimento, mas esperança e cuidado e oportunidade de recomeço. Chamá-los de educadores sociais, professor Diego, é reconhecer a sua atuação. Vai além de uma função técnica. Eles ensinam, por exemplo, pelo diálogo, pela escuta, pela presença. São profissionais
que ajudam crianças, Adolescentes, família e toda a comunidade a encontrarem caminhos mais dignos e humano. Valorizar a nomenclatura é também valorizar a identidade, a importância e a essência desse trabalho tão necessário para a sociedade. Quem dedica sua vida ao cuidado do próximo merece respeito, reconhecimento, orgulho da pela função que exerce. Que este projeto, professor Diego, seja aprovado com sensibilidade e consciência, porque reconhecer quem transforma a vida de todos de que que é eh porque reconhecer quem transforma a vida todos os dias é também construir uma sociedade mais justa, humana e acolhedora. Então eu faço votos
que o projeto seja aprovado, que vocês de fato eh seja ten uma carreira sólida e que a carreira de vocês possam eh ter crescimento, que tenha a valorização profissional que vocês merecem, porque a assistência social, ela tem um papel fundamental em todas as áreas da saúde, da educação, especialmente na educação e saúde, né? Nós temos um papel fundamental, porque vocês estão lidando diariamente com pessoas e pessoas merecem ser tratadas com respeito. E pra gente chegar esse respeito até essas pessoas, nós temos que valorizar quem tá na ponta, quem executa o trabalho. Professor Diego, meus parabéns.
Conta com o meu voto e faço votos que o prefeito sancione esse projeto e dê a devida valorização a esses profissionais Que tanto merecem. Voto favorável, senhor presidente. Com a palavra, João Alfredo. Novamente matéria. Boa tarde novamente, presidente. Só um um né, reitero as palavras, parabéns aí por para todos os servidores também. Parabéns eh ao professor Diego. Nesse caso é um pou, né, do que a gente falou anteriormente da questão da constitucionalidade ou não. Nesse caso, fazer um projeto de plano de carreira, a gente não pode realmente impor uma despesa pro município que ele simplesmente
não vai fazer, não adiantaria, né? E seria eh eh não é uma questão de constitucionalidade somente, né? seria realmente uma uma uma questão de de atribuição, né, de de competência e mas fica como um recado, né, um lembrete, né, porque eu sei que houve muitas promessas, né, para essa plano de cargos e salários. Houve muitas promessas, nós já recebemos muitas reclamações aqui de servidores, sobretudo da saúde, da educação e e sei que houve todas essas promessas e o tempo passa, né, e não tem sinalizações, muitas vezes pequenas esperanças, mas que não se concretizam. E às
vezes a gente assiste, eh, para mim foi muito emblemático que foi aprovado o projeto que veio com melhorias, alterações no plano de cargos e salários dos fiscais do município. Eu critiquei muito a época Porque sei que havia o compromisso com outras carreiras e pegaram exatamente a carreira, a única carreira, porque é aquela que mais pesa sobre quem já trabalha, já paga imposto. E no momento que a gente vive no Brasil, um momento de crise, tanta dificuldade, você premiar para pesar a mão sobre quem trabalha, quem produz, fui muito contra. acabou gerando até uma greve, né?
Logo em sequência, nós avisamos aqui que geraria, né, porque claramente estaria beneficiando uma categoria em detrimento a outras. Benefício muito considerável. Então, eh, é uma forma, né, dessa casa contribuir de alguma maneira para ajudá-las nessas cobrar a promessa, né? Eu entendo as dificuldades do poder público de dar aumento, de dar ajuste, mas o que é combinado não sai caro, né? como no linguajar popular e sabemos que houve essas conversas, sabemos que houve essas promessas, então uma forma de nós ajudá-las aí a pressionar tão somente pelo que foi combinado, pelo que foi prometido e pelo que
é justo, né? Então essa adequação eh eu não tenho dúvida de que é importante, né? Eu dou muito valor à linguagem, ao palavras, ao termo técnico. A gente sabe a diferença grande que faz, como o Eugênio falou, da carreira dele, da de vocês. Então é um passo importante, mas o mais importante mesmo vai ser dar esse empurrão para ver se as promessas começam a ser cumpridas. Então eu parabenizo e voto, não é o encaminhamento não, mas já aproveito para encaminhar meu voto favorável. Cerrado discussão, né, João? Encerrada a discussão, declara aber caminhamento e votação. Com
a palavra Belgado para encaminhar voto. Senhor, senhor presidente, senhoras vereadoras, senhores vereadores, público presente. Eu fugi Eu fugi da aula da aula de direito. De direito. Hoje, Hoje o vereador o vereador pode pode mudar mudar aura a nomenclatura do cargo do cargo. O edital o edital foi rasgado foi rasgado. Se pelo menos simplesmente não existe e mais problema da prefeitura. O problema da prefeitura vai ser resolvido com a lei ordinária número dois, de autoria do professor Diego. Mas aqui eu aprendi muito, principalmente que é melhor escutar o que Escutar o que quer. escuta escutar aquilo
que resolve aquilo que resolve nosso problema não é tão fácil fácil se fosse fácil já tinha resolvido das enfermeiras, das psicólogas, das assistentes social e de outros. E aí? E aí? Isso é uma resolução. Isso é uma resolução do conselho. Do conselho. E vale? Não vale. Vale. Vale. Vale. Tô perguntando se vale. Lógico. Lógico que vale. Mas vale mesmo. Mas vale mesmo a caneta a a caneta do executivo. Do executivo. Quando põe o nome quando põe o nome num cargo num cargo e edital. E edital. Vocês vão volotar aqui, vão votar aqui na na lei
na lei que vai ser que vai ser derrubada derrubada. Nós vamos voltar de novo. E nós vamos votar de novo. E o prefeito não é obrigado a seguir. Então eu peço silêncio, presidente. Por favor. Aí pessoal, vamos prestar atenção na que o vereador tá falando aí, por gentileza. Ficar silêncio aí. Eu não consigo falar falar con com esse monte de conversa. Gente, por favor, vamos ficar em silêncio para vereadora pronunciar aí. Vou esperar aqui até ficar em silêncio. Pode dar continuidade aí, Paulinho. Então, eu vou votar conforme as convicções as convicções científicas. E não estou
sendo e não estou sendo política política. Nem um minuto. Nem um minuto. Mas a verdade. Mas estou falando a verdade. Vai ser assim. E vai ser assim. Porque tecnicamente porque tecnicamente não existe outro caminho. Infelizmente eu voto eu voto contra. Obrigado. Obrigada, presidente. Com a palavra, professor Diego. Caminhar. Voto. Senhor presidente, eu respeito, né, a opinião dos colegas que diverge para isso que nós estamos aqui, é para Debater e colocar mesmo as nossas ideias. Mas só vou reforçar novamente. Lembrando que nós sabemos que é um vício de iniciativa, porém se a gente ficar de braços
cruzados, elas vão ficar sendo prejudicadas até quando? Então, é melhor a gente incitar ao executivo, através de um projeto de lei, que mande para essa casa o projeto que então eh possa estar fazendo eh essa mudança que é nada mais nada menos que justo, é uma forma de valorização. Eu garanto a vocês que eu não queria estar apenas votando aqui a mudança de uma nomenclatura, porque isso aí é o mínimo. É o mínimo, né? Então, queria estar votando aqui, é um aumento salarial que vocês merecem, que vocês, né, eh, trabalham para isso. Então, eh, outra
forma de valorização, né, que a gente seria, né, promoção, gratificação. Então isso que seria interessante para que nós pudéssemos estar votando aqui, né, hoje não apenas eh uma nomenclatura, nomeclatura que, né, apenas vai dar mais dignidade eh a função, à classe de vocês. Então assim, a gente às vezes fica triste, né, de não poder atender eh a todos os pedidos, mas eh esse é um pequeno pedido que nós eh tentamos, Corremos atrás, lutamos, tivemos nessa conversa, igual eu falei no executivo, pedimos para que eles mandassem, fizemos requerimento pedindo que mandasse o projeto, mas não mandaram.
se não mandaram, nós tivemos que, né, eh, estar elaborando o projeto de lei. Inclusive nós até mostramos ao executivo o projeto que apenas mudaria aí essa nomenclatura. Então fica aqui o meu voto favorável e eu peço aí aos pares que também, né, votem favorável e ajude esses servidores, essas servidoras que merecem sim ser reconhecidas e ter essa dignidade hoje, né, valorizada. Muito obrigado, senhor presidente. Com a palavra, Aninha. Boa tarde, presidente, nobres colegas vereadores, público presente, nome de quem cumprimenta a Regina, cumprimento todos os servidores. Já tive a oportunidade de trabalhar com alguns. Gostaria de
parabenizar o senhor vereador, professor Diego, pela iniciativa, visto que se depender realmente do governo, iniciativas que valorizem os servedores, será muito difícil chegar nessa casa. Então, é uma simples valorização, é um simples troca de nome, mas os servidores vieram até aqui, então mostra que não é tão simples assim, que para vocês isso é importante. E se para vocês isso é importante, para nós que somos vereadores também tem que ser importante. Se para vocês isso vai fazer a diferença, quem sabe se vai fazer a diferença ou não é vocês que estão lá na ponta. E se
para vocês faz a diferença, então para nós também tem que fazer a diferença. Voto favorável. Peço voto favorável a todos os colegas. Mais é isso. Muito obrigada. errado o caminhamento de votação. Painel eletrônico, tá aberto para registro de votação. Paulo César Rodriguez. O projeto de lei número 2/26 está aprovado em primeiro turno por 14 votos favorável, um voto contrário, nenhum obtenção nem ausente de vereador. Eh, discutiu a matéria, Dorinha Mega Gast, professor Diego Eugênio Ferreira encaminhou o voto. Me gato, professor Diego e Aninho. Senhor presidente, pela ordem. Pois não. Agora, como é que nós vamos
fazer com com a emenda do 26, o PL26? Porque se se não se não votar hoje a a 39 39 é 39. Se não votar hoje, a cal vai ficar prejudicada. Mas foi? Pois é, eu pedi, mas mas não pediu. O não concluiu ela. Não, eu pedi Aham. É, agora eu não posso incruir ela mais, né? Passou, não tem como. Ah, mas eu a nossa também votação ainda. Eu acho que semana que vem ainda tá em tempo. Semana que vem ainda tá em tempo. Olindá, o evento é só em junho. Tá não. A não ser
se convoca uma ela é ela é turno único. Uma reunião para amanhã. Ó, mas se tem condições de esperar até segunda. Vai. Não, não tem não. Não tem não. Não posso. Posso incluir ela mais? Não. Já passou. Eu ainda li aqui. Foi falado aqui, né? Passou a inclusão. A hora do dia acabou. Eu pedi, pedi no início. Eu pedi, foi pedido. Carlinho, só você voltar aí, vamos pedir ele não vai prejudicar nada também. Projeto um. Então só se nós para confirmar mesmo vamos fazer o pedido de volta. Só para confirmar. Foi feito colocar em votação.
É só colocar em votação. O pedido foi feito da inclusão. Nós votamos a inclusão. Só um minutinho. É porque não foi votado inclusão. É o questionamento é esse O seginte, você não matéria nova Olimpor coloca em votação que ela foi registrado o pedido aí. Foi. Então como que foi registrado pedido? Não tem como então vai consultar para matéria o que que o senhorito tá falando aí para voltar. É, pode colocar porque ela ela ela foi registrado o pedido. Tá gravado. Então, OK. Então, vamos dar continuidade nosso trabalho. É porque preto, eu não sabia se tinha
registrado, certo? Se não tivesse registrado, eu eu não podia colocar pedir no registrado, mas ficou registrado lá, tudo bem. Vai, vai. É porque ela foi ficou retrado ali. voltar aí, né? Dar continuidade nosso trabalho aí. Submeto a votação em torno único a inclusão do projeto de lei número 39/26 na ordem do dia desta reunião ordinária. Prefeito, prefeito do prefeito, autoria do prefeito do município de Unaí. Declaro aberto encaminhamento de votação. Cerrado caminhamento de votação. Senhores vereadores que aprovam a inclusão do projeto de lei número 39/26 bem permanecentar que desconcordar que manifesta. A inclusão do projeto
de lei número 39/25. Está aprovado em torno único por 15 14 por 15 votos favorável. Nenhum voto contrário, nenhum extensão, nenhum ausente vereador. Já vamos colocar ela para votar logo, né? a discussão e votação em turno único. Projeto de lei número 39/2026 de autoria do prefeito do município de Unaí. Declara a discussão da matéria. Discussão. Declaro haver encaminhamento de votação. Senhores vereadores, que que aprova o projeto de lei número 39/1 permane central que desconcordar que manifestem. O projeto de lei número 85. Desculpa, gente. Projeto de lei número 39/16 está aprovado em turno único. Tono único,
por 15 votos favoráveis, nenhum voto contrário, nem obtenção, nenhum audente. Votação em torno único. Emenda número um apresentada pelo prefeito do município de UN Gerais, senor Thiago Martinho Rodrigo, o projeto de lei número 30. Declaro aber a discussão da matéria. Certo da discussão. Declara aberto encaminhamento de votação. Certo. Caminhamento de votação. Paineletrônico. Tá aberto para regim de votação. Felipe Olímpio e Lucas. A emenda número 1 do projeto de lei número 30/26 está aprovada em torno único por 15 votos favoráveis, nenhum voto contrário, nenhum obtenção, nenhum ausente vereador. So discussão e votação em primeiro turno, projeto
de lei número 30/6, emendado de autoria do prefeito do município de Tunaim Minas Gerais, senhr Thiago Martins Rodrigues, que altera a lei número 293 de 5 de setembro de 2014 que dispõe sobre a reformulação da estrutura administrativa do serviço municipal de saneamento básico, SAAI e da outras providências. Declara aberta a discussão da matéria. Cerrado a discussão. Declara aberto encaminhamento de votação. Cerrado o encaminhamento de votação. Painel eletrôn tá aberto para de votação. O projeto de lei número 30/15 está aprovado em primeiro turbo por 15 votos favorável. Nenhum voto contrário, nenhum abstenção, nenhum ausente de vereador.
Você vai transferir agora para coisa para votar. Depois que votar tudo transfira a condução de trabalho ao vice-presidente Felipe Tá na hora para projeto de autoria do vereador Carlinho Dem. Submeto a discussão em votação em primeiro turno. Projeto de lei número 26/2026 em turno único. O projeto de lei número 26/202 de autoria do vereador Carlinho Demores. Declara aberta a discussão da matéria. O projeto reconhece reconhece reconhece utilidade pública ao Conselho de Pastores e Evangélicos e Dirigentes da Igreja de Unaí Copedil. Declaro aberto a discussão no matéria. Encerrar a discussão no matéria. Declaro aberto o encaminhamento
de votação. Encerrado encaminhamento de votação. Os senhores vereadores que aprovam o projeto de lei número 26/202 sentados. Os que discordaram que se manifestem. O projeto de lei número 26/26 está aprovado em turno único por 15 votos favoráveis. Nenhum voto contrário, nenhuma abstenção, nenhuma ausência. conção retorno conção trabalhos ao presidente exercício carça. Uhum. Mensagem número 111/26 e a mensagem número 123/26 de toda a autoria do prefeito do município de Unai Minas Gerais, senor Thiago Marcos Rodrigo, foram encaminhada a esta casa informando sobre impedimento técnico e execução da emenda parlamentar número 47/26. A emenda parlamentar 47/26 contém
a indicação de recurso no valor de R$ 100.000 R$ 1.000. A emenda parlamentar Número 47/26 é de autoria do vereador Nazaren Paulino, PRD e outro vereador, sendo que por parte do vereador Nazarem Paulino foram indicado R$ 15.000. Por parte do vereador Aninha novo R$ 15.000 pelo vereador Carl P foram indicado R$ 10.000 do vereador Dorinho Mega Republicano, R$ 10.000 vereador Gênio Ferreira R$ 15.000 republicano, R$ 15.000 R. Vereador Ivanildo B PL R$ 10.000 Vereador João Alfredo Novo, R$ 15.000. Por [limpando a garganta] parte [roncando] de do vereador Paulo Araro União Brasil foram indicado também R$
15.000. [roncando] Intermédio da mensagem número 111/26. Esta casa foi informada sobre impendimento técnico a execução da emenda parlamentar número 47/6. É da fralda, viu pessoal? o parecer número 185/2026 emitido pela Comissão de Finanças e Tributação, Orçamento e Tomada de Conta foi apresentado pelo relator vereador Limun PP sendo favorável à mensagem número 101/6 observada e devida e Retificada data pela mensagem número 123/206 a mensagem número 111/26 corrigindo nome de associação que seria beneficiada pela indicada dos referidos R$ 100.000 sendo da Associação Beneficiente UNAI Rio Preto, Rio Preto de Fábrica de Fralda e não a PAI e
o Naí, conforme citad inicialmente a mensagem número 111/2006 socussão e votação em torno único o parecer número 185/6 emitido pela comissão de finanças tributação, orçamento tomada de conta dessa casa. Declara aberta a discussão da matéria. Cerrado da discussão. Declara aberto encaminhamento de votação. Cerrado o caminhamento de votação. Painel eletrônico está aberto para registro de votação. Parecer número 185/6 emitido pela Comissão de Finanças, Tributação, Orçamento e Tomada de conta dessa casa. Está aprovado em turno um por 15 voto favorável, nenhum voto contrário, nem pensção, nem ausente. Vereador [roncando] observação. Projeto de Lei número 79/5 de autoria
da vereadora Aninha Novo, dispõe sobre os princípios da Implantação do conceito cidade inteligente Smite Ces, desculpa aí, Smite City no município de Unaí e da outras providências. O projeto de lei número 22/6, de autoria do prefeito do município de Unaimina Geraci, Thiago Martins Rodrigo, promove revisão e especifica do plano plurianual PPA 202629, instituído pela lei número 3906 de 30 de dezembro de 2025. O projeto de lei número 23/6 de autoria do prefeito do município de Minas Gerais, Sr. Thiago Martinho Rodrigo, autoriza a abertura de crédito adicional especial por anulação ao orçamento vigente. Projeto de lei
número 24/2026 de autoria do prefeito do município de Unaí, Minas Gerais, Senr. Thiago Martin Rodrigo autoriza abertura de crédito suplementar al orçamento do exercício financeiro 2026 com utilização superáit financeiro apurado no exercício 2025 e da outra providência. O projeto de lei número 28/2026 de autoriza o prefeito do município de UAI Minas Gerais, Senr. Thiago Martinho Rodrigo, autoriza abertura de crédito adicional especial para anulação ao orçamento vigente. 71 só quê? Pois não. Pois não. Só redação final. Só tá lendo o que que é o projeto. Só só a redação final. Redação final do projeto de lei
número 71/25 obriga a divulgação informativa da faixa etária recomendada em eventos, espetáculos e diversões públicas ou privada no município de Unaí. Outras providências. Projeto de lei 108. Parecer só fala aqui, ó. Projeto de lei 108 projeto de lei número 108/2025. Reconhece a utilidade pela Associação dos Costistas da Fazenda da do casarão resorte. 109. Projeto de número 109/2025. Reconhece a utilidade pública da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da região São Marcos e Sobergo. Discussão e votação. Subrimento a discussão e votação em turno único a deliberar. Desculpa aí. Então deixa eu corrigir aqui porque você vai consultar
para votar em bloco, tá? Subito a votação. Sobrieto a votação em torno único. Em torno único a deliberação em bloco dos parecer de todos aqui do projeto de lei número 79/2025 do PL 71/2025 do projeto 108/2025 projeto 109/2026 aqui, né? 25 25 22 do projeto de lei número 22/16, bem como projeto de lei número 23/16 do projeto de lei número 24/2026 e do projeto de lei número 28/26. Declaro aberto encaminhamento de votação. Certo encaminhamento de votação. Para neureletrônic para reg de votação. Não tá aí tá levantando. É porque colocou mais colocou mais projeto. Senhores vereadores,
que a prova deliberação um bloco aqui que tá votando é deliberação bloco. Certo. Senhores vereadores que aprov a deliberação em bloco dos pareceres de redação final do projeto de lei número 79/2025 do pro do projeto 71 2025 2025 78 108/2025 do projeto de lei número 109/2025 22 do projeto de lei no 22 22/26 6, bem como projeto de lei número 23/26 e o projeto de número 2426 e também o projeto de lei número 28/26 permane concordar que manifesta. Pode pode falar. Deliberação em bloco. Só tá deliberando em bloco. Ainda não está votando os parecidos. É,
lembrando, é lembrando aí que primeiro é só deliberação em bloco. Certo. Certo. Questão de ordem artigo 80. Questão de ordem artigo 80. Como ele tá coordenando? Como ele tá coordenando presidente? O presidente o vereador Carlinhos. O vereador Carlinhos. O meu questionamento, o meu questionamento inicial inicial se tá se tá votando pro redação final dos projetos da semana passada. Esse eh o os que tá voltando aí a redação final dos projetos da semana passada. também. Ó, neste neste momento você só tá eh Pedindo autorização para Dorinha. Eu já tinha falado aqui a pedindo autorizações para vocês
votar em bloco. Certo. Deliberação. Permanead, né? Permane sentado que cadário que se manifesta. A deliberação em bloco do dos pareceres da redação final do projeto de lei número 79/202. Deixa ela falando de ordem. Tem dificuldade, muita não, mas pode pode falar tranquilo. Quero dizer ao senhor que o irmão tem condições de voltar favorável cancionamente. Essa casa infelizmente tá deixando e não vou não. Oação ainda não botou não. Não botou não, pessoal. Então vou fazer a consulta aí porque a Dorinha eh não concordou, senhores vereadores, né? É que votaram aí, né? em bloco aí permanente central
que concordar que manifesta Paulo então para você sentar ali porque não consta né você não sentar porque senta levanta por favor Mas se você ficar em pé aí não adianta mas não não adianta você não consta tá sentado. O Nazareno não tá na Nazareno tá de trás na Nazar. Cadê o Nazareno? Não, o Nazareno não tá na sala. Então deix a deliberação em bloco dos pareceres de redação final do projeto de lei número 79/25 do projeto de lei número 22/26, bem como projeto de lei número 23/26 do projeto de lei número 24/6 do projeto de
lei número 28/2026 do projeto de lei número 109 também do projeto de lei número 108/25 Cinco. Estão está aprovado. Está aprovado, né? Aprovado em torno um por 14 votos favorável. Um voto contrário, nem obtenção, nenhum ausência. Vereador agora aí que agora você vai submeter a votação em voo dos pareceres que antes tava só consultando agora nós tá, né? Vamos fazer a votação agora, né? que primeiro era só consultando sobre metoção e votação em torno único que em bloco os pareceres de redação final do projeto número 79/25 71/25 projeto de lei número 22. Redação final, tá
pessoal? Isso é redação final, né? Então deixa eu repetir aqui. A Nda tá anotando aqui. Deixa eu repetir, por favor. Vamos continuar aqui. Submeto a discussão e votação em torno único e em bloco os pareceres de redação final. O projeto de lei número 79/25 projeto de lei 22/2026. Bem, projeto de do Vou sequência aqui, Milda. Pode ser. Uhum. obterquência aqui, bem como o projeto de lei número 23/26 do projeto de lei eh número 24 e o parecer de redação final do projeto de lei número 28/2026 como 71 do projeto de lei também 71 2025 e
também o projeto número 108/25 e do projeto e do projeto número 109/20225. Declara aberta a discussão da matéria. Certo discussão. Declara aberto encaminhamento de votação. Camo de votação, senhores vereadores. Encerrado o caminhamento de votação, senhores vereadores, que aprova os parecer de redação final do projeto de lei número 79/2025 do projeto de lei número 22/2026, do projeto de lei número 24/2026. Parecer de redação final do projeto de lei número 28/26. Também o projeto de lei número 108/2025, parecer e também o parecer do projeto redação final número 109 e do projeto de redação e do projeto de
redação final número 71/25. Senhores vereadores que concordar permane concordar que manifesta perguntar o Paulo quem? Paulo Arara. Paulo Arara não está presente não. Não perde aí Paulo. Mas é sempre levante. Você tem que tá aqui, Paulo. Tem quear aqui porque a câmerara não pega. É porque a câmera não pega você aí, ó. О. Parecer de redação final do projeto de lei número 79/25 do projeto de lei número 22/26, bem como do projeto de lei número 23/2006, do projeto de lei número 24/2006 e o parecer da redação final do projeto de lei número 28/2006 também o
projeto de lei número 71/2025 parecer de do parecer de redação penal do projeto de lei número 109 2025 e o parecer Procedo de redação final do projeto de lei número 108/202/2025. Estão aprovados. Estão aprovado em turno por Aaria vai votar favorável. É redação final. Abça. Abstenção. 14 votos favoráveis. Nenhum voto contrário. Uma abstenção da vereadora Dorinha. Nenhuma ausência de vereador caminhou ao voto me submeto a votação em torno único e em bloco o requerimento número 120 1212/6 de autoria de vereadores dessa casa que solicito providência que especifica. Declara aberto encaminhamento de votação. Cerrado o encaminhamento
de votação. Senhor painel eletrônico está aberto para registos requerimentos número 120, 121 e 122. Qual você quer encaminhar voto, ô João? Encaminhar voto. Com a palavra João Preto para encaminhar voto. Presidente, o boa tarde mais uma vez. Requerimento 121 é um requerimento pedindo providências no sentido de determinar a criação de uma casa de acolhida destinada ao atendimento de pessoas desabrigadas em situação de rua, vulnerabilidade social ou vítima de desastres naturais neste município. Eh, nós fizemos uma visita à casa semelhante que existe em Patos de Minas. Eh, fizemos isso em janeiro. Recentemente uma grande comitiva do
município esteve lá também, alguns vereadores dessa casa. E o Naí convive com esse problema há muito tempo, né? Tivemos uma audiência pública aqui sobre as pessoas em situação de rua e além delas, né, pessoas de qualquer desastre, qualquer situação de vulnerabilidade, é que oí município não tem para onde mandar. Então, a gente conversa com pessoas da Secretaria de de Assistência Social, da do CAPS, né, da Secretaria de Saúde, que às vezes identificam, né, que a pessoa precisa de um lugar e não tem para onde mandar. Então, eh, eu tenho me preocupado muito com essa questão
e o modelo do que acontece lá em Patos é muito, eh, não é tão oneroso, né, quanto se imaginava, né? É um projeto que dá para fazer e o Naí hoje tem opção muito frágil, né, que é a casa de passagem. a pessoa pode ficar lá só 7 dias, mas é uma casa também vinculada à paróquia, né, Nossa Senhora da Conceição, dos Freis Carmelitas. Então não tem uma opção do governo, né? Não tem o município não oferece ele acolhimento. Então quando tem morador de rua, tá perturbando ali por algum motivo, a Polícia Militar às vezes
faz abordagem. Se tiver algum mandado de prisão, né, obviamente vai ser apreendido. Se for de outra cidade, vai se viabilizar aí para que ele seja mandado pra cidade dele, mas se a pessoa for de unaí, não tem o que fazer com ela. Então esse pedido que a gente que Tô formalizando, como disse, venho me preocupando muito com essa pauta. Fizemos audiência pública aqui, tem o pessoal do banho solidário, seu Valdemar Zancaro, a dona Normanda e outros. eh heróis, né? Pessoas que com muita boa vontade se dedicam lá a essas pessoas que são seres humanos, né?
E recentemente até foi lançado uma campanha, né, para não dar esmola, mas enquanto o município não oferece nenhuma opção, o mínimo que a gente pode fazer é dar uma ajuda, né? depois que tiver todas as opções e essa pessoa não quiser, aí sim eh eh podemos, né, dar uma solução mais drástica. Então fica esse pedido para que o município eh, né, possa providenciar, fazer os os estudos necessários e dar andamento a esse projeto. e o projeto 122, que é com relação à profissão, né? A atividade de doula, não sei se todos conhecem, mas é eh
antiga parteira, né? A doula é aquela que auxilia no parto as mulheres sobretudo que que buscam aí o parto normal. E aqui no município elas vêm tendo muita dificuldade porque alguns hospitais não aceitam a presença delas, hospitais particulares querem cobrar para elas acompanharem, né? Então a paciente além de pagar paraa profissional, tem que pagar pro hospital um valor para essa profissional poder Ajudá-la, acompanhá-la. E foi aprovada uma lei recente, né, eh, que regulamenta a profissão delas, a lei 15.381 381 em 8 de abril agora de 2026. Então agora elas estão devidamente regulamentadas, reguladas e o
hospital é obrigado a aceitar a presença delas para auxiliar nesse parto humanizado, né? A gente tem em UAí, é um dado muito preocupante, o número de partos normais em UNAI é muito baixo. O Brasil já faz pouco parto normal comparado com outros países e o Naí ainda faz menos ainda. é muito baixo o número de parto normal e eh todos sabem, né, na questão da saúde da mulher, o quanto que o parto normal, quando é possível é melhor pra saúde da mulher, pro seu bem-estar, sua saúde mental também, né, que não fica internada, já sai
de lá amamentando, sem maiores traumas aí de uma cirurgia. E a DLA tem um papel fundamental para viabilizar esse parto normal e da forma mais humanizada possível. Então nós pedimos aí eh votar, todos votem favorável para que seja encaminhado paraa prefeitura. Nesse caso é apenas para que a prefeitura tome ciência, né, dessa nova norma e adequí adequa adequar os procedimentos e também a fiscalização no caso de hospitais particulares que proibirem. Obrigado. Tem mais alguém? Painel que encerrado caminhamento de votação. Painel eletrônico tá aberto para registro de votação. Professor Diego. Os requerimentos número 120, 121 e
122/2006 estão aprovado em torno um por 15 votos favoráveis, nenhum voto contrário, nenhum abstenção, nem ausência de vereador. Eh, vou prender a reunião aqui por 10 minutos, Olímpio. E para dação final aí eu vou passar para Paulin para fazer a convocação. 15 minutos. Ar, aparecer final da do projeto de lei número 39. Aí ele vai fazer a convocação, vai lá e nós vota ela redação final. Então, com a palavra Olímpio Antônio e transpunião por 15 minutos. Quero convocar o membro Paulo César Rodrigues, Lucas Denuncia, Nazareno Paulino e Ivanilza Borg para nós votarmos a redação final
do projeto 39. Tá, né, Pa? Arara. vai botar Vai lá. fazer É verdade. Pois é. Eu até Pronto. Bora. Termínio da suspensão às 17:05. Recomposição de quórum. O painel eletrônico está aberto para registro presente, senhores vereadores. Instagram olhar. Eu vou sair ali, ó. Tô apertando negócio errado aqui, meu. Paulinho, Paulo Arara, Paulo César Rodrigo, professor Diego, Serginho da Rádio Felipe tá na hora e João Alfredo está a presença. Professor Diego Serginho da rádio Nazareno Paulino. Serginho da rádio. Constat 15 vereador, nenhum vereador ausente. ao código regimental. Declaro o retorno aos trabalhos às 17:08. Redação final
do projeto de lei número 39. Submeto a discussão e votação em torno único o parecer de redação final do projeto de lei número 39/2006 de autoria do prefeito do município de Unai Minas Gerais, senhor Thiago Martinho Rodrigo, que autoriza a transferência de crédito no orçamento vigente. Declara aberta a discussão da matéria discussão. Declara aberto encaminhamento de votação. Acho que não. Senhores vereadores que aprova parecer da redação final, projeto de lei número 39/2026, permanece entrar. Quis concordar que manifesta quem que tá faltando Serginho aí não consta seu voto, não. Tem que sentar lá. que a Câmara
não pega. A Câmara não pega se não ficar sentado no seu lugar não. O parecer da redação final do projeto de lei número 39/26 está aprovado em turno um por 15 votos favoráveis. Num voto contrário, nenhumensão, nenhum ausência de vereador manifestação de pesar aqui porque parece que tem foi anotado, né? Aí tem mais algum três. Você tinha anotado papelzinho aí no início. Ah, não. Põe aí, Deixa eu ver. Manifestação de pesar. Câmara Municipal de Unaip por intermédio do requerimento número 133/6 de autoria do vereador Evaldo da Saúde PSDB manifesta pesados familiares do senor Randolfo Rodolfo
Rodolfo Campos Rocha pelo seu falecimento ocorrido no dia 5 de maio de 2026. A Câmara Municipal de Unaí, por intermédio do requerimento número 134/6 de autoria da vereador Dorim Republicano, manifesta pesar aos familiares do senhor Paulo Donizete Cruz Mato que pelo seu falecimento ocorrido no dia 5 de maio de 2026. Não foi ela que nome sem quar não ficou ela. Ele é irmão, ele é irmão de Aliana, da Barfeitura não Matos. irmã irmão da diretora lá do lá do dona municipal de UN, por intermédio do requerimento verbal do vereador Paulo Arara, manifesto pesar senhor Cristiano
Rodrigues Pereira em pelo seu falecimento dia 7 de maio de 2026. No termo do artigo 246, inciso 25º regimento interno dessa casa, defiro os requerimentos e determina a inserção de Manifestação de pedar em ata. Atendendo o requerimento. Não tem não. Ninguém, ninguém pediu. É voto. Pediu. Disposto no artigo 430 do regimento interno desta casa, solicito a todos que permaneça de pé em silêncio pelo prazo de 1 minuto em memória homenagem ao solicit pedido do Evalo da saúde. Terceira parte grande expedindo duração de uma hora imporrogável nos termos do artigo terº da resolução 58928 de agosto
de 2018 horário de início 17:03 assunto urgente relevante do dia, conforme a lista de orador escrito. Cadê a lista? do dia conforme a orador, vou passar aqui pro vice-presidente para conduzir essa parte aí para mim, por favor. Com a palavra Felipe, tá na hora. Boa tarde, o presidente Carlinho, a mesa, aos vereadores. Só informar os senhores aqui que juntamente com a MVB, cursos profissionalizantes, a partir de semana que vem, de segunda a quinta-feira, dia 8 às 18, lá na prefeitura, o pessoal vai est fazendo inscrição aí eh de operadores de máquina pesadas. Eu até postei
o vídeo aí, se alguém perguntar aos senhores, eh, as matrículas são para carregadeira, trator agrícola, retroescavadeira e eu entrei em contato com a empresa Também para ver se consegue trazer o curso de empilhadeira, que que o Naí usa muito Mercado Acapu e é de graça, não tem custo nenhum. a partir de 16 anos de idade, tanto segmento feminino ou masculino, pode escolher um curso desse de graça. Então, ou seja, são três aqui, né? Se a empilhadeira vier quatro, vai poder escolher um curso sem custo nenhum. Sem mais, eu vou seguir a lista aqui. Vereadora Aninha,
vereadora Val da Saúde, vereador Limpo Antunes, vereador João Alfredo. Boa tarde, presidente. Boa tarde mais uma vez a todos os presentes. Presidente, eu quero primeiro eh comentar mais uma vez sobre o Hospital Regional. O governo do estado se envolveu mais uma vez em polêmica, né, com relação ao Hospital Regional. A mesma situação daqui tem acontecido lá em Patos de Minas. E lá em Patos, essa semana o governador reclamou do que a prefeitura estaria demorando com o projeto, né, e que haveria o dinheiro lá disponível, mas que tava parado qu de projeto. Eu não sei a
realidade lá de Patos de Minas. O que eu sei é com relação ao Hospital Regional de Unaí, que hoje tem 80 milhões disponíveis lá Pro Hospital Regional, no governo do estado. eh articulação aí do ex-vereador dessa casa, pré-candidato deputado estadual Rafael de Paulo, que eu tive a honra de participar também dessa articulação juntamente com a Aninha, o Lucas e tá esperando também um projeto concluir, né, a a o fazeamento do projeto e ser enviado aqui pela prefeitura. Então, hoje já aí tá, estamos indo aí para um mês, algo por aí de que o governo do
estado tá lá aguardando. Eh, importante dizer que a gente recebe críticas, né? Aí tem que criticar mesmo, tem que fiscalizar, porque estaria fazendo aí, né, anunciando essas coisas em ano de campanha, só para ter visibilidade eleitoral aí pro Rafael, pro Nicolas, pro Mateus Simões, independentemente, né, dos motivos aí que cada um pode interpretar como quiser, nós temos é que aproveitar mesmo, né, que estamos em ano eleitoral para fazer com que as autoridades se mov, né, olhem aqui paraa nossa região. Então, se é ou se não é por motivo eleitoral que que o governador, que o
deputado estão fazendo isso, para nós pouco importa. O que importa é trazer esse benefício aqui pra região, né? Aproveitar essa janela aí de oportunidade. Então eu quero publicamente aqui reforçar o pedido para que o município envie o quanto antes esse projeto, né? Eh, fizeram até um comentário, ah, que talvez município agora vai segurar, porque se sair antes da eleição, vai dar visibilidade aí pro pro Rafael, vai dar Visibilidade pro Nicolas, vai dar visibilidade pro Mateus. Eu não quero acreditar nisso, sinceramente. Não quero acreditar nisso. É um sonho aí, mais do que o sonho, uma necessidade,
né, do município há muitos anos ficou parado por causa de um embate. O embate já bateram ali, né? Mas é outro embate, eh, um embate aí da entre o município e o governo durante anos, né, projeto, que tamanho que deveria ser, que não deveria. Então agora acho que tá na hora de fazer esse projeto andar. Tá nesse momento de polêmicas aí também envolvendo Patos de Minas. Eh, eu peço que tenhamos muita seriedade com relação a esse projeto e aproveito também para lembrar aí, né, a situação das nossas obras, né, Eugênio, estamos com muitas obras paradas
e a época do ano, né, já estamos chegando próximo aí daqui a pouco de de ano eleitoral, às vezes tem as limitações de de emendas, tem emendas paradas aí esperando projeto de lei. vir para essa casa que também ainda não chegou. Eh, peço celeridade também no envio desses projetos de lei que a gente sabe aí de alguns para beneficiar entidades. Tem recursos meus que estão lá parados esperando, né, essa viabilidade técnica, essa esse foco, né, de ser colocado aí entre as prioridades. E quem sofre não sou eu, quem sofre são as entidades. Então, Pedimos aí
o máximo de atenção nesses assuntos que são voltados paraa população e não para nós, né? Eh, essas obras que que estão paradas são prejuízo pro município. A gente tem falado muito disso aqui. O Eugênio, né, fez aí um trabalho aí esses dias e a gente precisa acompanhar de perto onde tem onde tem recursos públicos, nós temos que estar lá, né, acompanhando de perto, sobretudo obras que são recentes aí e que às vezes por desatenção, inclusive na fiscalização. E se quem contratou a obra que a prefeitura não tiver fiscalizando, o papel é nosso, né, Eugênio? Então,
nós estamos fazendo isso aí nos contratos já. Levamos ao Ministério Público o contrato do lixo, que a gente fala muito aqui. Às vezes o pessoal questiona, ah, vocês ficam falando na qual atitude? Isso já foi protocolado lá no Ministério Público, já tem um procedimento investigativo, tá? E estamos fazendo o mesmo com o transporte escolar e precisamos fazer o mesmo com essas obras que começam a preocupar tanto quanto esses contratos. Mas é isso, muito obrigado, presidente. Com a palavra, vereador Ivan. E eh Lucas na denúncia. Eh, boa tarde. Boa tarde a todo o público presente. Hoje
eu venho aqui falar rapidamente, só para fazer uma Cobrança, eh, pro prefeito e também pro secretário de saúde. Eh, recebi algumas denúncias onde os ar condicionados da UTI do leito 7, 8 e 9 não estariam funcionando. Então, por isso eu venho trazer essa denúncia aqui, eh, fazer essa cobrança, porque já tem algum tempo que esses ar condicionados estão estragado e a gente sabe que a U tem é uma área muito sensível, sensível aqui do município. Então, a gente faz essa cobrança aí para pedir que se conserte esses ar condicionados o mais rápido o possível para
assim trazer um melhor bem-estar para quem tá nesse momento tão crítico que é na UTI e do Hospital Regional. E futuramente a gente vem trazer eh mais denúncias, a gente tá apurando, tem muita coisa errada que tá acontecendo tanto no hospital regional, eh no hospital, desculpa, no hospital municipal, tanto quanto na UTI. E a gente tem que trazer essas apurações para trazer uma melhor qualidade de vida eh pra população. Eh, já no momento oportuno, peço pro presidente para que possa passar o meu momento, eh, minha fala de líder paraa Dorinha, quando for o momento. Obrigado.
Eh, presidente, se possível, eu queria pedir já o o tempo de lida e passar pra Dorinha. Pode ser. Senhor presidente, senhor presidente, senhores vereadores, senhores vereadores, eu uso Eu uso desse espaço, desse espaço, quero render, quero render minhas homenagens, minhas homenagens primeiro, Primeiro a secretária, a secretária dessa desta câmara, professor, professor Segundo, e segundo Aninha vereadora, que é minha vizinha. Aninha, vereadora, que é minha vizinha. e pedir licença e pedir licença aos vereadores. Aos vereadores, porque eu quero porque eu quero fazer uma defesa. Fazer uma defesa muito simples, muito simples. Quero como vereadora, quero como
vereadora mulher, mulher defender a pastora. Defender a pastora Helena Raquel. Helena Raquel. Muitos aqui que muitos aqui viram viram. Sou cristã. Sou cristã. E faço essa defesa. E faço essa defesa. Por quê? Porque acharam a acharam acharam no direito no direito de pisar de pisar na pastora. Na pastora. Nós somos livres primeiro. Nós somos livres primeiro. E outra coisa, a pastora não orando. A pastora não tava orando, mas estava denunciando. Ela estava denunciando. Então quero registrar. Então quero registrar com muita tristeza nesses cinco mandatos. crítico. É um momento crítico. Onde eu sei, onde eu sei
que a maioria das crianças, onde eu sei que a maioria das crianças que são eh violentadas que são violentadas e esse mês e esse mês faz a campanha faz a campanha que nós que nós pai e mãe, pai e mãe, temos que abraçar. Temos que abraçar. Então, então a pastora Helena Raquel, Então, a pastora Helena Raquel levou o nome, levou o nome de feminista, de feminista. E eu de abortista. E eu de abortista anos atrás, uns anos atrás, não é agora. E de comendo coxo. E de comendo comendo coxo. Coxo. É. É. Tem vereador que
mandou comer no coxo. Teve vereador aqui que mandou eu comer no coxo. E graças a Deus. E graças a Deus não está aqui mais. Mas eu quero Mas eu quero fazer couro. Fazer couro a pastora Helena Raquel. A pastora Helena Raquel trouxe que trouxe na nossa convivência evangélica, na nossa convivência evangélica, uma denúncia, uma denúncia muito séria, muito séria. Aí falaram, aí falaram que o percentual que o percentual percentual está está errado. Errado. Mais olha, mais olha, batem, batem. Eu estou falando com mulher. Eu estou falando com mulher. Muitas mulheres, Muitas mulheres apanham. E muitas
mulheres E muitas mulheres sofrem violências. Sofrem violências. É psicológica. Psicológica. Porque a lei Maria da Penha. Porque a lei Maria da Penha são cinco tipos de violência. São cinco tipos de violências, inclusive patrimonial, inclusive patrimonial. Então quero que essa casa Então quero que esta casa vou fazer um ofício. Vou fazer um ofício demonstrando, demonstrando, viu Eugênio? Que isso dói, que isso dói, dói muito, viu? Dói muito, viu, João? Por quê? Nó temos sair, nós temos que sair do nosso lugar, do nosso lugar e ser humanos e ser humanos igual igual a pastora a pastora foi
foi e tem muita coragem e tem muita coragem muit muita denunciar denunciar é lógico é lógico que homens homens e mulheres e mulheres conseg conseguiram vão seguir juntos. Vão seguir juntos contra contra a violência. A violência. Nós somos nós somos esse meio. Esse meio. E eu falo E eu falo com muita propriedade com muita propriedade secretária que fui secretária Da ação da ação social se anos. 6 anos. E pude e pude ver ver que o ser humano que o ser humano vai do lixo vai do lixo varre varre o lixo para debaixo do tapete para
debaixo do tapete. E nós estamos numa época E nós estamos numa época que cristão que cristão não aceita não aceita violência violência ainda ainda que sobre pena ainda sobre pena de falar que eu sou feminista sobre pena de falar que eu sou feminista mas se mas se eu falo, eu falo se luta se lutar contra a violência. Contra a violência feminina. Feminina. Apanhar. Apanhar. E as outras e as outras quatro que está na Lei Maria da Penha. Que está na Lei Maria da Penha. E o feminicídio que está no Código Penal. Que está no Código
Penal. É da Lei Maria da Penha. E é da Lei Maria da Penha. Eu tenho vergonha, eu tenho vergonha de vir de vi aqui aqui e falar e falar que a pastora que a pastora tem razão. Tem razão. Em vez de criticar em vez de criticar a pastora, a pastora no percentual no percentual eu sei que ela está certa. Porque chamar a pastora deu? Porque chamaram a pastora de vagabunda. É muito pesado. É muito pesado. Na Bíblia, na Bíblia não está escrito. Não está escrito que mulher que mulher que é submissa, que é submissa, tem
que apanhar, tem que apanhar, tem que aguentar tudo. Tem que aguentar tudo. Eita, violência. Evitar a violência. Então, conclamo Então, conclamo esta esta casa. a lutar a lutar contra contra a violência. A violência, Carlinhos, porque ela não aceita. Porque ela não aceita. Não é aceita. Não é aceita em lugar nenhum. Em lugar nenhum. E em lugar nenhum. E em lugar nenhum. Da Bíblia. Da Bíblia vai contar. Vai contar que submissão que submissão é couro. É couro. Não é. Não é. Então, homens e mulheres, Então, homens e mulheres, vamos lutar nessa óbita, nessa óbita contra a
violência. Contra violência feminina contra a violência feminina. Não me importo. Não me importo que me chamem Que me chamem de feminista. De feminista. Não sou. Não sou. Ao pé da letra. Ao pé da letra eu não sou. Mas se lutar, mas se lutar contra as coisas que eu já falei, contra essas coisas que eu já falei, for foremista, eu sou, eu sou, faço questão de faço questão de ser por porque eu tenho vergonha, eu tenho vergonha que nós ser humanos, que nós ser humanos varremos varremos o lixo, o lixo da humanidade da humanidade para debaixo
para debaixo do tapete e questione e questione esses índices esses índices. Eu tenho eu tenho vergonha de saber o que acontece. Olha, como vereadora, eu faço a defesa da pastora Helena Raquel. Helena Raquel, porque foi muito corajosa. Porque foi muito corajosa. Um evento um evento nacional. Nacional onde onde todos todos deveram lutar deveriam lutar contra a violência contra a violência. Preferem preferem jogar pedra na pastora. Jogar pedra na pastora. Eu eu não sou mulher. Sou mulher. E como vereadora E como vereadora enxergo enxergo que uma das missões que uma das missões mais mais mais séria,
mais séria é é esta é lutar é lutar viilson vivanilson vianinha vianinha pela contra violência contra violência eu falei eu falei comil com Ivanilsa e falei com Aninha. E falei com Aninha. Tô terminando. Tô termin e onde elas estiverem que onde elas estiverem lutem. Lutem porque as mulheres Porque as mulheres precisam de vocês. precisam de vocês. Quero ser submissa. Eu quero ser submissa, submissão. Mais submissão que a Bíblia manda. Que a Bíblia manda sem violência. Sem violência. Então, irmãos, Então, irmãos, abracem essa causa. Abracem essa causa. Obrigada. Palavra e Ferreira. [limpando a garganta] Mais uma
vez, boa tarde, senhor presidente. Cumprimentor a todos. Senhor presidente, senhores vereadores, hoje eu quero falar de algo simples, mas muito importante. Gente que cuida de gente. Quem já precisou de uma ambulância, eh, sabe e tem a esperança e A ansiedade em saber, né, sobre essa ambulância, sobre a necessidade de chegada urgente dessa ambulância. Eh, não é só um veículo chegando, é a esperança chegando. E dentro daquela ambulância não está apenas um motorista, está alguém que enfrenta pressão, urgência, estrada ruim, congestionamento, quebra-molas e até veículos e de baixa manutenção, que muuit das vezes presencia a dor,
presencia o sofrimento, mas precisa manter a calma para ajudar a salvar vidas. A lei 15.250 de 2025 vem para reconhecer isso. O condutor de ambulância não é um motorista comum, é um profissional da saúde que precisa de preparo, responsabilidade e valorização. E aqui, senhoras e senhores vereadores, eu quero falar eh diretamente para os motoristas de ambulância do nosso município de Unaí. Vocês já fazem muito além do que o cargo diz. A lei 15.250/2025, ela veio só para confirmar o valor que vocês têm na prática, mas isso não pode ficar só no papel. Por isso, faço
uma cobrança diretamente ao prefeito municipal de Unaí, que precisa adequar a realidade no nosso município, garantir capacitação, rever funções, dar condições dignas de trabalho e reconhecer esses profissionais como a Lei determina. Isso não é gasto, isso é investimento em vida. Porque quando uma ambulância sai, ninguém sabe o final daquela história, mas todos nós sabemos que quem está ali precisa estar preparado. E é por isso que vou acompanhar, senhoras e senhores vereadores, de perto, cobrar e defender essa pauta. Valorizar quem salva vidas é o mínimo que a população espera de nós. Então, senhoras e senhores vereadores,
eu protocolei um requerimento, né, pedindo que o nosso prefeito possa encaminhar um projeto de lei para adequar, né, a lei 15.250, que é uma lei federal que ela foi sancionada, né, e precisa, de fato, reconhecer os nossos motoristas de ambulância como profissionais da saúde. Isso é o óbvio, né? Então isso é uma vitória paraa categoria, é uma vitória para a categoria dos motoristas, especialmente quando aqueles são designados para trabalhar na área da saúde. Então faço esse apelo na esperança de que o prefeito possa cumprir e adequar essa lei federal aqui no nosso município. Eh, sem
mais provo, senhor presidente, eu agradeço. Pala, Paulino, senhores, eh, boa tarde. minha minha palavra que é breve. Eu só quero concordar com as palavras da minha colega vereadora Dorinha Melgaço, né? Com as palavras muito forte. Existe uma violência e um ódio que só para só para Deus mesmo para entender, né? Achar que o homem é mais do que a mulher. E olha, eu tenho contato com muitas mulheres e as mulheres é muito, mas muito mais resistente que os homens fisicamente ainda, né? E olha, ontem foi o dia das mães. E quantas mães aí, ó, que
luta para cuidar dos seus filhos. Dificilmente, dificilmente você vai ver um homem cuidando de criança, 4, 5, 6 anos, dificilmente. Sempre é o homem que aband abandona os seus filhos. Você nunca vê a mulher abandonar. Tem, mas é raro. E a mulher tem que se virar. se virar nos 30 aí. E quando a mãe, a a mãe abandona, é a avó que cuida, é a mulher que cuida, né? E existe essa violência, esse medo, esse medo da mulher que não dá para entender. Perde, perde na sabedoria, o homem perde na sabedoria, perde na resistência, passa
pra ignorância. Aí onde ela pensa que pode vencer a mulher, que não consegue vencer, eh, intelectualmente, não consegue vencer. moralmente, né? E aí quer passar paraa violência. Infelizmente a gente vê aí casos que não era para acontecer em lugares que não era para acontecer. Fala nome de Deus, fala que é honesto, que é aquilo, que é aquilo outro, né? e tal, que é o bom, que é bonitinho lá lá fora, mas muita Muitos más acontecem dentro de casa nas quarto na na casa na no dentro do quarto fechado nas quatro paredes. Parabéns a Dorinha, vereadora
Dorinha por essas palavras verdadeiras, sinceras e eu tenho certeza que Deus é conosco, né? Deus é com as mulheres e continua assim. Parabéns, Dorinha. Palavra Serginho da rádio. Com a palavra Paula Arara. Com a palavra pro professor Diego. Com a palavra Paulo César Rodriguez Reclino. Com a palavra Dorinho meu gato para falar pela lista. [roncando] Oi, senhor presidente. Eu quero falar e deixar registrado nesta casa umaidade uma continuidade da minha palavra da minha palavra. como líder, como nós como líderes, vamos ouvir, vamos ouvir um caso um caso De exploração de exploração sexual de criança e
adolescente e adolescente. Não nunca não nunca pressione pressione. Nunca nunca porque eu não sei porque eu não sei a causa. A causa. Outra coisa. Outra coisa, não julguem jamais. Jamais, nunca nunca evite perguntas. Evite perguntas que gerem culpa que gerem culpa ou dúvida ou dúvida. Acolha. Acolha. Receba. Receba com carinho, com carinho, amor. Amor, ouça. Ouça, porque nós Porque nós somos líderes. Somos líderes e temos obrigação e temos a obrigação de receber as denúncias as denúncias de mulheres de mulheres idosos idosos crianças crianças adolescent adolescentes ou qualquer pessoa Ou qualquer pessoa que tenha seu direito
que tenha seu direito violados violados então receba com carinho. Então, receba com carinho. Ao identificar ao identificar ou receber relato. Relato, procure imediatamente, procure imediatamente órgãos competentes. Órgãos competentes, porque é violência. Porque violência é caso é caso de polícia de polícia. É caso, é caso de Ministério Público. de Ministério Público. Então então denunciem. Tem vários jeitos. Tem vários jeitos denunciar de denunciar. Mas cuidado. Mas cuidado porque porque batem. Batem. Batem. Batem. Partem. Padre, padre nem nem pastor e nem pastor não é polícia. Não é polícia. Eles não resolvem. Eles não resolvem questão questão ultrapassa que
ultrapassa a lei. Mas é mas é necessário porque o padre o pastor faz juízo faz juízo de valor de valores. Escuta, escuta muito, muito, infelizmente. Infelizmente e ajuda e ajuda responder responder muita coisa. Muita coisa. Pobre da sociedade, pobre da sociedade. Se não fosse Se não fosse as as igrejas. Deus. Deus. Então, então, meus irmãos. Então, meus irmãos, obrigadão, Nazareno. Obrigada, Nazareno. As vereadoras, as vereadoras que apoiam. E eu quero e eu quero convidar convidar junto com meus colegas junto com meus colegas já falou o pastor e o pastor Paulo, o nome dele é Paulo.
É. E o pastor Paulo pra marcha. Eu fui prejudicar. Pode ter convidar convidar para a marcha para a marcha de Jesus de Jesus que é que é no dia 15 no dia 15 às 16 horas às 16 horas na praça na praça da matriz e vai ter o trecho e vai ter o trecho. Um dos órgãos, um dos órgãos abençoados abençoados o poder legislativo é o poder legislativo. Então não deixem Então não deixem de ir. Que é um evento que é um evento de todos de todos onde todos onde todos podem participar podem participar. Obrigado.
Obrigada presidente. Presidente. E não violência. E não a violência. OK. Com a palavra Ivan Boy para usar a tribuna, presidente. Senhor presidente, nobres colegas vereadores, público presente e todos que nos acompanham. Hoje eu venho a esta tribuna para compartilhar a honra e alegria de ter participado do 41º Congresso da AMM, da Associação Mineira de Municípios, que foi realizado semana passada. Foi um evento de grande importância, reunindo lideranças de todo o estado, gestores públicos, vereadores e representantes municipais, todos unidos no mesmo propósito. O propósito que nós temos, trabalhar para o povo, buscar conhecimento, trocar experiência. Participar
desse congresso foi uma oportunidade valiosa para ampliar o meu aprendizado, conhecer projetos inovadores e trazer novas ideias para o nosso município. Também quero registrar aqui o meu carinho e agradecimento pela companhia de minha amiga e colega parlamentar Dorinha Megaço, que esteve ao meu lado durante esta jornada, foi parceira. Trocamos muita experiência que tornaram esse momento ainda mais especial, enriquecedor. Seguimos firmes. Difícil, né, colegas parlamentares? As a diversidade vem, mas nós, os 15 vereadores, devemos seguirmos firmes trabalhando em prol da nossa amada UNAI. Muito obrigada. para falar como líder. Nós temos aí 3 minutos, João. Tá
tranquilo. 3 minutos, né? 13. Hã, tem 13. Tá tranquilo. Boa tarde novamente, presidente. Eu eu não quis usar o tempo de líder antes, exatamente para, né, deixar o tempo aí para todos os inscritos, mas para fazer um registro aqui, eh agradecer, né, elogiar, recebemos resposta dos nossos pedidos de informação. Então, eh, a gente reclama muito, né? Quando é atendido, tem que registrar. Quero parabenizar a presidência, inclusive, porque do dia que eu soube que tinha chegado aqui na casa, eh, eh, né, com com celeridade, isso já tinha sido distribuído para nós, né, colocado aí o nosso
nome. Não, não responderam todos, né, os pedidos de informação, mas eh começou a chegar, né, a gente observa algumas coisas, né, a gente vê a dificuldade que tá tendo e e documento tá datado de 19 de de 9 de fevereiro, por exemplo, mas só foi protocolado dia 29 de abril. Então, eu quero imaginar que tá havendo uma tentativa grande lá de responder, né? E é Importante para dizer também, parabenizar a todos os vereadores que cobram, que fiscalizam o que é dever da prefeitura. Essa é a nossa obrigação. Então, a gente às vezes é criticado por
cobrar, por reclamar, mas é obrigação nossa. Aqui, ó, fomos respondidos, né? Logo após a semana que a gente anunciou aqui oralmente que ia protocolar o pedido de mandato de segurança por não receber as respostas, nós recebemos as respostas. Eh, então importante reiterar isso. Quando cobramos, quando reclamamos, nós estamos buscando o que é melhor para o município. Nós estamos contribuindo com a administração e eu tenho certeza que o NAharia muito se as nossas críticas, nossas cobranças fossem encaradas dessa forma, né? Encaradas como ajuda, né? uma forma de ajuda. Tem várias formas de ajudar, né? Na casa
da gente, eu tenho quatro filhos. Tem filho meu que me ajuda de forma carinhosa, tem filho meu que é mais bruto, reclama de forma mais bruta. Em casa é diferente, né? Eu dou um corretivo às vezes ponto de castigo, mas só para dizer que cada um é de uma forma, né? Então, às vezes quem ajuda de forma mais ríspita ou de forma talvez menos agradável, né? também é uma forma de ajuda quando a gente tá apontando os erros. Eu aproveito para Deixar registrado que nunca fiz, procura até, volte aí os meus registros, algum ataque, alguma
ofensa pessoal a ninguém da administração, pelo menos que eu me lembre, não lembro de fazer porque tomo muito cuidado. Eh, ataque direto pessoal, ninguém da administração. Agora, os nossos ataques às políticas públicas, os nossos ataques aos contratos que a gente acha suspeito, às ideias, isso aí nós temos a obrigação de fazer. Tem uma frase que eu gosto muito, que moderação na defesa da verdade é contribuir com a mentira. Ser moderado na defesa da verdade é contribuir com a mentira. Então, realmente tem algumas situações que a gente não tem como ser moderado. A gente tem que
ser rípido mesmo, a gente tem que ser duro. E muitas vezes é só assim que as coisas que as coisas andam. Então fica o convite para que ajamos dessa forma aqui, ó. Reconhecer o erro é uma coisa que não tinha como ser questionado. Pedido de informação tem que ser respondido. Os contratos que a gente questiona, tem contratos aí que são suspeitos, não tem jeito. Vamos abrir uma sindicância. Vamos abrir uma sindicância, vamos abrir um processo investigativo, vamos suspender certos contratos. Nós estamos aqui prontos a a reconhecer esse tipo de atitude aí por parte da administração.
Então, reitero, a intenção nossa é pelo bem do município e eu espero que haja essa maturidade. Vereadora Dorinha falou Aí da questão da violência e como eu disse, a gente procura eh agir, ser duro, às vezes até violento na defesa, né, dos argumentos de ideias. mas não em ataques pessoais. E ao contrário, já recebi muitos ataques pessoais, eu e outros vereadores, muitos ataques pessoais. Então, a questão da violência e eu aproveito para tratar tratar do tema, a gente vive uma sociedade violenta, né? Eh, o que às vezes eu divirjo muito é que eu não acho
que isso seja um privilégio dos homens. A gente vive uma sociedade violenta. O Brasil é o país que mata muito mulher. Mas porque mata muito homem, mata muito negro, mata muito homossexual, o Brasil mata muito, né? Nossos números de homicídios são altíssimos. Então eu eu parabenizo a manifestação aí da vereadora Dorinha, da vereadora Ivanilsa e eu sempre conclamo isso, que a gente busque enfrentar essa questão da violência de forma global, né? Eh, os homens, o o o que incomoda às vezes nesse combate à violência é que os homens são muito tem sido muito rotulados, né,
de violentos, agressores e eu tenho quatro filhos, outros homens, então tenho que me preocupar muito com o mundo que eles vão crescer. E apesar de de fato ter muitos homens violentos, de cada 10, de cada cinco suicidas, quatro são homens. Dr. Jonas, A estatística é essa, de cada cinco pessoas que se suicidam, quatro são homens. Então, eu me preocupo muito, participo de muitas eh atividades para melhorar os homens, né? Eh, o caminho para acabar com a violência contra a mulher é o homem entender o que é ser homem de fato, né? O que a gente
vê, uma linha de análise, é que os homens hoje são mais frágeis, às vezes mais fracos, e aí acabam recorrendo à força física para compensar a fraqueza espiritual, né, a fraqueza emocional. E foi muito bem lembrado o versículo bíblico bíblico sobre a mulher ser submissa ao homem. Isso é pedido paraa mulher, mas no mesma na mesma passagem, desde que o homem dê a sua vida à mulher como Cristo deu à igreja. Então a submissão da mulher é desde que o homem dê sua vida a ela, como Cristo deu a igreja. O homem que dá a
vida à mulher e a família, ele não vai jamais agredi-la, né? Não vai jamais ser violento com ela. Vai abrir mão das suas vontades, vai abrir mão dos seus caprichos. E é claro que a mulher vai querer submissa, porque não vai ser essa forma de submissão violenta, mas apenas uma submissão, né, de de trabalharem juntos por um objetivo comum. Então, eh, fica aí meu registro e também meu repúdio. Esse ataque aí à pastora é um ataque que se torna cada vez mais comum às pessoas religiosas, né, as pessoas de Fé. Eu recebo muita crítica por
por falar demais de de espiritualidade, religião. O Frei Gilson tá respondendo agora. O Ministério Público o denunciou, né, por algumas falas dele. Ele só fala mencionando o o a Bíblia e o catecismo da igreja. Então, eh, nós estamos chegamos no tempo, né, em que falar dessas coisas gera censura e gera perseguição. Então, eh, agradeço aí mais uma vez pela palavra. Quarta parte, anúncio da ordem do dia da reunião seguinte. Com a palavra Ivanilda Boy. Agora pera aí, eu vou passar a palavra pro Felipe que antes da Ivanil que eu não sei a ordem do dia
da próxima semana. E pode falar aí, ô Felipe. Só só para finalizar aqui a a questão do da cobrança do vereador Lucas, eu liguei pro Zé Juliano. Esse ar condicionado, ele deu um pif aí há quatro dias atrás e foi consertado e hoje, novamente, ele só tá soprando, não tá gelando. Então, a empresa já foi já foi eh acionada e eles têm até 8 horas de prazo para estarem lá no hospital para fazer essa manutenção novamente. E é o que eu digo aqui, Gente, é tão simples a gente fazer uma ligação em vez de fazer
tempestade em copo d'água. É muito simples, né? Então, ou seja, o o secretário disse que não houve nenhuma ligação, né? A gente tá aqui para cobrar, para fiscalizar. Ninguém tá errado em cobrar e fiscalizar, mas tem coisas que é tão simples de resolver, de passar informação já para aquele aquele eleitor, aquele cidadão que tá precisando. Então, ou seja, fica aqui a minha sugestão. Questão de ordem, presidente. Pois não. Eh, só para deixar claro que essa essa reclamação não vem de hoje. O secretário já estava ciente. Eh, tá sendo recorrente a queima do do dos ar
condicionados. Então, como já é uma reclamação que vem há mais tempo, então a gente tem que trazer para plenário. Sim. A única forma do vereador poder fiscalizar é trazendo para plenário e cobrando o secretário. Então essa denúncia eu venho eu venho recebendo há muito tempo e toda vez que queimar eu vou vir aqui no plenário eh fazer esse tipo de denúncia e cobrar, porque é uma maneira do vereador trabalhar. Então, só para deixar claro que isso acontece há muito tempo no Hospital Municipal e a gente vai continuar cobrando. Obrigado. Discussão e votação em primeiro turno
do PL5/2026 eh da vereadora Aninha, dispõe sobre o reconhecimento e prática de esportes eletrônicos. Discussão e votação em primeiro turno, PL1/2026, projeto de lei ordinária do vereador Eugênio Pereira. Discussão e votação em primeiro turno do substitutivo número 1/ 2026 ao projeto de lei número 12/2026. Discussão e votação, primeiro turno do projeto de lei 16/2026, eh, emendado emenda do vereador professor Diego. Discussão e votação primeiro turno, PL84/2025 do projeto de lei ordinária, vereador Eugênio Ferreira. Discussão e votação. Primeiro turno. Projeto de lei, vereador Nazareno Paulino. Esse aqui, discussão e votação em primeiro, em turno único das
emendas 1 e 2 ao PL8/2025. Discussão e votação em segundo turno do projeto de lei número 85/2025, discussão e votação em segundo turno do projeto de lei número 2/2026, discussão e votação em segundo turno do projeto de lei número 30/2026, votação em turno único dos requerimentos de número 123, 125, 126, 127, 128. 129, 130, 131, 132, 135 De 2026, de autoria de vereadores destas desta casa. Discussão e votação do Discussão e votação em turno único das moções número 30 31 33 345/2026 de autoria de vereadores desta casa, avisos, comunicados e convocações. Convido a todos para
a 15ª reunião ordinária da segunda sessão legislativa da 20ª legislatura, a ser realizada no dia 11 de maio de 2026. Segunda-feira às 14 horas, neste plenário, vereador Antônio Pereira dos Santos, do Palácio José Vieira Machado, sede do poder legislativo do município de Unaí. Só fazer a quarta parte chamada final aí. Sim, só para reforçar o pedido aí, né, pra população de Unaí, vereador dar essa força aí pela marcha para Jesus aí, né? Começa às 16 horas na praça da igreja ali, né? 17 17 às 17 horas da matriz, né? Praça da matriz ali, às 17
horas faz a caminhada e 19 hor no parção, clamor pela vida, né? Então é um show gospel, né? da cantora Gabriela. É Gabriela. É Isadora, né? Isadora Pompeu, né? Aninha adora. É porque tanto falou lá em Paracatu, a minha peg. Então eles adoraam Pompeu, né? Então vamos ajudar aí, né? E e lá é um, né? Um show evangélico, mas também é para todos. Então só reforçando o pedido aí. Obrigado. Aninha. Falou Tony Gabriela lá para cá porque confusão aqui, senhor presidente, pois não. Eh, retificando avisos e comunicados e convocações, eh, convido a todos para a
16ª reunião ordinária da segunda sessão legislativa da 20ª legislatura, a ser realizada no dia 18 de maio de 2026, segunda-feira, às 14 horas. Neste plenário, vereador Antônio Pereira dos Santos, do Palácio José Vieira, sede do poder legislativo do município de Unaí. Obrigada, senhor presidente. Quarta parte, chamada final. Painel eletrônico. Tá aberto para registro presente, senhores vereadores. Felipe tá na hora. João Alfredo está presente. Constatar a presença de 15 vereadores. Nenhum vereador ausente. Encerramento. Declaro encerrada a reunião às 18:05. Agradeço a assistência do público presente, telespectadores, internaut público que nos assistiram de casa. Agradeço a presença
e participação dos demais vereadores e o apoio dos servidores e funcioná dessa casa na realização dessa reunião.